Existe perfil certo para abrir uma franquia? Descubra aqui!

Por Construlino - 2 de abril de 2018

Formato ideal para profissionais sem muita experiência na área de administração, as franquias são modelos de negócios que oportunizam ao franqueado todo conhecimento e experiência do franqueador. No entanto, antes de se lançar nesse mercado, é fundamental entender o perfil certo do investidor, afinal, alguns atributos são indispensáveis para quem deseja embarcar nessa ideia.

Vale destacar, porém, que nenhuma característica pessoal é garantia de sucesso. Em primeiro lugar, é importante que o administrador tenha objetivos alinhados ao da rede para que a parceria seja bem-sucedida.

Neste post, você vai conhecer os principais tipos de franquias e entenderá melhor sobre o perfil e as qualidades que o profissional precisa ter. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de franquias?

Uma franquia é a representação perfeita de um negócio que já foi testado e consolidado no mercado. Atualmente, existem diversos modelos que podem ser adotados em diferentes circunstâncias. Ou seja, de acordo com as características e capacidades de cada investidor.

Confira, a seguir, os principais tipos e descubra como escolher o ideal.

Unitária

Nesse modelo, o franqueador autoriza a abertura de uma nova unidade da matriz e cede os direitos exclusivos para comercialização dos produtos ou serviços da marca. Contudo, a localização, configuração da loja e demais processos devem seguir os padrões estabelecidos por ele. Um bom exemplo são as lojas de grandes marcas presentes em um shopping center.

Master

Franqueados master são aqueles que investem na implantação de várias unidades de uma franquia em determinada região. Diferentemente do anterior, no master é necessário um investimento muito alto devido o número maior de lojas. Entretanto, a margem de lucro é ainda mais interessante, uma vez que um percentual do faturamento vai diretamente para o franqueado.

Desenvolvimento de área

Assim como no master, o desenvolvimento de área é uma modalidade que permite a implementação de diversas unidades. No entanto, o principal objetivo aqui é desenvolver a marca no cenário nacional e internacional.

Além disso, é de total responsabilidade do franqueado o fortalecimento da rede em determinado período. O perfil certo para esse modelo está relacionado com empreendedores com alto nível de conhecimento e poder financeiro.

Microfranquia

Por fim, esses são modelos mais comuns por conta do baixo valor de investimento inicial. Para ser considerada uma microfranquia, o valor máximo deve corresponder o triplo do PIB anual médio por habitantes do país.

Nesse caso, o valor investido tem retorno mais rápido e é ideal para quem deseja investir pouco e ter uma rentabilidade satisfatória, já que o faturamento pode chegar ao mesmo obtido em uma franquia maior.

Qual o perfil certo para abrir uma franquia?

Ser um franqueado de sucesso não depende exclusivamente das habilidades e competências do empreendedor ou da amplitude da marca escolhida. Em outras palavras, não existe uma fórmula pronta para obter bons resultados nesse tipo de segmento. Entretanto, os investidores precisam dedicar total atenção para aprender com aqueles que já experimentaram o êxito.

Nesse contexto, o perfil certo para o empreendedor de franquias deve contemplar a capacidade de organização, liderança, compromisso e, principalmente, aptidão para colocar em prática as tarefas estabelecidas pela franqueadora. Além disso, ser dinâmico e centrado nos processos que geram resultados são qualidades pessoais em comum.

É importante ressaltar também que o tipo de franquia pode incorrer em algumas restrições, por isso, pode não ser um tipo de negócio ideal para qualquer perfil. Sendo assim, se você procura por algo no qual está totalmente aberto para aplicar suas próprias ideias, saiba que há regras que devem ser seguidas, como manter o padrão das franqueadoras em diversos aspectos.

Quais as qualidades que um bom franqueado precisa ter?

Agora que você já sabe quais são os principais padrões de franquias e qual o perfil certo para investir nessa espécie de negócio, entenda melhor quais são as qualidades que precisam ser desenvolvidas para obter êxito na gestão de uma franquia de sucesso.

Conheça muito bem o setor de atuação da franquia

O passo inicial para o empreendedor que deseja abrir uma franquia é conhecer os detalhes do setor em que pretende atuar. Identificar-se com o segmento e conhecer as dificuldades e as ameaças do setor são fatores fundamentais para que você avalie se tem condições de enfrentar os desafios que surgirão durante a administração do negócio.

O objetivo deve ser encontrar uma área que atenda a seus gostos pessoais e cujo retorno financeiro seja atraente. Para isso, ao analisar um negócio, busque visualizar se você se vê atuando à frente dela nos próximos 15 anos. Caso não tenha uma resposta positiva, talvez seja preciso repensar esse tipo de investimento.

Acredite no modelo de negócios

Manter-se motivado é um desafio constante na vida dos empreendedores. Para conservar aquele brilho nos olhos sempre reluzente, é preciso acreditar naquilo que você está administrando.

Esse propósito é fundamental para a satisfação pessoal. Por exemplo, se você está preocupado com a poluição das grandes cidades, não é indicado investir em uma franquia de revenda de automóveis, certo? Portanto, acredite no modelo de negócios em que você decidir trabalhar. Isso tornará a sua rotina muito mais feliz.

Desenvolva habilidades de gestão

As rotinas de administração exigem que você tenha conhecimentos de gestão. Capacidade de liderança, administração financeira e comunicação são alguns dos atributos que não podem faltar em um empreendedor. Assim, se está interessado em investir em uma franquia, entenda que assimilar conceitos gerenciais é determinante para o sucesso do empreendimento.

Por outro lado, se você ainda não tem conhecimentos em gestão empresarial, tornar-se um franqueado pode ser uma excelente alternativa também, pois oferece vantagens. Com o modelo de gestão e as rotinas operacionais prontas do franqueador, o aprendizado se torna muito mais rápido.

Tenha muita dedicação ao abrir uma franquia

Engana-se quem pensa que abrir uma franquia significa trabalhar menos ou poder se dedicar a outras atividades com igual ou superior atenção. Quem decide administrar uma unidade precisa cumprir uma altíssima carga horária à frente do estabelecimento. Sobretudo no início das atividades, o ritmo de trabalho é forte e as responsabilidades exigem dedicação exclusiva.

Crie a capacidade de se relacionar com os outros

Durante a administração, você precisará se relacionar com diversos públicos: clientes, funcionários, fornecedores, franqueador. Para manter uma convivência harmoniosa e produtiva, o empreendedor deve investir em sua capacidade de relacionamento interpessoal.

Essa condição é importante para fechar vendas, conhecer novas oportunidades de negócios, administrar os recursos humanos e fazer o seu empreendimento crescer. Procure, portanto, investir no desenvolvimento dessa habilidade para ter sucesso.

Como podemos observar, o perfil certo do profissional que deseja abrir uma franquia deve contemplar múltiplos atributos. Além de ser um bom gestor, o empreendedor precisa conhecer o setor em que investirá e, ainda mais importante, deve se sentir realizado com aquela atividade. Dedicação e capacidade de relacionamento com outras pessoas completam as características que pavimentam o caminho para o sucesso.

O que achou das informações que trouxemos? Caso queira continuar aprofundando conhecimento sobre esse assunto, confira nosso artigo sobre como escolher o melhor ponto comercial para franquias.

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino