Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Por Construlino - 30 de novembro de 2020

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade na parte de fixação e encaixe de componentes.

tipos de prego

Seja na reforma de cozinha, pisos e revestimentos, há sempre a necessidade de utilizar esse item no trabalho. Entretanto, em razão da grande quantidade de modelos de pregos, é importante saber qual a função e utilidade de cada tipo para que a atividade possa ser realizada de maneira correta e eficiente. Caso você ainda não tenha noção sobre esse assunto, preparamos este artigo contendo as principais opções de pregos presente no mercado. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Quais são os tipos de pregos e suas funções?

Os pregos são bastante antigos na área de construção civil, e até hoje um dos principais componentes para a fixação de partes de acabamento e de estruturação. Além disso, seu uso se estende a diversas outras atividades e, por isso, o mercado conta com vários modelos para os mais diversos fins. Confira agora alguns deles!

Prego anelado

Esse primeiro modelo recebe esse nome, pois tem o corpo anelado em acabamento polido. Sua estrutura foi desenvolvida com a finalidade de atender aplicações em madeiras de menor densidade que apresentam uma composição macia, além de caixotaria em geral, móveis, pallets etc. Quanto às suas vantagens, podemos pontuar que o prego anelado dispõe de uma grande resistência ao arrancamento. Ademais, apresenta uma adaptação mais efetiva à fibra de madeira. Por esse motivo, evita-se a necessidade de utilização de mais pregos para realizar a fixação.

Prego com cabeça dupla

O prego com cabeça dupla, embora menos popular, tem grande empregabilidade no trabalho de confecção de estruturas temporárias. Como exemplo, podemos citar serviços com bandejas, fôrmas e escoramentos. Quanto às suas vantagens, esses modelos possuem o que podemos chamar de o dobro da velocidade na desforma. Eles são de fácil arranque e eliminam processos no fechamento das fôrmas.

Prego com cabeça

Quanto à estrutura do prego com cabeça, suas partes são constituídas por um corpo liso, cabeça cônica e axadrezada com a porta do tipo diamante. Por conta dessa formação, é bastante utilizado em vários serviços, como confecções de estruturas temporárias, trabalhos de marcenaria, serviços domésticos etc. Como benefício podemos ressaltar que ele encontra maior rendimento por quilo, bem como maior giro no mercado de venda.

Prego galvanizado

Esse nome se dá aos modelos que possuem revestimento galvanizado. Sua aplicação se dá para serviços específicos, como montagem de móveis especiais, fixações externas, adornos e em outras atribuições da construção civil. Esse tipo de prego representa grande valor de empregabilidade, pois garante vantagens, como grande resistência a corrosão, maior segurança na fixação, além de pontos positivos quanto a estética e durabilidade da peça.

Portanto, essas foram as principais informações sobre as características dos pregos. Percebe-se que esse item possui vasta empregabilidade e pode servir para trabalhos em marcenaria, reforma de cozinhas, pisos e revestimentos. Pode ser encontrado no mercado em lojas de construção civil, equipamentos de uso diversos e empresas de ferramentas de trabalho.

Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas atualizações. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Locação de Equipamentos Martelete grande ou pequeno: Veja como escolher!

Martelete grande ou pequeno, você sabe qual é o mais indicado para seu trabalho? Realizar tarefas que envolvem perfurações ou quebra de materiais requer o uso de equipamentos apropriados para cada trabalho. Portanto, compreender a aplicação de cada tipo de martelete disponível no mercado é essencial antes de optar pela escolha do equipamento. Apesar de […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Locação de Equipamentos Dicas para escolher o melhor martelete demolidor!

  Escolher o martelete demolidor correto é essencial para garantir o sucesso e a segurança em projetos de construção e demolição.  Um martelete demolidor mal escolhido pode resultar em desperdício de tempo, esforço e até mesmo em riscos à segurança dos trabalhadores. Portanto, entender as necessidades específicas do projeto, as características do material a ser […]

Larissa Silva