É possível transformar uma empresa em franquia? Como fazer isso?

Por Construlino - 31 de julho de 2017

Você está pensando em expandir seu negócio, mas não sabe como? Então, vai gostar de saber que é possível transformar uma empresa em franquia e ter bons resultados.

Transformar uma empresa em franquia

Em razão da grande competição existente no mercado, os empreendedores procuram maneiras de crescer e se destacar em meio a concorrência. Encontrar a opção que se enquadra melhor no seu perfil de trabalho é o que ajudará na expansão da sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Benefícios de transformar uma empresa em franquia

Para saber se transformar sua empresa em uma franquia é o ideal para o seu perfil, e se enquadra naquilo que busca, devem ser analisados alguns dos benefícios de se fazer isso.

Confira agora dois deles:

1. Expansão do negócio

Expandir um negócio não é uma tarefa fácil de se fazer sozinho. Mas, ao desenvolver sua marca com a ajuda de parceiros confiáveis, os franqueados, você não assumirá sozinho esse risco.

Dessa forma, as chances de a expansão do negócio dar certo aumentam, pois você terá investimentos divididos com várias pessoas capacitadas.

2. Maior lucratividade

Quando uma empresa é transformada em franquia, a lucratividade tende a ser maior. Afinal, é possível aumentar o número de unidades em um ritmo acelerado, sem precisar de capital próprio.

Por isso, a equipe interna pode ser reduzida (e até mesmo contar com serviços terceirizados) sem perder a eficiência, garantindo esse que o negócio se mantenha ágil e lucrativo.

Passos para transformar uma empresa em franquia

A partir do momento que você analisou os benefícios de transformar sua empresa em uma franquia, seu foco deve ser direcionado para fazer a formatação adequada do negócio para esse novo modelo de atuação.

Ao fazer essa transição, você deverá levar em conta 4 passos:

1. Pesquisa e análise

Nesse primeiro passo, será feita uma pesquisa e análise de mercado, com o objetivo de ver quais são os concorrentes, os procedimentos legais envolvidos, como deixar o seu negócio atrativo no mercado e o quanto é viável economicamente desenvolver essa estrutura.

2. Desenvolvimento organizacional

Pesquisar os fatores internos e externos de forma que possa desenvolver um plano de franquia. Alguns desses fatores a serem analisados são:

  • questões legais, como o registro da marca e a concessão dela a terceiros;
  • logística envolvida no processo;
  • contabilidade adequada para o seu negócio;
  • tributos que devem ser pagos.

3. Construção do local e treinamento para os envolvidos

Depois de se atentar aos passos anteriores, você deve prestar bastante atenção nos cuidados envolvidos com a construção do local e qual o treinamento que será necessário para os novos franqueados.

Assim, a sua rede será devidamente padronizada, o que aumentará as chances de satisfação dos clientes e de retorno positivo para os franqueados.

4. Inauguração adequada e acompanhamento de resultados

Depois que o planejamento detalhado estiver pronto, será a hora de divulgar os produtos e a marca. Por isso, deve ser feita uma estratégia de marketing inicial.

Logo após a abertura da franquia, deve-se iniciar um acompanhamento constante das estratégias de marketing e dos processos internos, para que a qualidade do serviço em cada unidade seja sempre mantida.

Como pôde ser visto, transformar uma empresa em franquia não é uma tarefa tão difícil. Sendo assim, procure estar atento às dicas que abordamos aqui. Transformar uma empresa em franquia é algo que pode aumentar a sua chance de ser bem-sucedido na expansão do negócio e, consequentemente, obter maior lucratividade.

Gostou de saber como transformar uma empresa em franquia? Então descubra como ser um franqueado!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino