É possível ser franqueado com várias franquias? Descubra aqui!

Por Construlino - 3 de dezembro de 2019

Ser dono de uma franquia já exige muita preparação e pesquisa por parte do investidor. No entanto, um movimento ainda mais surpreendente pode ser a dúvida de muita gente: existe franqueado com várias franquias? Sim, existem, e muitos.

Tanto é que, de acordo com recente pesquisa da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o número de empresários com mais de uma franquia só cresce no Brasil. São os chamados “multifranqueados”, ou seja, são os investidores que têm duas ou mais unidades franqueadas.

Neste post mostramos as melhores dicas para o franqueado com várias franquias conseguir conciliá-las superando os desafios e aproveitando as oportunidades. Continue a leitura e confira!

Faça um planejamento

Ter mais de uma unidade de uma franquia é um trabalho que se faz com muito planejamento e com uma boa gestão de riscos. Isso porque, de fato, as marcas querem e precisam se multiplicar, mas o crescimento deve contar com pessoas comprometidas e responsáveis que também querem ser grandes.

Dito isso, progredir não se limita a abrir uma — ou mais de uma — loja. Também é preciso compreender quem você atenderá e isso se faz estudando o potencial do mercado. Um bom planejamento requer uma avaliação estratégica do negócio, mas obviamente, em parceria com o franqueador.

Consulte o público

Conhecer o público-alvo para o qual você pretende vender o seu produto deve estar entre as primeiras coisas a serem pensadas antes de começar um novo empreendimento. Quando o assunto é franquia, esse é um pilar crucial para o sucesso do negócio.

Até porque, a única maneira de uma marca comercializar o melhor produto ou serviço possível para o seu público-alvo é conhecendo-o muito bem.

Da mesma forma, antes de investir em uma nova franquia é recomendado falar com seu público atual e testar a aceitação quanto à nova unidade. Para checar se vale a pena, faça uma pesquisa prévia e verifique se há mesmo uma boa aceitação.

Estude o mercado

Uma das recomendações mais importantes antes de tomar a decisão de investir é pesquisar o mercado e seus indicadores. Embora a maioria dos números seja bastante atrativa, é importante não focar apenas na lucratividade e no crescimento do setor.

Afinal, existem negócios no Brasil de diferentes segmentos e é preciso que você se identifique com algum deles antes de optar por abrir uma ou mais franquias. Por isso, o mais certo é selecionar alguns desses segmentos que você tem mais afinidade, pesquisar também seus números, e observar aspectos como:

  • previsão de crescimento;
  • faturamento;
  • franquias desses setores que você mais se identifica e que se adequem a sua possibilidade de investimento;
  • suporte e estrutura oferecidos pela marca, entre outros.

Antes do seu primeiro contato com a franqueadora decida tudo isso. Depois de já ter escolhido as franquias, procure apresentações on-line a fim de conhecer ainda mais sobre o modelo de negócio das possibilidades selecionadas.

Por fim, uma vez escolhida a marca que você optou por investir, é hora de se relacionar com a rede assinando a sua newsletter ou por meio de e-mail, por exemplo.

Conheça bem os produtos

Tenha em mente que antes de abrir um negócio, é fundamental vestir a camisa da marca que você se dispôs a comercializar. Para tanto, é preciso conhecer a fundo o seu produto ou serviço, com o objetivo de saber ao certo qual experiência seus clientes terão com as suas franquias. Ou seja, algo que vá além do que você pretende entregar a eles.

Ao optar por uma ou mais franquias, você precisa ter disposição para crescer junto da rede e isso requer muito empenho mas, principalmente, bastante afinidade com o produto ou serviço.

Caso exista um ponto da marca que você tem interesse perto de você, vá até lá no papel de cliente e viva essa experiência: conheça o ambiente, os produtos, o tipo de atendimento e sinta se você realmente gostaria de ter uma franquia como aquela.

Porém, se não houver uma maneira de conhecer uma unidade pessoalmente, a ideia é solicitar amostras dos produtos ou day use dos serviços à empresa com o intuito de testá-los antes de avançar com as negociações.

Treine os colaboradores

Uma dos desafios mais árduos do líder de franquias é lidar com pessoas, ou seja, seres humanos, imperfeitos por natureza e muitas vezes despreparados para exercer tal atividade, das mais simples até as mais complexas.

A verdade é que são os colaboradores fazem a diferença nos negócios, mas a responsável por construir um ambiente de integração entre todos é a liderança, e os clientes percebem isso no ponto de venda.

Por outro lado, os conflitos na gestão de pessoas são bastante frequentes e isso muitas vezes é refletido no atendimento. Por isso, engajar as equipes e criar uma cultura de servir aos clientes tem sido um grande desafio para os franqueados.

Esteja sempre a par dos acontecimentos

Um dos aspectos para o sucesso de uma franquia é a comunicação. Por isso, é muito importante prestar atenção no feedback da rede franqueada e ficar por dentro de todos os acontecimentos. Essa é uma forma eficiente de fortalecer as relações entre a sua unidade e a marca. Além disso, é também um meio de ter conhecimento sobre a rotina da operação e oferecer suporte quando for preciso.

A ideia é esclarecer todas as dúvidas acerca dos feedbacks obtidos. Assim, o empreendedor terá uma relação mais próxima e produtiva com a sua rede franqueada e será capaz de criar soluções para os problemas encontrados.

Por fim, um dos benefícios do franqueado com várias franquias é que ele tem a possibilidade de idealizar um plano de carreira mais expansivo para os seus colaboradores. Quando houver a necessidade de ocupar cargos de gerência em uma das franquias, por exemplo, é possível cobrir essas vagas prospectando talentos de todas as unidades. Além disso, o controle do fluxo de caixa e do estoque é mais facilitado quando o investidor tem mais de uma franquia.

Se você está pensando em ser um franqueado com várias franquias e este artigo agregou ainda mais valor ao seu conhecimento, deixe seu comentário no post. Sua opinião é muito importante para nós!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino