E agora, vale a pena alugar equipamentos para obras de construção civil?

Por Construlino - 16 de agosto de 2017

O aluguel de equipamentos para obras é uma prática que vem crescendo muito no mercado da construção civil devido à sua praticidade e menor custo. Além de não serem necessários gastos com a aquisição de maquinário, a empresa pode focar mais na entrega do produto final, aumentando seus ganhos e produtividade.

E agora, vale a pena alugar equipamentos para obras de construção civil?

Confira algumas vantagens que comprovam que essa é uma excelente estratégia para quem deseja melhorar sua obra, mesmo em tempos de recessão econômica.

Eliminando gastos com manutenção

Os serviços em obras são sempre pesados e constantes, causando um grande desgaste e necessidade de manutenção em máquinas e equipamentos. Há ainda aqueles maquinários que, caso não estejam operando com frequência, começam a apresentar defeitos em seu funcionamento com o passar do tempo.

Ao locar equipamentos, o custo de manutenção é por conta da empresa que os fornece, sendo assim você não precisa se preocupar com o desgaste devido ao uso.

Dessa forma, se houver algum problema durante a operação é só contatar a empresa responsável pelo aluguel, que arcará com os custos e a contratação da mão de obra técnica para realizar o reparo. Ao fim da obra, basta fazer a devolução, sem se preocupar com a vida útil do maquinário.

Diminuindo custos logísticos

Se os materiais são seus, você deve arcar com custos de armazenamento e transporte. Com isso, você tem um acumulo de equipamentos em algum local enquanto eles não estão operando.

Com a locação, você pode ter o que precisa por meio de um serviço de pronta-entrega — caso você faça um planejamento antecipadamente. Além disso, há empresas que alugam máquinas por todo o país, dispensando gastos com transporte na sua obra e reduzindo a sua preocupação com a logística.

Aumentando a produtividade da empresa

Os materiais de locação devem estar em perfeito estado, muito bem conservados e apresentando uma ótima produtividade, o que melhora a qualidade do seu processo produtivo e reduz paradas de trabalho.

Os equipamentos também são de tecnologia de ponta, pois as empresas do ramo renovam suas máquinas constantemente, adquirindo o que há de melhor no mercado da construção civil. Não há erro, uma vez que se um equipamento não se adapta muito bem ao que é requerido na obra, é possível realizar rapidamente a troca por um outro.

Realizando um investimento menor

Você pode gastar muito menos locando do que comprando. O capital necessário para alugar é muito menor do que o capital para aquisição, deixando o dinheiro da empresa disponível para gastos mais interessantes.

Esse procedimento facilita, também, a contabilização dos gastos para cada obra individualmente, pois não são consideradas dívidas ou parcelas de financiamento a serem pagas por conta de aquisição de máquinas. O custo de aluguel varia de acordo com cada obra.

Outro problema evitado é a depreciação dos produtos, pois com o tempo as ferramentas tornam-se obsoletas e têm seu valor reduzido, havendo a necessidade de investir na compra de máquinas novas.

Nos tempos de instabilidade econômica em que vivemos, gastar os recursos de sua empresa em aquisições pode ser uma estratégia bastante arriscada. Portanto, é possível economizar com o aluguel de equipamentos para obras, desde que seja feito um bom planejamento.

Quer saber mais sobre dicas no mundo da construção civil? Assine nossa newsletter e confira muito mais conteúdo!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino