E agora, vale a pena alugar equipamentos para obras de construção civil?

Por Construlino - 16 de agosto de 2017

O aluguel de equipamentos para obras é uma prática que vem crescendo muito no mercado da construção civil devido à sua praticidade e menor custo. Além de não serem necessários gastos com a aquisição de maquinário, a empresa pode focar mais na entrega do produto final, aumentando seus ganhos e produtividade.

E agora, vale a pena alugar equipamentos para obras de construção civil?

Confira algumas vantagens que comprovam que essa é uma excelente estratégia para quem deseja melhorar sua obra, mesmo em tempos de recessão econômica.

Eliminando gastos com manutenção

Os serviços em obras são sempre pesados e constantes, causando um grande desgaste e necessidade de manutenção em máquinas e equipamentos. Há ainda aqueles maquinários que, caso não estejam operando com frequência, começam a apresentar defeitos em seu funcionamento com o passar do tempo.

Ao locar equipamentos, o custo de manutenção é por conta da empresa que os fornece, sendo assim você não precisa se preocupar com o desgaste devido ao uso.

Dessa forma, se houver algum problema durante a operação é só contatar a empresa responsável pelo aluguel, que arcará com os custos e a contratação da mão de obra técnica para realizar o reparo. Ao fim da obra, basta fazer a devolução, sem se preocupar com a vida útil do maquinário.

Diminuindo custos logísticos

Se os materiais são seus, você deve arcar com custos de armazenamento e transporte. Com isso, você tem um acumulo de equipamentos em algum local enquanto eles não estão operando.

Com a locação, você pode ter o que precisa por meio de um serviço de pronta-entrega — caso você faça um planejamento antecipadamente. Além disso, há empresas que alugam máquinas por todo o país, dispensando gastos com transporte na sua obra e reduzindo a sua preocupação com a logística.

Aumentando a produtividade da empresa

Os materiais de locação devem estar em perfeito estado, muito bem conservados e apresentando uma ótima produtividade, o que melhora a qualidade do seu processo produtivo e reduz paradas de trabalho.

Os equipamentos também são de tecnologia de ponta, pois as empresas do ramo renovam suas máquinas constantemente, adquirindo o que há de melhor no mercado da construção civil. Não há erro, uma vez que se um equipamento não se adapta muito bem ao que é requerido na obra, é possível realizar rapidamente a troca por um outro.

Realizando um investimento menor

Você pode gastar muito menos locando do que comprando. O capital necessário para alugar é muito menor do que o capital para aquisição, deixando o dinheiro da empresa disponível para gastos mais interessantes.

Esse procedimento facilita, também, a contabilização dos gastos para cada obra individualmente, pois não são consideradas dívidas ou parcelas de financiamento a serem pagas por conta de aquisição de máquinas. O custo de aluguel varia de acordo com cada obra.

Outro problema evitado é a depreciação dos produtos, pois com o tempo as ferramentas tornam-se obsoletas e têm seu valor reduzido, havendo a necessidade de investir na compra de máquinas novas.

Nos tempos de instabilidade econômica em que vivemos, gastar os recursos de sua empresa em aquisições pode ser uma estratégia bastante arriscada. Portanto, é possível economizar com o aluguel de equipamentos para obras, desde que seja feito um bom planejamento.

Quer saber mais sobre dicas no mundo da construção civil? Assine nossa newsletter e confira muito mais conteúdo!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 motivos para alugar a lavadora de alta pressão

Limpeza e higienização de ambiente exige equipamentos eficientes, é assim que a lavadora de alta pressão ajuda você a eliminar sujeiras impregnadas, sem precisar fazer esforço físico ou até mesmo esfregar o chão. Seja para manutenção de casa ou na limpeza pós-obra, a lavadora de alta pressão é certeira na limpeza.  Remover a sujeira, resíduos […]

Chris

Artigos sobre Limpeza Dicas de limpeza para quem tem pets

Ter pets em casa traz alegrias e muita companhia para nossas vidas, mas também precisamos estar sempre atentos na limpeza dos ambientes para proporcionar o bem-estar do animal de estimação e para todos da residência. Na correria, a limpeza pode ser um desafio, mas não se preocupe! A Casa do Construtor separou algumas dicas de […]

Chris

Artigos sobre Limpeza Enceradeira industrial: onde usar?

Quem não gosta de um chão limpo e brilhante? Se você pensou que a enceradeira industrial servia apenas para encerar grandes áreas, se enganou. Este equipamento possui várias funções quando o assunto é limpeza. Seja para retirar manchas, realizar remoção de vestígios no concreto, lixar, polir e até mesmo para lavar tapetes e carpetes.  Quem […]

Chris