Construção civil: 6 atitudes que resultam na economia da sua obra!

Por Construlino - 13 de novembro de 2017

Todos os trabalhadores da construção civil, independentemente de serem pedreiros, mestres de obra, pintores ou eletricistas, buscam sempre entregar as obras de acordo com o planejado, sem atrasos e com o melhor custo-benefício possível. Nesse sentido, gerenciar e organizar corretamente um canteiro da edificação ou uma reforma é um dos caminhos fundamentais para manter a economia na obra.

Construção civil: 6 atitudes que resultam na economia da sua obra!

Sabendo o quanto é essencial reduzir os custos nesse dia a dia de trabalho, separamos, a seguir, 6 atitudes que resultam em uma obra mais econômica. Confira!

1. Faça uma análise de gastos de obras

O primeiro passo para economizar é fazer um levantamento e estudar quais foram os gastos necessários para a conclusão de outras obras. Conhecer os custos de trabalhos passados é uma ótima forma de dimensionar o novo projeto e apontar quais pontos podem ser cortados para, assim, diminuir os gastos.

Além disso, o acompanhamento do histórico de serviços prestados possibilita a criação de uma planilha para análise de custos, o que ajuda na precificação da obra, permitindo que os ganhos sejam maximizados.

2. Siga o planejamento

Seguir o planejamento de uma obra é a melhor forma de garantir que ela seja entregue no prazo e que os gastos para a sua conclusão sejam os menores possíveis. Além disso, quando uma obra atrasa, aumenta-se o seu custo, e isso tende a reduzir as possibilidades de ganhos sobre o serviço prestado.

3. Compre somente os materiais necessários

Na construção civil, é fundamental que a aquisição de materiais seja feita aos poucos, seguindo a demanda e as necessidades da obra. Dessa forma, eventuais modificações no projeto não resultarão em desperdícios e gastos desnecessários. Além disso, o armazenamento de itens e insumo em demasia pode aumentar as perdas e exigir que novas compras sejam feitas.

Uma dica é trabalhar com fornecedores que atuem nas proximidades da construção. Assim, é possível solicitar os itens somente quando necessários, reduzindo as perdas e, consequentemente, possibilitando a economia na obra.

4. Utilize materiais com consciência

O uso demasiado de materiais na construção civil pode elevar consideravelmente os custos de uma obra. Portanto, é fundamental que os trabalhadores prestem bastante atenção em relação ao emprego dos materiais. Deve-se trabalhar de modo consciente, utilizando somente as quantidades necessárias e os itens que são demandados para cada tarefa. Além de economizar na obra, isso ajuda a manter a construção sustentável, garantindo uma imagem melhor a respeito dos serviços prestados.

5. Utilize a tecnologia

O uso de planilhas de controle e de aplicativos de gerenciamento é uma das formas mais efetivas para reduzir os custos de uma obra. Por meio das novas tecnologias, é possível vistoriar o uso de materiais, gerenciar o estoque, fazer o monitoramento dos gastos e muito mais. O resultado disso é um melhor andamento do projeto e uma drástica economia.

6. Alugue equipamentos

A compra de ferramentas de trabalho é um dos maiores gastos na construção civil. Uma ótima forma de driblar esse elevado custo e economizar é optando pelo aluguel de equipamentos. Dessa forma, pode-se locar o maquinário apenas quando preciso, otimizando os gastos e também o layout da obra, o que ajuda a eliminar a existência de ferramentas fora de uso ou desnecessárias no local.

Agora que você já sabe quais são as principais formas de economizar na sua obra, entre em contato com a Casa do Construtor e veja como alugar seus equipamentos pode reduzir bastante os gastos na construção civil!

 

[sc name=”form dinamize”]

 

 

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva