Construção civil: 6 atitudes que resultam na economia da sua obra!

Por Construlino - 13 de novembro de 2017

Todos os trabalhadores da construção civil, independentemente de serem pedreiros, mestres de obra, pintores ou eletricistas, buscam sempre entregar as obras de acordo com o planejado, sem atrasos e com o melhor custo-benefício possível. Nesse sentido, gerenciar e organizar corretamente um canteiro da edificação ou uma reforma é um dos caminhos fundamentais para manter a economia na obra.

Construção civil: 6 atitudes que resultam na economia da sua obra!

Sabendo o quanto é essencial reduzir os custos nesse dia a dia de trabalho, separamos, a seguir, 6 atitudes que resultam em uma obra mais econômica. Confira!

1. Faça uma análise de gastos de obras

O primeiro passo para economizar é fazer um levantamento e estudar quais foram os gastos necessários para a conclusão de outras obras. Conhecer os custos de trabalhos passados é uma ótima forma de dimensionar o novo projeto e apontar quais pontos podem ser cortados para, assim, diminuir os gastos.

Além disso, o acompanhamento do histórico de serviços prestados possibilita a criação de uma planilha para análise de custos, o que ajuda na precificação da obra, permitindo que os ganhos sejam maximizados.

2. Siga o planejamento

Seguir o planejamento de uma obra é a melhor forma de garantir que ela seja entregue no prazo e que os gastos para a sua conclusão sejam os menores possíveis. Além disso, quando uma obra atrasa, aumenta-se o seu custo, e isso tende a reduzir as possibilidades de ganhos sobre o serviço prestado.

3. Compre somente os materiais necessários

Na construção civil, é fundamental que a aquisição de materiais seja feita aos poucos, seguindo a demanda e as necessidades da obra. Dessa forma, eventuais modificações no projeto não resultarão em desperdícios e gastos desnecessários. Além disso, o armazenamento de itens e insumo em demasia pode aumentar as perdas e exigir que novas compras sejam feitas.

Uma dica é trabalhar com fornecedores que atuem nas proximidades da construção. Assim, é possível solicitar os itens somente quando necessários, reduzindo as perdas e, consequentemente, possibilitando a economia na obra.

4. Utilize materiais com consciência

O uso demasiado de materiais na construção civil pode elevar consideravelmente os custos de uma obra. Portanto, é fundamental que os trabalhadores prestem bastante atenção em relação ao emprego dos materiais. Deve-se trabalhar de modo consciente, utilizando somente as quantidades necessárias e os itens que são demandados para cada tarefa. Além de economizar na obra, isso ajuda a manter a construção sustentável, garantindo uma imagem melhor a respeito dos serviços prestados.

5. Utilize a tecnologia

O uso de planilhas de controle e de aplicativos de gerenciamento é uma das formas mais efetivas para reduzir os custos de uma obra. Por meio das novas tecnologias, é possível vistoriar o uso de materiais, gerenciar o estoque, fazer o monitoramento dos gastos e muito mais. O resultado disso é um melhor andamento do projeto e uma drástica economia.

6. Alugue equipamentos

A compra de ferramentas de trabalho é um dos maiores gastos na construção civil. Uma ótima forma de driblar esse elevado custo e economizar é optando pelo aluguel de equipamentos. Dessa forma, pode-se locar o maquinário apenas quando preciso, otimizando os gastos e também o layout da obra, o que ajuda a eliminar a existência de ferramentas fora de uso ou desnecessárias no local.

Agora que você já sabe quais são as principais formas de economizar na sua obra, entre em contato com a Casa do Construtor e veja como alugar seus equipamentos pode reduzir bastante os gastos na construção civil!

 

[sc name=”form dinamize”]

 

 

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino