Conheça os 6 passos necessários para abrir uma franquia

Por Construlino - 15 de janeiro de 2018

Para tirar do papel os planos de abrir uma franquia é necessário não só força de vontade, mas também cuidado e conhecimento. Afinal, existem certos aspectos técnicos que, quando não cumpridos, podem acarretar muitos mal-entendidos.

passos necessários para abrir uma franquia
Ficou interessado pelo assunto e quer saber como ter êxito nessa tarefa? Então leia este passo a passo para concretizar o projeto:

1. Analisar as possibilidades

Beleza, turismo, educação, alimentação, comunicação, entretenimento… São vários os segmentos possíveis. Com um leque tão extenso, é necessário ter cuidado com a escolha da franquia. Afinal, é preciso encontrar algo que seja rentável, mas que, ao mesmo tempo, desperte seu interesse.

Lembre-se do que a sabedoria popular já indicou: “trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida”. Em outras palavras, procure uma franquia que seja compatível com o seu perfil, o que tornará o trabalho ainda mais prazeroso.

2. Pesquisar o mercado

Estudar o mercado de atuação da franquia é essencial para ter sucesso.

Não se esqueça de que cada área tem suas particularidades e que cabe ao empreendedor pesquisar bem sobre o assunto. Ele deve investigar, por exemplo, quais são as expectativas para os próximos anos, além de averiguar qual é o público-alvo.

Além disso, lembre-se de pesquisar a idoneidade das marcas com as quais você mais se identificou.

3. Preencher a ficha de cadastro

Não basta você se interessar pela marca; os responsáveis também têm que se identificar com você. É nesse momento, então, que surge a necessidade de preencher uma ficha de cadastro, que normalmente pode ser feita por meio do site da franquia.

Mas não precisa ficar temeroso: o intuito do cadastro é te conhecer melhor, certificando-se de que seu estilo está de acordo com os padrões e as exigências da marca.

4. Agendar uma reunião

Caso você tenha chegado até aqui, significa que a franquia aprovou o seu perfil e está disposta a fechar negócio. Parabéns!

Geralmente, durante a reunião, o candidato recebe a Circular de Oferta da Franquia (COF), que consta as principais informações sobre a marca — desde balanços do franqueador até valores a serem pagos —, além de uma minuta do contrato.

5. Conversar com outros franqueados

Ainda está em dúvida se o negócio é realmente vantajoso? Então, não pense 2 vezes para procurar outros franqueados e solicitar a opinião deles sobre o negócio. Ninguém melhor do que eles para oferecer dados e informações relevantes sobre a marca.

Se for o caso, visite outras unidades como um cliente comum. Assim, você terá noção do padrão da marca, o que vai facilitar a sua decisão.

6. Assinar o contrato

Depois de ter solucionando todas as suas dúvidas e de optar por dar continuidade ao negócio, chegou a hora de fechar o contrato. Avalie detalhadamente cada cláusula para evitar situações problemáticas.

Por se tratar de uma franquia, existem vários itens que são indiscutíveis, uma vez que são padronizados. Mas há outros aspectos que podem, sim, ser negociados. Um exemplo? O desconto no investimento inicial.

Vale ressaltar que algumas empresas disponibilizam no próprio contrário as próximas etapas do procedimento (contratação de equipe, inauguração da loja, implementação dos sistemas etc.), informando ainda o prazo para a realização.

Outra questão essencial é procurar um ponto comercial. Dê preferência para imóveis que têm uma localização privilegiada, isto é, com grande movimentação de pessoas ao seu redor.

Agora que você já sabe como abrir uma franquia, que tal compartilhar a notícia com os amigos? Assim, eles também saberão como colocar em prática os seus projetos. Publique este post nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino