Conheça os 4 maiores desafios dos franqueados

Por Construlino - 25 de janeiro de 2018

Não há dúvidas que as franquias configuram-se como um investimento lucrativo. Contudo, para chegar ao topo e colher os frutos do negócio, é preciso superar os obstáculos diários, tornando cada dificuldade em uma fonte de aprendizado.

maiores desafios dos franqeuados

Lembre-se de que alcançar uma posição de destaque por mérito próprio torna cada vitória ainda mais apreciada. Em outras palavras, você terá a sensação de dever cumprido, percebendo que cada empecilho foi essencial para conquistar o sucesso e que todo o esforço foi recompensado.

Mas, antes de chegar a tal ponto, é preciso driblar algumas adversidades. Quer saber quais? Continue a leitura e veja 4 grandes desafios dos franqueados.

1. Manter os padrões da franquia

Aqueles que estão entrando no setor de franchising podem ter certa dificuldade em adaptar-se as regras impostas pela marca. Normalmente, em um negócio próprio, o empresário tem plena autonomia para elaborar planos e executar projetos. O cenário é um pouco diferente no setor de franquias, uma vez que o franqueado deve seguir algumas normas e padrões.

Lembre-se, nesse quesito, de que o modelo foi testado e aprovado. Logo, o franqueador tem a fórmula certa para conquistar o sucesso. Nada mais sábio, então, do que utilizar todo o conhecimento e expertise dele para alcançar voos mais altos.

2. Gerir pessoas

O capital humano é parte vital de uma organização. Inclusive, ele está ligado diretamente ao êxito ou fracasso de uma franquia. Contudo, montar uma equipe engajada e que veste, de fato, a camisa do negócio nem sempre é uma tarefa fácil. Pelo contrário: é necessária muita paciência e dedicação.

O empresário, nesse sentido, deve apostar em estratégias capazes de motivar a equipe, tornando o time mais produtivo. Proporcionar um ambiente harmonioso e reconhecer o trabalho dos colaboradores são apenas algumas das formas de incentivá-los. Não se esqueça de que colaboradores satisfeitos geram melhores resultados para o empreendimento.

3. Controlar o fluxo de caixa

Sem o devido controle do fluxo de caixa, uma franquia pode ir à falência. Afinal, como honrar os compromissos com fornecedores e colaboradores se as contas vivem no vermelho? Perceba, nesse contexto, a importância de ter pleno domínio sobre a área financeira.

Faça, então, uma planilha e anote, com riqueza de detalhes, toda a movimentação financeira, desde recursos utilizados internamente até mesmo valores que a empresa tem a receber. Em outras palavras, controle as despesas e receitas, garantindo que os cálculos fechem no final do mês.

4. Dedicar-se exclusivamente ao negócio

Já dizia o ditado que é o olho do dono que engorda o gado. Essa é uma máxima no mundo corporativo. Isso significa que você deve estar presente no negócio. Nada de dar apenas uma “passadinha” no estabelecimento.

O indicado é que você permaneça na franquia durante todo o expediente, principalmente nos primeiros anos — até porque se surgir algum empecilho ou dúvida, os colaboradores terão a quem recorrer. Após a estabilização da franquia, sem sombra de dúvidas, você terá mais flexibilidade nos horários. Mas até lá, dedique-se inteiramente ao negócio.

Investir nesse modelo de negócio tem vantagens imensuráveis assim como alguns obstáculos. Mas não deixe que isso se torne um motivo para desistir. Utilize cada percalço como uma energia extra para atingir lugares que até então você acreditava ser inalcançáveis.

Agora é sua vez. Conte quais desses desafios dos franqueados você já superou. Qual estratégia utilizou? Compartilhe conosco a sua experiência.

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino