Conheça o passo a passo para abrir um CNPJ

Por Construlino - 17 de julho de 2017

Todo empreendedor tem a obrigação de saber que possuir um negócio exige certas responsabilidades. Algumas normas precisam ser respeitadas e percebidas como uma postura primordial que garantirá o bom funcionamento do seu patrimônio. Por isso, é essencial estar atento a todas as recomendações vigentes.

Conheça o passo a passo para abrir um CNPJ

Neste artigo separamos dicas importantes para abrir um CNPJ: vamos esclarecer as dúvidas sobre quais os principais procedimentos que envolvem o processo de inscrição, desde as documentações até as dicas relacionadas às franquias.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Afinal, o que é um CNPJ?

Essa é uma sigla usada para abreviar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. É a partir da inscrição nesse órgão que as empresas poderão formalizar suas atividades, além de terem autorização para emitir notas fiscais, contratar outros serviços e realizar as suas compras como empresa.

A função do CNPJ é permitir que a Receita Federal fiscalize as obrigações tributárias e identifique as informações de cada empreendimento. Portanto, o registro é obrigatório até para quem tem um negócio online e a falta do cadastramento pode gerar problemas jurídicos.

Como fazer para abrir um CNPJ?

Hoje em dia não é nada difícil realizar o cadastro — aliás, ele poder ser feito pela internet e o interessado também tem a opção de fazer tudo sozinho, com o auxílio de um especialista ou de uma empresa habilitada.

No site da Receita Federal é possível baixar um aplicativo que permite ao usuário acompanhar, por meio dos serviços disponíveis, a evolução, a situação e as solicitações cadastrais, entre outros dados. Por essas facilidades, para iniciar o seu processo é preciso apenas elaborar um bom planejamento e bastante organização.

A partir desses dois fatores primordiais analise o caráter do seu negócio, faça uma previsão de faturamento e identifique qual será o tipo de empresa que pretende cadastrar. Saiba que, no Brasil, as modalidades selecionadas pelo órgão fiscalizador admitem as seguintes possibilidades:

  • Empresário Individual;
  • Sociedade Individual;
  • Microempreendedor Individual;
  • Sociedade Ltda;
  • Sociedade Anônima;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Sabendo disso, após baixar o app do CNPJ, se inscrever na sua modalidade empresarial e preencher todas as informações solicitadas, é hora de imprimir os documentos e cumprir a etapa burocrática.

Ela envolve o reconhecimento de firma dos documentos e a entrega em mãos ou o envio via Correios para a unidade da Receita Federal que cadastrará seu pedido — a unidade é definida no final do processo eletrônico.

Depois de cumpridas todas as exigências basta aguardar o prazo de conclusão, um período que dura em média de 5 a 30 dias e pode ser acompanhando pelo próprio site da Receita.

E para franquias? CNPJ também é obrigatório?

Como já foi dito, a emissão do CNPJ é uma maneira de formalizar qualquer estabelecimento. Embora as franquias sejam extensões de um grande empreendimento, são consideradas novas empresas. Assim sendo, precisarão que seus proprietários solicitem um novo pedido de inscrição.

Por essa razão, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica de uma marca é diferente dos seus franqueadores e quem quiser obter uma solicitação nessa modalidade deverá atender às especificações da categoria e alinhar seus interesses ao cadastramento obrigatório.

E agora, já está mais familiarizado com o assunto? Percebeu que abrir um CNPJ é algo simples e muito importante para o desenvolvimento do seu maior investimento? Esperamos ter ajudado e respondido a algumas questões sobre o tema.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e divida esse conhecimento com seus amigos!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino