Conheça boas práticas para reduzir acidentes com máquinas e equipamentos

Por Construlino - 2 de outubro de 2017

Infelizmente a construção civil é um dos setores com maiores índices de acidentes de trabalho. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, as pessoas que trabalham em obras possuem três vezes mais chances de se acidentarem quando comparadas com outros trabalhadores de outras profissões.

conheca-boas-praticas-para-reduzir-acidentes-com-maquinas-e-equipamentos

A falta de cuidados especiais, o não conhecimento das normas e o desleixo e a falta de treinamento ao utilizar máquinas e equipamentos são alguns dos diversos fatores que podem levar as pessoas a se acidentarem em obras. Se você está em busca de formas de reduzir ou até mesmo de eliminar os acidentes nas suas obras, este post é pra você!

Confira a seguir e conheça as melhores práticas para reduzir acidentes no canteiro de obras!

Conheça as Normas Regulamentadoras

Antes de qualquer coisa, todo engenheiro ou responsável por um canteiro de obras que deseja reduzir os acidentes precisa conhecer as Normas Regulamentadoras. As NRs, como são conhecidas no Brasil, são um conjunto de normas obrigatórias para garantir a segurança no ambiente de trabalho.

As Normas Regulamentadoras são divididas levando em consideração sua finalidade. Portanto, todos os gestores ou engenheiros que desejam reduzir acidentes no canteiro de obras com máquinas e equipamentos devem conhecer e estudar a NR 12, que diz respeito à Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

É muito importante que os procedimentos no canteiro de obras sejam realizados conforme as normas, garantindo a segurança e o correto andamento da obra.

Defina um local para armazenamento o de máquinas e equipamentos

Muitos acidentes que ocorrem em canteiros de obras são causados devido à falta de organização do local. Por isso, para evitar que ocorra qualquer tipo de incidente é fundamental que os responsáveis pelo canteiro delimitem um local para armazenamento de cada uma das máquinas.

Os equipamentos menores e as ferramentas mais robustas devem ser guardados na ferramentaria da obra. Já o maquinário pesado, como tratores, retroescavadeiras e outras máquinas devem ser deixadas em um local segregado para eles.

Garanta que todos utilizem os EPIs

Todos os responsáveis por canteiros de obras são obrigados por lei a fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os trabalhadores.

Para reduzir e até mesmo eliminar os acidentes, é preciso que todos utilizem devidamente os EPIs. Portando, todos os gestores devem educar os funcionários e conscientizá-los em relação ao uso.

Treine os colaboradores em relação ao uso de máquinas equipamentos

Uma das formas mais eficazes de reduzir acidentes no canteiro de obras é treinando todos os funcionários. Além de diminuir o número de acidentes, a capacitação dos colaboradores ajuda a aumentar consideravelmente a produtividade do canteiro de obras.

Treinar os funcionários em relação ao uso de máquinas e equipamentos é fundamental para garantir a segurança no canteiro, visto que a utilização indevida do maquinário pode machucar não apenas operador, mas também outros colaboradores.

Agora que você já conhece as melhores práticas para reduzir os acidentes com máquinas e equipamentos, não deixe de conferir as 6 dicas para promover mais segurança no canteiro de obras!

Você também pode gostar

Recomendados para você

como-usar-furadeira-seguranca
Artigos sobre Locação de Equipamentos Como usar furadeira com segurança?

Saber como usar a furadeira com segurança é essencial para qualquer projeto! Embora essa ferramenta seja importante para várias tarefas, é fundamental compreender os princípios básicos de segurança para evitar acidentes e assegurar uma operação eficiente.  A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre ações que visam proteger os usuários contra lesões e danos. Desde […]

Larissa Silva

equipamentos para trabalho em altura
Artigos sobre Segurança do Trabalho Saiba quais os equipamentos obrigatórios para trabalho em altura!

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) precisa ser utilizado pelos trabalhadores em todos os casos que possam proporcionar qualquer tipo de risco psicológico ou físico. Os equipamentos para trabalho em altura, por exemplo, são ainda mais relevantes em fábricas, processos de construção, indústrias, entre outros. Além disso, lembre-se de que mesmo em ambientes de trabalho que sejam […]

Construlino

Utilizar Roçadeira de forma correta
Artigos sobre Jardinagem Como utilizar a roçadeira de forma correta?

As roçadeiras são ferramentas agrícolas utilizadas para podar a grama ou pequenas ervas que crescem no meio das plantações. Além disso, são usadas na agricultura para realizar o limpamento de hortas e outras pequenas culturas, posto que, nessas áreas, a limpeza é fundamental para o desenvolvimento do plantio.     É importante ressaltar que as roçadeiras podem ser usadas […]

Construlino