Conheça as melhores práticas de auditoria interna na construção civil

Por Construlino - 26 de julho de 2017

A realização de uma auditoria interna é o procedimento ideal para otimizar os processos de uma empresa. Com ela, é possível verificar se as ações planejadas para o cotidiano da empresa estão sendo executadas da maneira como devem — o que viabiliza encontrar possíveis falhas no sistema de execução de tarefas da organização.

A melhoria constante, busca pela inovação e garantia de qualidade nos serviços prestados são características que diferenciam as empresas de sucesso no mundo corporativo. No setor de construção civil, um dos maiores do país, essas características são ainda mais necessárias para se destacar no mercado.

Trazemos para você as melhores práticas para a realização de uma boa auditoria interna. Confira!

Realize a auditoria da maneira adequada

Na auditoria interna, é escolhido um funcionário da própria empresa para avaliar os procedimentos, buscando erros que podem ser corrigidos, verificando o que está em conformidade e detectando práticas ineficazes que afetam a produtividade.

Alguns exemplos aplicados à construção civil são:

  • verificar se estão sendo evitados desperdícios dos insumos de produção nas obras;
  • assegurar que as normas estão sendo cumpridas nos projetos;
  • conferir se os materiais e serviços oferecidos estão de acordo com as especificações de resistência e durabilidade.

Por meio da auditoria interna, o gestor responsável levanta dados para tomar ações que corrijam os problemas da empresa, implantando as mudanças necessárias. Além disso, a auditoria é uma ótima ferramenta para avaliar a eficiência produtiva, a adequação dos controles financeiros e qualidade obtida na execução das obras.

Faça um bom planejamento

O planejamento deve ser feito de modo a garantir que todos os procedimentos da empresa sejam conferidos. Isso geralmente é feito utilizando-se um checklist, no qual estarão presentes todos os itens a serem conferidos em cada um dos processos. É nessa etapa que os critérios de avaliação precisam ser definidos.

Tudo deve ser planejado com um bom tempo de antecedência, para que o auditor não deixe escapar nenhum detalhe e que nenhuma surpresa desagradável venha a atrapalhar seu trabalho no dia da ação.

Marque a auditoria em um dia no qual os colaboradores não necessitem realizar tarefas de rotina, assegurando que mantenham o foco no que deve ser feito e realizem o que é proposto com a maior perfeição possível. Se algo passar despercebido, pode ser que prejudique a empresa futuramente.

Defina objetivos para a auditoria interna

Os objetivos da auditoria vão definir os critérios de avaliação, a forma como será feita a coleta de dados e quais serão os benefícios buscados.

O proprietário pode desejar aprofundar seu conhecimento sobre como os processos e controles estão sendo realizados em relação ao planejado, por exemplo. Ou entender quais erros — ou fraudes — presentes no dia a dia empresarial podem estar prejudicando a qualidade do produto ou serviço ofertado ou, até mesmo, a credibilidade em relação aos registros e movimentações contábeis.

Com ajuda da auditoria interna, é possível eliminar riscos estratégicos para sua empresa de construção civil, garantindo uma gestão de maior confiabilidade e processos de melhor qualidade. Os lucros só tendem a aumentar quando dedicamos um tempo para aprimorar o trabalho dos funcionários e, consequentemente, a satisfação do cliente!

Agora que você viu como a auditoria interna ajuda na produtividade da sua empresa, descubra como a tecnologia pode melhorar a segurança no canteiro de obras. Boa leitura!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino