This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Conheça 5 tipos de forro e suas vantagens!
Existem vários tipos de forro e, dependendo do seu material, suas características vão desde o isolamento térmico e acústico a não propagação do fogo, nas situações de incêndio, e a baixa emissão de gases tóxicos. O forro possibilita que a instalação (elétrica, hidrossanitária e outras) não fique embutida na laje, isso é um facilitador para as manutenções de rotina.
A solução deve levar em conta o aspecto estético dentro da perspectiva do proprietário, considerando outras funções, como não refletir ou deixar reproduzir som acima do índice mínimo para aquele ambiente, permitir a instalação de luminárias, sonofletores, sensores, alarmes etc., além de não trazer riscos acima do permitido no caso de incêndio.
Quer saber mais sobre a utilização de forros? Então continue conosco! Preparamos este post com 5 tipos de forro, suas características e vantagens. Acompanhe!
1. Forro de gesso acartonado
O gesso é, sem dúvida, o material mais utilizado para forro. Os painéis de gesso acartonado, conhecidos como DryWall, são fixados em estrutura de perfis metálicos e possibilita a criação de variadas formas e desenhos no teto, como as tradicionais sancas. Além disso, o material é um ótimo aliado dos projetos de luminotécnica. Confira algumas vantagens da utilização do gesso acartonado como forro.
- o material é fácil de encontrar nas lojas especializadas;
- instalação rápida e sem sujeira;
- “esconde” as instalações e elementos estruturais;
- bom custo-benefício;
- proporciona acabamento elegante e isolamento térmico e acústico.
2. Forro de madeira
Os forros de madeira são ideias para quem busca sofisticação e elegância. A instalação é bastante simples, o serviço consiste em pregar ou aparafusar os lambris. Além disso, o conforto acústico e térmico é um diferencial desse material.
Acompanha a decoração de todos os ambientes, é instalado em lâminas de lambris e, dependendo da madeira utilizada, apresenta uma variedade de tons. Assim, ele oferece algumas vantagens.
- aceita qualquer tipo de acabamento, tinta, verniz etc.;
- oferece isolamento térmico e acústico;
- promove instalação rápida;
- permite o uso em ambientes internos e externos;
- é atemporal, clássico por natureza;
- usa material sustentável;
- é durável.
3. Forro de lã de vidro
A lã de vidro tem sido muito utilizada para forros, devido às suas diversas vantagens e benefícios. Seu uso é adequado em áreas onde a variação de temperatura é extrema. Contudo, sua aplicação vai desde o comércio até a indústria, por conta das suas características isolantes. Veja as vantagens de sua utilização.
- removível;
- alto poder de isolação térmica;
- não sofre dilatações ou contrações;
- fácil de trabalhar e instalar;
- durável;
- alta resistência mecânica;
- coeficiente de absorção acústica superior.
4. Forro de PVC
É a melhor opção em se tratando de economia, é barato e de fácil instalação. Dispensa acabamentos, como pintura ou verniz. Não perde suas propriedades, pode ser reciclado, além de ser prático e versátil. O forro normalmente é branco, mas há opções que imitam madeira, e sua aparência é de ripas compridas. Existem algumas vantagens de instalar um forro de PVC.
- durável e versátil;
- rápido e prático de instalar;
- resiste a umidade;
- fácil de limpar.
5. Forro modular
Muito utilizado em ambientes corporativos, constitui-se de uma estrutura metálica com várias placas soltas e suspensas por arames presos na laje de teto. A modulação facilita o acesso à parte interna. Simplifica as manutenções de rotina das estruturas que estão sobre o forro. O tipo de fechamento é que determina o isolamento térmico e acústico. Ele também oferece vantagens.
- fácil de instalar e durável;
- resistência mecânica;
- facilidade na remoção das placas;
- mão de obra simples;
- várias opções de acabamento.
O mercado apresenta uma diversidade de materiais. No entanto, alguns fatores devem ser observados antes da escolha do tipo de forro. É importante considerar seu gosto pessoal, bem como avaliar se no preço final está incluído o material e a mão de obra. Além disso, considere também o custo benefício da sua escolha.
Você curtiu o texto sobre os tipos de forro e suas vantagens? Então, continue em nosso blog e leia as dicas para a construção em período de chuvas: 5 cuidados essenciais!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]
O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]
Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]