Compactador de solo ou placa vibratória: entenda a diferença!

Por Construlino - 30 de abril de 2018

Os compactadores de solo à percussão são destinados a compactar solos granulares e mistos com alto conteúdo de argila. Este equipamento é muito utilizado em fundações e bases para piso.

As placas vibratórias são destinadas a compactar solos granulares soltos (em forma de grãos), como: areia, britas e pedras de pavimentação (Bloquetes, calçada portuguesa, etc.).
Dependendo do material, recomenda-se 3 a 4 passadas para obtenção da melhor compactação.

Alguns equipamentos causam confusão nos clientes por apresentarem funções semelhantes. É o caso do compactador de solo e da placa vibratória. Portanto, é muito importante conhecê-los e saber diferenciá-los antes de realizar a aquisição de algum deles.

Compactador de solo ou placa vibratória: entenda a diferença!

Para ajudar você a fazer uma distinção, neste artigo, abordamos as principais características e finalidades de cada um. Portanto, leia com atenção até o final!

O que é um compactador de solo?

Como o próprio nome sugere, o compactador de solo tem a função de preparar os solos por meio da compactação. Seu uso é muito comum em terrenos que possuem desnivelamento e que são feitos de materiais granulados, como areia, cascalho, terra etc.

Assim, quando o chão, devido à sua compressão, se apresenta de forma plana, ele pode receber o material que será usado para o encobrimento. Geralmente, o recobrimento é feito com uma placa de concreto e, antes dela, é colocada uma cobertura de britas.

Quais os principais tipos de compactadores de solo?

Há, disponíveis no mercado, diversos modelos de compactador (também chamado de sapo, sapinho e percussão, devido ao seu movimento). O elétrico, por exemplo, não é muito utilizado em regiões afastadas por necessitar de uma instalação elétrica.

Existem, também, compactadores de solo que, embora funcionem com gasolina ou óleo diesel, isto é, por meio da queima de combustível, não são grandes poluidores. É imperativo lembrar-se de que não é recomendável abastecer o equipamento enquanto está ligado ou ainda quente, a fim de evitar qualquer tipo de dano.

Caso o trabalho exija apenas um operador, é preciso utilizar o tipo de utensílio chamado de “leve” e verificar se o motor é monofásico, isto é, se exige menor força física.

O que é uma placa vibratória?

Enquanto o compactador é usado para diversos tipos de solos, a placa vibratória é indicada, especificamente, para o asfalto. Isso acontece porque o sapinho tem sua sapata feita de madeira, o que impossibilita seu uso neste tipo de terreno.

Quando comparados, a placa vibratória realiza um trabalho de menor impacto nos pontos em que é colocada. Portanto, é ideal para atividades menores, como tampar buracos que apresentem pequena dimensão e realizar ações de recapeamento asfáltico. Por isso, é empregada em lugares nos quais um rolo compressor, por qualquer motivo, não pode alcançar.

Todavia, isso não significa que a placa vibratória não possa ser empregada em outros tipos de superfícies. Na verdade, ela é rotineiramente utilizada como forma de retificação. Um exemplo disso é o seu uso na camada de britas, em que a percussão causaria o afundamento. Logo, a vibração é a mais indicada para o seu assentamento.

A aquisição do compactador de solo e/ou da placa vibratória pode representar um alto investimento sem grande retorno, sobretudo, caso não sejam usados regularmente. Por isso, uma forte tendência no mercado atual é a locação de equipamentos.

Ao acessar essa solução, você paga somente pelo tempo em que a placa vibratória ou o compactador de solo forem realmente necessários e, ainda, pode contar com garantias e assistência técnica do fornecedor. Sendo assim, é altamente recomendável avaliar criteriosamente qual é a melhor opção para você.

Gostou do nosso post? Então, não perca a oportunidade de conhecer excelentes ferramentas para garantir a produtividade da sua obra!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Locação de Equipamentos Martelete grande ou pequeno: Veja como escolher!

Martelete grande ou pequeno, você sabe qual é o mais indicado para seu trabalho? Realizar tarefas que envolvem perfurações ou quebra de materiais requer o uso de equipamentos apropriados para cada trabalho. Portanto, compreender a aplicação de cada tipo de martelete disponível no mercado é essencial antes de optar pela escolha do equipamento. Apesar de […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Locação de Equipamentos Dicas para escolher o melhor martelete demolidor!

  Escolher o martelete demolidor correto é essencial para garantir o sucesso e a segurança em projetos de construção e demolição.  Um martelete demolidor mal escolhido pode resultar em desperdício de tempo, esforço e até mesmo em riscos à segurança dos trabalhadores. Portanto, entender as necessidades específicas do projeto, as características do material a ser […]

Larissa Silva