This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Compactação do solo – Veja nossas dicas
Para compactação do solo granular ou com alto conteúdo de argila, sugerimos a utilização dos compactadores de solo. Estes equipamentos são muito utilizados para realizar fundações e bases para piso.
A utilização deste tipo de equipamento deve seguir as recomendações das normas regulamentadoras NR-12 e NR-18.
Preparamos um vídeo que ensina as principais dicas para compactação do solo de maneira segura e produtiva:
Compactação do solo – No local de trabalho:
Verifique se o equipamento não sofreu alguma avaria durante o transporte. Todo e qualquer problema, inclusive de funcionamento, deverá ser comunicado no ato à CASA DO CONSTRUTOR, que tomará as providências necessárias.
Retire do local tudo que possa atrapalhar o serviço.
Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas, especialmente crianças.
Instale o equipamento em local nivelado.
Não utilize o compactador com peças soltas ou danificadas. Não retire partes da máquina.
Não compacte próximo a superfícies pontiagudas; risco de perfurar a sanfona.
O reabastecimento de combustível somente deve ser feito com o motor desligado e de maneira que o combustível não possa entrar em contato com as partes quentes da máquina.
Nunca abandone a máquina durante o trabalho.
Verifique o nível de óleo da percussão através do visor localizado próximo à sapata (para visualização incline a máquina). Para leitura correta do nível do óleo da percussão o compactador deverá estar parado pelo menos por 30 minutos.
Observar o tipo de solo a ser compactado. Não utilizar em asfalto, bloquetes, calçadas tipo portuguesa, etc.
Em condições de muita poeira, o filtro de ar fica saturado e o campactador não funciona sendo necessário limpá-lo.
Para uma compactação ideal, o solo deverá estar com sua umidade natural (solo de barranco).
Para compactação do solo, a altura da camada a ser compactada não poderá exceder a 30cm.
Preparar combustível somente para 1 ou 2 dias (para motores 2 tempos).
ACIONAMENTO DO EQUIPAMENTO
Abra a torneira do combustível e ajuste o interruptor do motor para a posição ON (ligado). Se o motor estiver frio, ligue o afogador para injetar combustível no carburador.
Não use o afogador nas próximas partidas durante o dia.
Regule o acelerador na metade do curso.
Segure e puxe levemente a corda de partida até sentir resistência. Em seguida, puxe-a rapidamente até dar partida.
Com o motor em funcionamento, retorne as alavancas de afogador e acelerador à posição normal. Espere alguns segundos até firmar a marcha lenta.
Utilize o equipamento com o acelerador no máximo para trabalhar.
DESLIGAMENTO DO EQUIPAMENTO
Desacelere a máquina. Em alguns modelos, isto será suficiente para o desligamento. Em outros, será necessário desligar o botão que corta a corrente e fechar a torneira de combustível para evitar encharcar o carburador.
Você também pode gostar
Recomendados para você
Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]
O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]
Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]