Como utilizar o FGTS para abrir uma franquia?

Por Construlino - 12 de junho de 2017

No final de 2016, o atual presidente Michel Temer anunciou a liberação de saques das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) com o intuito de reaquecer a economia brasileira. Isso significa que você pode usar o FGTS para abrir uma franquia.

Como utilizar o FGTS para abrir uma franquia

Como muitos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio mas não possuem recursos suficientes ou acesso ao crédito, esse plano muitas vezes não sai do papel. Mas com essa notícia o cenário pode mudar!

Descubra agora como usar o FGTS para abrir uma franquia em 4 passos:

1. Descubra quanto você tem direito a sacar

Para que não ter seus sonhos frustrados, antes de fazer qualquer plano descubra se você tem algum valor a sacar e quanto representa esse montante. A tarefa não é difícil. Aliás, é mais simples do que se imagina!

Acesse o site da Caixa Econômica Federal e clique na aba “Para trabalhadores” na coluna lateral esquerda da página. Em seguida, clique em “Saiba mais” no centro da página. Depois, clique em “Consulte suas contas inativas”, também no centro da página.

Agora é só preencher seus dados (CPF e data de nascimento) e clicar em “Continuar”.

Após descobrir se você tem direito ao saque e qual é o valor a receber, verifique o calendário de liberação dos saques das contas inativas do FGTS para não perder o prazo — que é definido com base na sua data de nascimento.

2. Calcule o montante que você tem disponível

O valor do FGTS não sofre nenhuma restrição sobre o seu uso. Ou seja, após o saque você pode fazer o que quiser com o dinheiro. Essa pode ser a grande chance para você completar o montante que falta para abrir a franquia que tanto deseja!

Então, depois de saber o valor que você tem disponível para sacar é hora de somar o montante com o que você já tem guardado e descobrir a quantia que realmente está disponível para abrir uma franquia. Assim você poderá fazer planos mais realistas, não se frustrando no processo.

3. Pesquise o mercado de franquias

Faça planos conscientes. Uma dica para isso é pesquisar o mercado de franquias para descobrir quais tipos de produtos e serviços você oferecerá, bem como o capital inicial necessário, os riscos, as tendências do segmento escolhido, o suporte oferecido pelo franqueador etc.

O importante é obter o máximo de informações possíveis para ter sucesso na sua jornada empresarial. De qualquer forma, usar o FGTS para abrir uma franquia é bem mais seguro, tranquilo e menos trabalhoso do que pegar um empréstimo para abrir o próprio negócio, por exemplo.

Por meio da franquia você venderá produtos ou serviços de uma marca já reconhecida pelo mercado e contará com uma estrutura de negócios que já deu certo.

4. Abra sua franquia

Certifique-se de que a franquia desejada é de confiança por meio de uma pesquisa de reputação para ter certeza do investimento. Faça contatos frequentes, estude o contrato, acerte os detalhes, transfira o valor do FGTS — e mais um valor complementar, se for necessário — e dê início às atividades.

Assim você realiza o sonho do negócio próprio de forma segura e com mais chances de obter sucesso profissional!

Como você pode ver, usar o FGTS para abrir uma franquia não é uma tarefa complicada. Basta verificar se você tem direito, se organizar com relação às datas de saque e planejar um investimento consciente.

Gostou das nossas dicas? Como você pretende usar o seu FGTS? Conta para a gente nos comentários!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino