Como ter uma obra estável

Por Construlino - 22 de junho de 2016

Estrutura,

O Concreto é considerado o material mais importante na construção civil e possui várias aplicações.

Além de ser essencial  na estrutura, ele também pode ser aplicado em:

  •  revestimentos,
  • pavimentos,
  • paredes,
  • canalizações,
  • fundações.

 

É um material resultante da mistura proporcionada de um aglomerante (cimento), agregados miúdos, agregados graúdos e água.

É necessário o conhecimento dos materiais que compõem o concreto, além do aperfeiçoamento dos métodos de cálculo, para que se possa aproveitar melhor as características do produto.

 

O engenheiro civil e professor do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica – PUC-Campinas, João Carlos Rocha Bráz, explica que, para iniciar a construção da estrutura de concreto armado é preciso um bom projeto.

Que contemple as formas geométricas da composição, bem como os detalhamentos de cada elemento (dimensões, quantidade de aço, especificação do concreto e do aço e quantidade de cada material, entre outros itens), de forma que o profissional que irá executar o trabalho consiga transportar tudo o que está no papel para a obra.

 

“Para conseguir um bom projeto é preciso sempre seguir as instruções da NBR 6118 (Projetos de Estrutura de Concreto – Procedimento), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Lá constam todas as informações necessárias”, comenta ele.

 

Em um edifício, os principais elementos estruturais são:

  • lajes,
  • vigas,
  • pilares,
  • fundação,

 

E durante a sua construção, muitos cuidados são necessários.

Bráz lista alguns:

– As formas de madeira (ou de aço) e as escoras têm de ser bem travadas;

– É preciso usar formas e escoras de boa qualidade e fazer o nivelamento das peças que serão concretadas;

– É necessário respeitar o tempo especificado para o concreto após a mistura;

– Não adicionar água ao concreto pronto, para evitar que ele perca resistência;

– Manter o concreto úmido no período de cura (quando ele estiver ficando esbranquiçado, é hora de molhar);

– Curar o concreto por sete dias e manter a escora por 21 dias.

– Escoras retiradas antes do período determinado podem deformar a estrutura causando sérios danos à obra.

“A atenção com a estrutura não pode ficar restrita ao período de construção. Também é muito importante fazer uma manutenção constante. Recomendo verificar se há armadura exposta, manchas na superfície (podem indicar oxidação do aço), revestimentos expostos, infiltração e dilatação das juntas” – ensina o professor.

Falando especificamente sobre o concreto armado, como material estrutural, ele tem várias vantagens em relação a outros elementos: é moldável, apresenta boa resistência, baixo custo e boa durabilidade.

 

Amarrar, cortar e dobrar

Na Europa e Estados Unidos, várias empresas já exibem máquinas menores que substituem com facilidade a torques de armador e o arame.

Trata-se de uma ferramenta manual tipo um grampeador que, ao ser acionado, produz a amarração.

 

Outras máquinas maiores controladas por computadores são verdadeiras usinas de corte e dobra de ferro que, como numa linha de montagem, são capazes de produzir grande quantidade de aço cortado e dobrado, tudo conforme necessidade e planta de ferragem.

Geralmente, seu uso fica restrito a grandes obras e à dobragem de aço com maior diâmetro.

Porém, seu uso é cada vez mais comum.

Em um futuro bem próximo, o aço armado irá se tornar tão comum quanto o concreto usinado.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino