Como identificar uma boa oportunidade de negócio?

Por Construlino - 27 de março de 2017

Ninguém gosta de perder dinheiro. Ainda assim, não são poucas as pessoas que escolhem o lugar errado para investir suas economias e, quando percebem, já é tarde demais para recuperar o que foi gasto. A parte mais difícil de identificar boas oportunidades de negócio talvez seja determinar a opção que melhor se encaixe no seu perfil de investimento.

Encontrar um mercado que tenha boas perspectivas de retorno financeiro é o desejo de todo empresário, porém, essa nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, trouxemos neste post alguns dos principais aspectos que devem ser observados pelos empreendedores antes de começar a investir em um negócio próprio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Identificar boa oportunidade de negócio

O que avaliar antes de abrir seu negócio?

Ter uma boa ideia é o ponto de partida para qualquer negócio bem-sucedido. Entretanto muitas considerações precisam ser feitas para minimizar os riscos, melhorar os resultados e preparar a infraestrutura do negócio. Veja, a seguir, quais pontos devem ser avaliados antes de abrir o seu negócio.

Modelo de negócio

Ingressar no mercado, enquanto empresário, é uma tarefa que exige algumas habilidades e competências. Nessa jornada, uma série de decisões importantes devem ser tomadas, sobretudo em relação ao modelo de negócio que será adotado. Para alcançar sucesso, portanto, será necessária a avaliação minuciosa do segmento em que deseja atuar.

Seja o modelo baseado nas vendas diretas, nas franquias e nos marketplaces, por exemplo, é primordial conhecer o público-alvo que se deseja atingir, quais serão os produtos ou serviços oferecidos bem como investigar as demandas do setor. Além disso, é importante estabelecer metas e objetivos bem como as estratégias adotadas para alcançá-los.

Optar por uma franquia, por exemplo, pode trazer muitas vantagens, afinal, será mais fácil levantar os dados iniciais e você ainda contará com o suporte da franqueadora para ajustar as simulações. Além disso, começar com uma marca já conhecida facilita muito a operação e dispensa o uso excessivo de dinheiro no marketing inicial.

Oportunidade de negócio

O primeiro passo para encontrar boas oportunidades, de fato, é pensar além do modelo de negócios. Vale lembrar que diversos custos estão envolvidos nesse tipo de investimento e, por isso, o futuro empresário deve observá-los de perto — além de somar uma boa reserva para o primeiro ano de vida do negócio.

Organize as finanças de maneira prudente e dedique tempo a esses números. Caso seja prometido um retorno muito rápido em qualquer segmento, desconfie. Negócios de sucesso necessitam de tempo e paciência para dar certo e raramente trazem resultados satisfatórios da noite para o dia. Em linhas gerais, o retorno do investimento pode ocorrer até o 36º mês.

Capital de investimento

Boas oportunidades de negócio passam diretamente pela viabilidade financeira do empreendedor para transformar sua ideia em algo realizável. Por conta disso, um dos pontos mais importantes a serem observados é o capital que será necessário investir.

Assim, para chegar ao valor aproximado dos recursos necessários, é indispensável realizar um levantamento completo de todos os custos, especialmente quando o negócio não tem outras fontes para se sustentar.

Nesse sentido, é fundamental realizar uma projeção realista dos gastos e formular a previsão de faturamento. Ou seja, deve-se descrever todos os principais pontos de investimento, como construção ou reforma do ponto comercial, equipamentos necessários, capital de giro, despesas com impostos, marketing de divulgação e muito mais. Ainda, vale destacar a importância de adotar índices que correspondam a uma margem de segurança para arcar com possíveis imprevistos.

Concorrência

Um negócio só representa uma boa oportunidade se estiver em um “terreno fértil” para crescer. Por isso, antes de investir tempo e capital na sua empresa, analise o mercado para determinar a viabilidade da operação na sua região. Comece fazendo um levantamento de todos os concorrentes que você enfrentará, afinal, por meio dessa observação é possível fortalecer as fraquezas percebidas no setor.

Outro ponto importante na análise da concorrência é alcançar uma visão mais abrangente do negócio. Os empreendedores são capazes de compreender melhor o mercado bem como tomar decisões baseadas no comportamento dos consumidores em função do atendimento e serviços oferecidos pelos concorrentes. Por fim, esse exercício pode ser útil para oferecer diferenciais competitivos, especialmente em relação ao valor cobrado e às formas de pagamento disponíveis.

Público alvo

Além da análise da concorrência, você também precisará investigar o público com quem trabalhará. Nessa hora, é importante fazer uma relação das principais empresas e profissionais que poderão atender e traçar o seu perfil. Nesse sentido, uma franqueadora pode ser peça fundamental, já que esse auxílio é capaz de passar o perfil do cliente ideal para o tipo de negócio, facilitando a pesquisa.

História da marca

Ao optar pelo modelo de franquias, é importante conhecer a fundo a história da franqueadora. O tempo de mercado e o tamanho da rede são informações facilmente obtidas e que podem dizer muito sobre uma oportunidade de negócio. As melhores alternativas de investimento são aquelas em que o modelo já foi exaustivamente testado e encontra-se maduro o suficiente para ser implantado imediatamente.

Por que as franquias são alternativas seguras?

Diante de um cenário de grande instabilidade financeira, encontrar boas oportunidades de negócio é cada vez mais difícil. Assim, é natural a preocupação em manter os riscos longe dos investimentos. Por isso, as franquias podem ser vantajosas, uma vez que o suporte técnico e o modelo de negócio já validado no mercado permitem que algumas etapas sejam puladas.

O principal benefício é investir em uma marca já estabelecida no mercado. Começar um negócio do zero, ainda que se trate de um mercado com grande potencial, não garante que o empreendimento seja bem-sucedido. Por isso, a consolidação das franqueadoras no mercado oferece uma segurança maior, já que a aceitação do mercado é satisfatória.

Além disso, as franquias oferecem aos franqueados assistência e alguns anos a mais de experiência no mercado. Assim, tanto na preparação da equipe de colaboradores quanto na linha de gestão do negócio, o apoio é constante e acompanhado de perto para garantir o sucesso da operação.

Para se tornar um franqueado de sucesso, porém, é necessário determinar os segmentos com os quais você tem afinidade. Para evitar problemas, é indispensável analisar a experiência do franqueador, a experiência de outros franqueados e, por fim, dispor do capital necessário para investir no uso da marca sem comprometer as finanças pessoais.

Concluindo, pensar em todos os pontos apresentados ao longo do texto é uma ação indispensável na busca por boas oportunidades de negócio. Esse tipo de reflexão o ajudará a fazer uma escolha mais adequada e segura para o seu investimento.

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