This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Como fazer instalação elétrica residencial – 10 Dicas e sugestões
Veja as principais dicas sobre como fazer instalação elétrica residencial
Os serviços de instalação elétrica têm de ser feitos sempre por um profissional especializado e seguindo as orientações das normas brasileiras relativas ao assunto. E elas são várias, como a NBR 60669, a 5431 e a 5410.
“É importante, na resolução de qualquer projeto de arquitetura, seja ele residencial, comercial, industrial, institucional, hospitalar e escolar, entre outros. observar as regras estabelecidas pela geometria funcional do espaço. Em todo tipo de atividade a posição dos mobiliários e a disposição dos equipamentos irão determinar a quantidade e a posição correta dos pontos de iluminação, tomadas e interruptores”, afirma o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Renato Carrieri Junior.
Dicas sobre como fazer instalação elétrica residencial
1) O quadro de medição deve ser instalado em lugar de fácil acesso tanto para os usuários do local quanto para os profissionais das companhias de energia que fazem a leitura.
2) Os materiais utilizados neste trabalho precisam ser de qualidade. Produtos que não tenham sua qualidade comprovada não devem ser reaproveitados.
3) Antes de iniciar a instalação, a planta descritiva do projeto elétrico e complementares é fundamental. Nela tem de constar todos os pontos de luz, tomadas, interruptores e os demais elementos usados neste tipo de serviço.
4) Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares deve ser previsto, pelo menos, um ponto de luz fixo no teto , com potência mínima de 100VA, comandada por interruptores de parede.
5) O número de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte: em banheiro, no mínimo, uma tomada junto ao lavatório; em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, pelo menos, uma tomada para cada 3,5 metros, sendo que acima de cada bancada deve ser previsto uma tomada; em halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, no mínimo, uma tomada.
6) Para evitar problemas, recomenda-se conversar com os moradores para saber onde eles irão instalar pias, fogão, geladeira e todos os equipamentos que precisam de tomada, bem como se terão telefone, televisão a cabo e internet.
[cta id=’4505′]7) A potência das tomadas em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos deve ser de, no mínimo, 600VA por tomada, até três tomadas, e 100VA por tomada para as excedentes. Nos demais cômodos ou dependências, pelo menos, 100VA por tomada.
8) Deve ser atribuída à tomada de uso específico uma potência igual a potência nominal do equipamento a ser alimentado.
9) Confira a potência mínima para alguns aparelhos:
- torneira elétrica (3000W)
- chuveiro elétrico (4000W)
- máquina de lavar louça (2000W)
- micro-ondas (1500W) e forno elétrico (1500W)
10) No trabalho de instalação elétrica, o aterramento é um dos principais itens. Ele atua, por exemplo, na prevenção de choques elétricos, aumenta a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos, reduz ruídos em sistemas de áudio e Home Theaters e melhor o funcionamento de computadores.
Os elementos usados na instalação elétrica são:
- caixa de entrada (quadro de medição)
- quadro de distribuição (com chave geral de disjuntores) disjuntores
- fios e interruptores
Como fazer instalação elétrica residencial – Equipamentos que podem ajudar
– Andaime
Fonte: Guia CASA DO CONSTRUTOR, Valdir Salina (Instrutor do Curso de Elétrica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI “Orlando Laviero Ferrainolo
Você também pode gostar
Recomendados para você
Limpeza e higienização de ambiente exige equipamentos eficientes, é assim que a lavadora de alta pressão ajuda você a eliminar sujeiras impregnadas, sem precisar fazer esforço físico ou até mesmo esfregar o chão. Seja para manutenção de casa ou na limpeza pós-obra, a lavadora de alta pressão é certeira na limpeza. Remover a sujeira, resíduos […]
Ter pets em casa traz alegrias e muita companhia para nossas vidas, mas também precisamos estar sempre atentos na limpeza dos ambientes para proporcionar o bem-estar do animal de estimação e para todos da residência. Na correria, a limpeza pode ser um desafio, mas não se preocupe! A Casa do Construtor separou algumas dicas de […]
Quem não gosta de um chão limpo e brilhante? Se você pensou que a enceradeira industrial servia apenas para encerar grandes áreas, se enganou. Este equipamento possui várias funções quando o assunto é limpeza. Seja para retirar manchas, realizar remoção de vestígios no concreto, lixar, polir e até mesmo para lavar tapetes e carpetes. Quem […]