Como fazer instalação elétrica residencial – 10 Dicas e sugestões

Por Construlino - 28 de junho de 2016

Veja as principais dicas sobre como fazer instalação elétrica residencial

Os serviços de instalação elétrica têm de ser feitos sempre por um profissional especializado e seguindo as orientações das normas brasileiras relativas ao assunto. E elas são várias, como a NBR 60669, a 5431 e a 5410.

“É importante, na resolução de qualquer projeto de arquitetura, seja ele residencial, comercial, industrial, institucional, hospitalar e escolar, entre outros. observar as regras estabelecidas pela geometria funcional do espaço. Em todo tipo de atividade a posição dos mobiliários e a disposição dos equipamentos irão determinar a quantidade e a posição correta dos pontos de iluminação, tomadas e interruptores”, afirma o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Renato Carrieri Junior.

 

Como fazer instalação elétrica residencial

Dicas sobre como fazer instalação elétrica residencial

1) O quadro de medição deve ser instalado em lugar de fácil acesso tanto para os usuários do local quanto para os profissionais das companhias de energia que fazem a leitura.

2) Os materiais utilizados neste trabalho precisam ser de qualidade. Produtos que não tenham sua qualidade comprovada não devem ser reaproveitados.

3) Antes de iniciar a instalação, a planta descritiva do projeto elétrico e complementares é fundamental. Nela tem de constar todos os pontos de luz, tomadas, interruptores e os demais elementos usados neste tipo de serviço.

4) Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares deve ser previsto, pelo menos, um ponto de luz fixo no teto , com potência mínima de 100VA, comandada por interruptores de parede.

5) O número de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte: em banheiro, no mínimo, uma tomada junto ao lavatório; em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, pelo menos, uma tomada para cada 3,5 metros, sendo que acima de cada bancada deve ser previsto uma tomada; em halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, no mínimo, uma tomada.

6) Para evitar problemas, recomenda-se conversar com os moradores para saber onde eles irão instalar pias, fogão, geladeira e todos os equipamentos que precisam de tomada, bem como se terão telefone, televisão a cabo e internet.

[cta id=’4505′]

7) A potência das tomadas em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos deve ser de, no mínimo, 600VA por tomada, até três tomadas, e 100VA por tomada para as excedentes. Nos demais cômodos ou dependências, pelo menos, 100VA por tomada.

8) Deve ser atribuída à tomada de uso específico uma potência igual a potência nominal do equipamento a ser alimentado.

9) Confira a potência mínima para alguns aparelhos:

  • torneira elétrica (3000W)
  • chuveiro elétrico (4000W)
  • máquina de lavar louça (2000W)
  • micro-ondas (1500W) e forno elétrico (1500W)

10) No trabalho de instalação elétrica, o aterramento é um dos principais itens. Ele atua, por exemplo, na prevenção de choques elétricos, aumenta a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos, reduz ruídos em sistemas de áudio e Home Theaters e melhor o funcionamento de computadores.

Os elementos usados na instalação elétrica são:

  • caixa de entrada (quadro de medição)
  • quadro de distribuição (com chave geral de disjuntores) disjuntores
  • fios e interruptores

Como fazer instalação elétrica residencial – Equipamentos que podem ajudar

Marteletes

Geradores

Cortadora de parede

Serra Mármore

Andaime

Fonte: Guia CASA DO CONSTRUTOR, Valdir Salina (Instrutor do Curso de Elétrica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI “Orlando Laviero Ferrainolo

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 Vantagens da lavadora elétrica!

A lavadora de alta pressão traz inúmeras vantagens quando o assunto é limpeza. Seja para grandes áreas externas, para retirar sujeiras impregnadas e até mesmo para dar aquela boa faxina no pós-obra.  Neste artigo, vamos conhecer especificamente da lavadora de alta pressão elétrica, uma opção econômica e muito utilizada para garantir ambientes muito mais limpos. […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Como lavar a parede sem danificar?

Entender como lavar a parede de maneira correta é essencial para evitar danos à superfície e garantir resultados eficazes.  Antes de compreender como lavar a parede, é importante identificar o tipo de material da parede, seja pintura lisa, papel de parede, azulejos ou outro revestimento, para escolher as técnicas adequadas.  Visando esclarecer algumas dúvidas, a […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva