This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Como fazer instalação elétrica residencial – 10 Dicas e sugestões
Veja as principais dicas sobre como fazer instalação elétrica residencial
Os serviços de instalação elétrica têm de ser feitos sempre por um profissional especializado e seguindo as orientações das normas brasileiras relativas ao assunto. E elas são várias, como a NBR 60669, a 5431 e a 5410.
“É importante, na resolução de qualquer projeto de arquitetura, seja ele residencial, comercial, industrial, institucional, hospitalar e escolar, entre outros. observar as regras estabelecidas pela geometria funcional do espaço. Em todo tipo de atividade a posição dos mobiliários e a disposição dos equipamentos irão determinar a quantidade e a posição correta dos pontos de iluminação, tomadas e interruptores”, afirma o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Renato Carrieri Junior.
Dicas sobre como fazer instalação elétrica residencial
1) O quadro de medição deve ser instalado em lugar de fácil acesso tanto para os usuários do local quanto para os profissionais das companhias de energia que fazem a leitura.
2) Os materiais utilizados neste trabalho precisam ser de qualidade. Produtos que não tenham sua qualidade comprovada não devem ser reaproveitados.
3) Antes de iniciar a instalação, a planta descritiva do projeto elétrico e complementares é fundamental. Nela tem de constar todos os pontos de luz, tomadas, interruptores e os demais elementos usados neste tipo de serviço.
4) Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares deve ser previsto, pelo menos, um ponto de luz fixo no teto , com potência mínima de 100VA, comandada por interruptores de parede.
5) O número de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte: em banheiro, no mínimo, uma tomada junto ao lavatório; em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, pelo menos, uma tomada para cada 3,5 metros, sendo que acima de cada bancada deve ser previsto uma tomada; em halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, no mínimo, uma tomada.
6) Para evitar problemas, recomenda-se conversar com os moradores para saber onde eles irão instalar pias, fogão, geladeira e todos os equipamentos que precisam de tomada, bem como se terão telefone, televisão a cabo e internet.
[cta id=’4505′]7) A potência das tomadas em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos deve ser de, no mínimo, 600VA por tomada, até três tomadas, e 100VA por tomada para as excedentes. Nos demais cômodos ou dependências, pelo menos, 100VA por tomada.
8) Deve ser atribuída à tomada de uso específico uma potência igual a potência nominal do equipamento a ser alimentado.
9) Confira a potência mínima para alguns aparelhos:
- torneira elétrica (3000W)
- chuveiro elétrico (4000W)
- máquina de lavar louça (2000W)
- micro-ondas (1500W) e forno elétrico (1500W)
10) No trabalho de instalação elétrica, o aterramento é um dos principais itens. Ele atua, por exemplo, na prevenção de choques elétricos, aumenta a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos, reduz ruídos em sistemas de áudio e Home Theaters e melhor o funcionamento de computadores.
Os elementos usados na instalação elétrica são:
- caixa de entrada (quadro de medição)
- quadro de distribuição (com chave geral de disjuntores) disjuntores
- fios e interruptores
Como fazer instalação elétrica residencial – Equipamentos que podem ajudar
– Andaime
Fonte: Guia CASA DO CONSTRUTOR, Valdir Salina (Instrutor do Curso de Elétrica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI “Orlando Laviero Ferrainolo
Você também pode gostar
Recomendados para você
Pode até parecer um serviço simples, mas o assentar piso requer muitos cuidados. Aqui listamos os principais itens que você precisa saber para assentar piso: Em primeiro lugar, deve-se conhecer exatamente qual o tamanho e o tipo de cerâmica (porcelanato, comum ou monoporosa) que será usada no ambiente. Quanto menos poroso, menos água o piso irá absorver. Aspecto […]
Na hora de reformar ou construir é mais do que necessário ficar atento com infiltração em parede. Principalmente as de locais úmidos. Como banheiros e cozinhas, e externas, pois as chuvas podem danificá-las causando infiltração em parede. A infiltração em parede é um problema recorrente e que contribui também para a desvalorização do imóvel. Devido à deterioração […]
Planta baixa orienta os profissionais como executar a construção. Para garantir o sucesso de uma construção, independente se ela é residencial ou comercial. Um bom projeto, planta baixa e planejamento são fundamentais. Somente os profissionais das áreas de arquitetura e engenharia estão capacitados para desenhar planta baixa. E encontrar as melhores soluções em […]