Como fazer da sustentabilidade na construção civil uma realidade?

Por Construlino - 24 de julho de 2017

De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), o setor de obras é responsável por 50% de todos os resíduos sólidos gerados no planeta. Nesse contexto, é essencial discutirmos formas de agregar a sustentabilidade na construção civil. 

Há diversas formas de construir sem agredir o meio ambiente, como utilizando materiais de baixo impacto e investindo em soluções que reduzam o consumo de energia. Além da sustentabilidade agregar valor à obra, ela é capaz de tornar as moradias mais duráveis.

Isso ocorre porque há uma preocupação maior na seleção de materiais, que geralmente são mais resistentes. Se você ficou interessado no assunto, continue conosco! A seguir, você confere 6 boas práticas sustentáveis para adotar em suas construções!

Utilize materiais de baixo impacto ambiental

Uma construção sustentável começa ainda na escolha dos materiais. Apesar de serem um pouco mais caros a princípio, esses recursos são mais resistentes — o que faz com que eles durem por muito tempo, diminuindo possíveis custos com manutenção. 

Existem diversos materiais de baixo impacto. Conheça alguns deles: 

  • tijolo de terra crua (adobe): moldado em madeira e seco ao natural;
  • cascaje: laje leve e resistente moldada em madeira ou chapa metálica;
  • madeira de demolição (também chamadas de reciclável);
  • tijolo de solo de cimento: terra com cerca de 10% de cimento;
  • piso de bambu, entre outros.

Se você deseja aderir à tendência em suas próximas obras, o ideal é procurar uma loja especializada e se informar sobre as soluções sustentáveis existentes em seu segmento.

Aprenda a fazer uma boa gestão de resíduos

Os entulhos de canteiros de obras correspondem a uma porcentagem significativa dos impactos causados pelas construções. Por isso, é fundamental que todo profissional — seja ele um pedreiro, engenheiro ou pintor — saiba como fazer uma boa gestão de resíduos.

Além de favorecer o meio ambiente — permitindo que os materiais sejam reutilizados —, a gestão diminui o custo total da obra, já que será possível economizar com transporte e descarte de entulho. Aqui, vale lembrar que também é importante investir em soluções que facilitem a separação do lixo pelo morador da casa.

Invista em um teto verde

Tendência no universo das construções, o telhado verde nada mais é que a utilização de plantas e vegetais no teto de um empreendimento. Além de bonita, a técnica facilita a drenagem da chuva, diminui a temperatura do ambiente interno e miniminiza a poluição. 

Aproveite a luz natural

Um dos pilares da sustentabilidade na construção civil é a utilização da luz natural. Nesse sentido, é preciso planejar áreas que aproveitem ao máximo o poder do sol — por meio de painéis fotovoltaicos, por exemplo —, diminuindo o uso de iluminação artificial. 

Veja algumas dicas para aproveitar a luz solar:

  • pinte as paredes com clores claras, pois elas ajudam refletir melhor a iluminação natural;
  • invista em prateleiras de luz;
  • instale módulos solares fotovoltaicos na casa, entre outras.

Adote medidas para reaproveitar (e economizar) a água

Além da luz solar, a água da chuva pode ser utilizada em descargas sanitárias, irrigações de jardins, limpezas diversas, entre outros. Para isso, é necessário que a construção tenha um sistema de captação e armazenamento da água que cai nos dias chuvosos.

Implantar esses sistemas não é complicado. Basta que a água não entre em contato como solo, animais, veículos ou outros objetos — isso pode ser feito por meio de calhas que direcionam a chuva para um filtro que cairá diretamente nas cisternas.

Escolha bem os fornecedores

Se você realmente quer aliar sustentabilidade e construção, é necessário que os seus fornecedores também tenham o mesmo pensamento. Por isso, escolha empresas que se preocupam com o meio ambiente e fornecem materiais e equipamentos sustentáveis.

E aí, gostou do nosso artigo sobre sustentabilidade na construção civil? Se você quer se destacar ainda mais na sua profissão — e conseguir novos clientes —, baixe o nosso guia completo sobre obras e reformas, aprenda novas técnicas e otimize o seu trabalho!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Sustentabilidade Como fazer da sustentabilidade na construção civil uma realidade?

De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), o setor de obras é responsável por 50% de todos os resíduos sólidos gerados no planeta. Nesse contexto, é essencial discutirmos formas de agregar a sustentabilidade na construção civil.  Há diversas formas de construir sem agredir o meio ambiente, como utilizando materiais de baixo impacto e investindo em […]

Construlino

Limpeza Como executar compactação de solo com eficiência

A compactação de solo é o método de estabilização de solos. Que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica).   Pode ser definida da seguinte forma: processo de aumentar mecanicamente a densidade do solo, tornando-o mais estável e garantindo baixos índices de erosão. Além de aumentar a […]

Construlino

Limpeza Andaime tubular melhora a produtividade da obra

O Andaime Tubular é um tipo de torre para trabalho em altura utilizado comumente na construção civil. Indicado para executar trabalhos em lugares elevados, o andaime é um dos equipamentos mais utilizados na construção civil. Atualmente, além dos ultrapassados modelos feitos em madeira, esta disponível no mercado o andaime tubular.   Entre as principais características do produto […]

Construlino