Como elaborar um planejamento de vendas para PME’s?

Por Construlino - 6 de abril de 2017

Como diminuir as incertezas, direcionar esforços e preparar a empresa para o crescimento? Não existe uma fórmula mágica, mas o planejamento de vendas é fundamental para conseguir os resultados esperados.

Como elaborar um planejamento de vendas

Um bom plano deve ser curto, de fácil entendimento e objetivo. Precisa conter os seus objetivos e metas, bem como as medidas necessárias para atrair novos clientes e aumentar as vendas.

Mas como uma PME pode criar um planejamento de vendas eficiente? Para ajudá-lo nesse processo, elaboramos um passo a passo. Confira!

Etapas para criar o plano de vendas

A 1ª fase consiste na definição do produto ou serviço e o público. Nessa etapa, você deve responder perguntas como:

  • o que vender?
  • Para quem vender?
  • Onde estão os clientes?

Em seguida, é importante que a empresa identifique as suas forças e fraquezas.

O passo posterior é a definição de metas e indicadores de performance:

  • quanto a organização pretende aumentar em faturamento?
  • Qual o marketshare que você pretende atingir?
  • Quanto de custo deseja reduzir?

Cada indicador deve ter uma meta e uma data específica para atingir.

Detalhamento das etapas

Para se criar o planejamento de vendas, é preciso detalhar os seguintes fatores:

  • definição do público-alvo;
  • definição do ciclo de compra e vendas;
  • análise e definição de estratégia de mercado;
  • identificação das barreiras a serem superadas;
  • posicionamento competitivo;
  • metas de vendas e margens.

Depois do detalhamento, é a hora de criar as ações operacionais necessárias para colocar o plano em prática e garantir os resultados.

Definição da meta para o planejamento de vendas

Esse é um componente crítico do plano de vendas, visto que determinará o ritmo de crescimento e a regularidade do acompanhamento de novas transações. Ao determinar suas metas, você deve atentar para os pontos que abordaremos a seguir.

Ajuste o funil

O funil de vendas é essencial na gestão e planejamento de vendas e marketing. Ele indica o quão positivamente a sua empresa consegue converter leads em clientes potenciais e torná-los consumidores reais.

Obtenha crescimento a partir de novos clientes

Sua organização possui 2 propulsores de crescimento: fazer upselling e crosseling nos clientes existentes e conquistar novos consumidores. Ao definir as metas, você também determina o percentual de novas vendas que esses futuros parceiros trarão.

Consiga crescimento a partir de clientes existentes

Em tempos de crise, é essencial ter uma boa estratégia de fidelização e crescimento de clientes existentes. Considere os seguintes aspectos:

  • invista no bem-estar do seu consumidor e tenha sempre feedbacks deles sobre seus produtos e serviços. Portanto, use pesquisas de satisfação — ou focus groups — para obter dados estruturados sobre a percepção do seu público;
  • use a análise de “gap” para realizar um mapeamento dos seus clientes atuais e identificar quais produtos você pode vender para cada um deles;
  • possua um sistema de automação, como um CRM, que possibilite um bom gerenciamento de volume de consumidores com atendimento personalizado.

Elaborar um planejamento de vendas é essencial para sobrevivência, competitividade e crescimento da empresa. Caso a sua instituição ainda não possua, aproveite as nossas dicas e crie agora mesmo um plano para levar seu negócio para o próximo nível.

Gostou do conteúdo? Então siga-nos no Twitter e acompanhe as nossas novidades!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino