Como cumprir o prazo de entrega da obra? 4 dicas essenciais

Por Construlino - 26 de março de 2018

Tão importante quanto a qualidade na execução de um serviço é o cumprimento dos prazos. No mercado construtor, isso não é diferente: é preciso ficar atento para realizar a entrega da obra na data esperada.

Como cumprir o prazo de entrega da obra? 4 dicas essenciais

Isso não é importante apenas para manter a boa reputação da empresa responsável e satisfazer o seu cliente, mas também representa economia direta. Não é difícil de entender: se você não atrasa o seu projeto, gasta menos com mão de obra e material.

Neste post, separamos 4 dicas para ajudar você nessa missão. Portanto, leia com bastante atenção até o final e cumpra o prazo de entrega da obra!

1. Realize um bom planejamento

Ao fazer um bom planejamento, você consegue programar o dia a dia da obra por meio de um cronograma. Nele serão colocadas todas as tarefas que precisam ser realizadas e em qual ordem isso deve ocorrer. Caso ocorra algum contratempo, torna-se mais fácil contorná-lo e se reorganizar para que as atividades voltem ao eixo.

2. Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Existe uma linha de pensamento dentro do mercado de construção civil que vem se tornando tendência: a lean construction, que significa “construção enxuta”. Como o nome já diz, ela tem como objetivo enxugar os gastos e o tempo de execução de uma edificação. Para isso, utiliza e considera múltiplos aspectos ― um deles é a organização do espaço de trabalho.

Distribuição de materiais e equipamentos, local de refeição e sanitários interferem diretamente na produtividade do serviço. Um canteiro de obra desorganizado não permite que os trabalhadores possam realizar suas funções com plena eficácia. Portanto, certifique-se de que toda a área esteja arranjada de forma que auxilie a efetivação da obra.

3. Alugue equipamentos que facilitem seu trabalho

Investir em ferramentas que possam tornar seu trabalho mais fácil e mais rápido é sempre uma boa ideia. Porém, alguns desses maquinários são caros e usados por curtos períodos de tempo.

Uma saída nesse caso é alugá-los, assim você paga apenas pelo tempo em que serão realmente úteis. Para isso, procure por uma companhia de confiança que ofereça suporte e garantia no uso desse utensílios para que você não tenha nenhuma dor de cabeça.

4. Invista na sua equipe

Tão essencial quanto os materiais e os aparatos é a sua equipe. Portanto, invista em uma capacitação técnica que deixe todos preparados para suas respectivas atividades. Assim, sempre que uma nova tecnologia for empregada, os funcionários devem ser previamente treinados para lidar com ela.

Além disso, recompensá-los por um bom trabalho é importante para que eles se mantenham estimulados. Ofereça prêmios para quando conseguirem cumprir metas e prazos estipulados. Com isso, você promove uma competição saudável no ambiente.

Realizar a entrega da obra na data estipulada é obrigatório. Portanto, além de trabalhar para que isso aconteça, estude o projeto e estabeleça uma data que seja realmente plausível. Dessa forma, você garante sua tranquilidade e a satisfação do cliente.

Gostou de saber como cumprir o prazo de entrega da obra? Então siga a gente no Twitter e no Facebook para receber mais posts como esse diretamente no seu feed!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino