Como assentar piso de forma correta

Por Construlino - 30 de junho de 2016

Pode até parecer um serviço simples, mas o assentar piso requer muitos cuidados.

Aqui listamos os principais itens que você precisa saber para assentar piso:

Em primeiro lugar, deve-se conhecer exatamente qual o tamanho e o tipo de cerâmica (porcelanato, comum ou monoporosa) que será usada no ambiente.

Quanto menos poroso, menos água o piso irá absorver.

Aspecto muito importante é respeitar as medidas mínimas das juntas de dilatação recomendadas pelo fabricante para cada tipo de piso.

A argamassa certa tem de ser escolhida com base no tipo e no formato do piso, no local de aplicação (interior, exterior) e no tipo de base (contrapiso e concreto, entre outros).

 

Escolhidos os pisos e a argamassa, é hora de selecionar a desempenadeira, que vai variar conforme o tamanho da peça que se está assentando, e o tipo de colagem (se será simples ou dupla).

 

Como assentar piso

 

O próximo passo é elaborar o projeto de modulação do piso, que consiste na determinação do posicionamento das placas.

Nessa hora, deve-se escolher por onde o assentamento será iniciado para poder planejar os cortes.

Também é preciso verificar se o ambiente está no esquadro e se a superfície está plana.

 

Depois disso, inicia-se o assentamento propriamente dito.

É importante ler as instruções de preparo da argamassa e segui-las com exatidão.

Principalmente no que se refere à quantidade de água.

Ao colocar mais ou menos água que o necessário, a aderência do piso será prejudicada.

 

Também é importante misturar a argamassa com a ajuda de uma furadeira de haste helicoidal e jamais adicionar água depois que a mistura estiver pronta.

 

Como assentar piso

 

Durante o assentamento

Não se deve encostar o piso na parede, para deixar uma junta de dilatação.

O ideal é deixar alguns centímetros de distância, pois com o tempo, bem como com as mudanças de temperatura e a movimentação da estrutura, é normal que ele se dilate.

 

Para fazer o nivelamento do piso pode-se dar leves batidas com um martelo de borracha ou uma desempenadeira de borracha.

 

Caso seja necessário cortar as placas, siga a seguinte dica para garantir um melhor acabamento: cortes retos devem ser feitos com cortadoras de bancada manual e cortes curvos com serra mármore com disco diamantado a úmido.

 

Após o assentamento

É preciso aguardar cerca de três dias para fazer o rejuntamento, e a escolha do produto correto para cada tipo de cerâmica também se faz necessária.

Ao final do assentamento recomenda-se fazer uma boa limpeza.

Uutilizando produtos específicos para pisos cerâmicos, para eliminar eventuais resíduos de rejunte que possam ter ficado em cima das placas.

 

Veja o vídeo explicando o passo-a-passo para assentar piso:

 

Fonte: Guia CASA DO CONSTRUTOR,  Luiz Manetti (gerente técnico de engenharia da Portobello)
Vídeo: Sergio Molina

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 Vantagens da lavadora elétrica!

A lavadora de alta pressão traz inúmeras vantagens quando o assunto é limpeza. Seja para grandes áreas externas, para retirar sujeiras impregnadas e até mesmo para dar aquela boa faxina no pós-obra.  Neste artigo, vamos conhecer especificamente da lavadora de alta pressão elétrica, uma opção econômica e muito utilizada para garantir ambientes muito mais limpos. […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Como lavar a parede sem danificar?

Entender como lavar a parede de maneira correta é essencial para evitar danos à superfície e garantir resultados eficazes.  Antes de compreender como lavar a parede, é importante identificar o tipo de material da parede, seja pintura lisa, papel de parede, azulejos ou outro revestimento, para escolher as técnicas adequadas.  Visando esclarecer algumas dúvidas, a […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva