Como a NR-18 define o canteiro de obras?

Por Construlino - 22 de março de 2017

A NR-18 é a norma regulamentadora da construção, o que não quer dizer que as demais diretrizes não precisam ser observadas no canteiro de obras.

Já que esse é o lugar em que a edificação é efetivamente realizada, a lei define o espaço como um ambiente de trabalho de caráter fixo ou temporário, em que se desenvolvem atividades de apoio e execução de uma obra.

 

Entretanto, as implicações da NR-18 são muito abrangentes e mencionam outras normas regulamentadoras.

No post de hoje, discutiremos a definição de um canteiro de obras de acordo com essa perspectiva. Confira!

NR-18

O canteiro de obras deve ser um local de promoção da dignidade humana

A NR-18 estabelece uma série de itens que devem estar à disposição do trabalhador em um canteiro de obras, com a finalidade de garantir conforto, segurança e dignidade.

Em uma análise rápida, trata-se apenas de uma questão legal, mas a existência de sanitários, alojamento, refeitório, área de lazer e chuveiros vai além do cumprimento da lei.

Esses itens permitem que o trabalhador se sinta respeitado e valorizado.

Propiciando condições humanas dignas no trabalho, uma vez que essa é uma parte valiosa na vida de qualquer pessoa.

 

Não se pode produzir sem preservar a saúde e a segurança do trabalhador

O canteiro de obras é um espaço não só de produção, mas também de convívio social e dignificação do trabalhador.

Promover boas condições de segurança é um dever do empregador e um direito do empregado.

No conjunto das normas regulamentadoras, há uma série de recomendações de abrangência geral — como é o caso de:

Assim, o canteiro deve ser um local de realização pessoal e não de exposição a riscos, insatisfações ou desrespeito à dignidade humana.

 

[sc name=”form dinamize”]

 

A NR-18 tem finalidade prática e não apenas burocrática

As determinações da NR-18 para um canteiro de obras têm finalidade prática, pois as descrições são detalhadas de forma objetiva.

As informações sobre as diversas dependências — como banheiros, alojamentos e refeitórios — são diretas e claras quanto às quantidades e dimensões.

Ao determinar como devem ser os procedimentos de segurança, a NR-18 estabelece um padrão para o canteiro de obras, dando garantias para o trabalhador e salvaguardando o empregador de responsabilidades infundadas.

A companhia que cumpre integralmente a NR 18, bem como as demais normas regulamentadoras, tem amparo legal em casos de acidentes de trabalho — assim como o seu empregado.

 

O canteiro que segue a NR-18 será mais eficiente e produtivo

A produtividade é mais eficiente em um lugar que acompanha a NR-18.

As prescrições da norma ajudam a reduzir acidentes, promovem condições motivadoras para o trabalho e propiciam respeito e dignidade para o trabalhador.

Um canteiro de obras seguro é, necessariamente, um ambiente organizado.

Assim, um local que segue a NR-18 tem a produtividade otimizada e garante boas condições de desenvolvimento profissional e pessoal.

 

Portanto, contribua para divulgar as boas práticas!

Compartilhe este post nas suas redes sociais e promova a valorização profissional na construção civil!

 

Você também pode gostar

Recomendados para você

como-usar-furadeira-seguranca
Artigos sobre Locação de Equipamentos Como usar furadeira com segurança?

Saber como usar a furadeira com segurança é essencial para qualquer projeto! Embora essa ferramenta seja importante para várias tarefas, é fundamental compreender os princípios básicos de segurança para evitar acidentes e assegurar uma operação eficiente.  A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre ações que visam proteger os usuários contra lesões e danos. Desde […]

Larissa Silva

equipamentos para trabalho em altura
Artigos sobre Segurança do Trabalho Saiba quais os equipamentos obrigatórios para trabalho em altura!

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) precisa ser utilizado pelos trabalhadores em todos os casos que possam proporcionar qualquer tipo de risco psicológico ou físico. Os equipamentos para trabalho em altura, por exemplo, são ainda mais relevantes em fábricas, processos de construção, indústrias, entre outros. Além disso, lembre-se de que mesmo em ambientes de trabalho que sejam […]

Construlino

Utilizar Roçadeira de forma correta
Artigos sobre Jardinagem Como utilizar a roçadeira de forma correta?

As roçadeiras são ferramentas agrícolas utilizadas para podar a grama ou pequenas ervas que crescem no meio das plantações. Além disso, são usadas na agricultura para realizar o limpamento de hortas e outras pequenas culturas, posto que, nessas áreas, a limpeza é fundamental para o desenvolvimento do plantio.     É importante ressaltar que as roçadeiras podem ser usadas […]

Construlino