Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Por Construlino - 13 de abril de 2020

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável e clara para alcançar harmonia e confiança entre os parceiros de negócio.

Dessa forma, estabelecer canais de relacionamento com os franqueados precisa ser uma das principais medidas da franqueadora, pois assim é possível fortalecer a cultura organizacional e produtiva. Nesse sentido, as empresas matrizes podem estimular e fornecer espaços para desenvolver essa proximidade entre os parceiros com o investimento em comitê de franqueados.

Ele tem como fundamento básico garantir a colaboração dos gerentes do ramo de franquias para resolver questões específicas ou até mesmo tomar decisões a respeito de um determinado assunto de relevância para o negócio, o que melhora as atividades estratégicas de uma franquia. Mesmo com tanta importância, muitos empreendedores não têm conhecimento sobre o assunto e acabam perdendo grandes oportunidades.

Por isso, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que são comitê temáticos e qual sua importância para franquias?

O comitê é uma organização coletiva que é composta por uma equipe selecionada pela franqueadora. Nessa estrutura podem participar franqueados e também colaboradores e consultores da franquia convidados pela empresa. Em sua programação, o time e participantes realiza encontros periódicos tendo como um dos principais objetivos debater e discutir pautas específicas. Nessa interação de ideias há a definição de soluções pontuais, que serão levadas até a franqueadora.

Com esse processo, os gestores deverão tomar as decisões que analisarem ser positivas para a empresa. Vale destacar que nem sempre na rede de franquias os comitês são fixos, em muitos casos eles são transitórios, idealizados em períodos variados, a fim de reaver questões específicas que surgem na rede.

No caso das franquias que utilizam comitês permanentes, com uma programação prévia de reuniões, elas geralmente abordam questões focadas em temas particulares, mas que necessitam de acompanhamento periódico. Como exemplo, podemos citar o comitê de marketing, que desenvolve propostas para auxiliar a corporação em projetos de criação e análise de novas campanhas.

Qual a diferença entre conselho e comitê de franqueados?

É muito comum surgirem dúvidas a respeito da classificação entre comitê e conselho de franqueados. Ademais, a compreensão da diferença entre os dois canais de comunicação de franquias nem sempre é clara dentro das próprias organizações, principalmente quando as atividades estão em seu estado inicial. Para ajudar você a entender melhor, podemos dizer que a grande diferença é que o conselho de franqueados é um projeto formal e de comunicação frequente, fundamentado por um estatuto escrito.

Em suas atividades há um foco maior no planejamento global da rede, sendo na maioria das vezes programadas em calendário anual. Nessas reuniões participam franqueados e franqueadores das várias áreas de abrangência da empresa. Nelas há uma interação entre os empreendedores, que apresentam seus pontos de vista sobre o rumo das operações.

Cabe, então, a franqueadora tomar a decisão final. Já no caso dos comitês, o ponto principal não é decidir sobre assuntos integrais da rede, mas, sim, resolver eventualidades. Dessa forma, as franqueadoras encontram nos comitês a consultoria dos gestores de unidade para planos estratégicos imediatos, tendo como foco ações e não deliberação.

Quais as vantagens que os comitês proporcionam para a rede de franquias?

Pode-se destacar como uma das principais vantagens de idealizar o comitê na rede de franquia, a possibilidade de instituir um ambiente participativo na corporação. Ao reunir os franqueados para ouvir suas impressões sobre os rumos dos processos a franqueadora demonstra que está aberta para dialogar com seus integrantes e valorizar a figura dos gestores. Isso gera uma atmosfera de comunicação e harmonia, além de atestar que os franqueados são realmente parte do projeto, estimulando assim um maior engajamento.

Um desempenho de comunicação no ambiente interno reflete na empresa o que na verdade é o propósito de estabelecer o comitê no sistema de franquia. Com o alinhamento de assuntos específicos e pontuais por meio das experiências e opiniões operacionais destacadas pelos gerentes é possível elevar o crescimento da empresa. Podemos citar como exemplo uma situação em que será necessário realizar uma chamada extraordinária de novas equipes que necessitem de uma seleção rigorosa.

Nesse caso, pode ser uma boa opção instituir um comitê, pois poderá ser pensado ações internas de recursos humanos. Nas reuniões os colaboradores selecionados pela franqueadora poderão discutir propostas viáveis, seguindo as diretrizes do dia a dia da empresa, o que contribui para que os temas debatidos sejam mais direcionados aquilo que a rede de franquia necessita. Dessa forma, os benefícios alcançados com a implementação de comitês temáticos podem impactar positivamente os ganhos produtivos da franquia. Veja agora outras vantagens!

Facilitar e agilizar a comunicação

A princípio, podemos destacar a rapidez em estabelecer planos de ação e estratégias pautadas na comunicação entre as partes da franquia. Isso porque os comitês são a chave para debater as principais questões que impactam diretamente os resultados e crescimento do negócio.

Discutir abertamente sobre temas de interesse comum

Como já mencionado, ao realizar os comitês temáticos é possível estabelecer uma comunicação mais aberta entre os franqueados e empreendedores envolvidos no negócio. Com isso, consegue-se repensar questões de influenciam comum, visando traçar soluções e, desse modo, melhorar ainda mais os processos internos.

Representar os interesses dos franqueados

Para construir uma rede de franquias sólida e de sucesso é necessário, dentre outras ações, estabelecer uma relação produtiva entre toda a equipe de parceiros da marca. A esse respeito, a implementação de comitês é a melhor forma de manter essa relação saudável e consistente, pois dentro dela é possível discutir diversos temas relevantes da empresa, dentre eles, questões de interesse dos franqueados, o que contribui para maior representatividade dentro do negócio, fortalecendo a empatia entre as partes.

Essas foram as principais informações acerca dos comitês temáticos e seu valor para as franquias. Vale destacar ainda que implantar essa temática pode mudar completamente a cultura do negócio e elevar exponencialmente os resultados da empresa. Por isso, é essencial procurar o comitê correspondente de sua franquia, para que as vantagens sejam maximizadas.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre a importância do conselho de franqueados e fique por dentro de mais temas relevantes do ramo de franquias!

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