This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Brasil adota novos padrões de qualidade
O segmento da construção civil adota novos padrões de qualidade.
A indústria brasileira da construção está mudando seus parâmetros de qualidade.
Isso porque no dia 19 de julho de 2013 começou a valer no País a Norma de Desempenho de Edificações, a NBR 15575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Que estabelece novos requisitos mínimos e exigências de segurança, conforto e resistência para casas e edifícios residenciais.
A expectativa é que ela garanta maior durabilidade às construções.
Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Pela primeira vez uma norma nacional associa a qualidade de produtos ao resultado que eles conferem ao consumidor.
Com instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação.
As novas regras também privilegiam benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre:
- Fabricantes
- Projetistas
- Construtoras
- Usuários.
A Norma de Desempenho de Edificações, que vai exigir mais qualidade nas edificações residenciais e beneficiar, verdadeiramente, os usuários é dividida em seis partes:
Uma de requisitos gerais da obra e outras cinco referentes aos sistemas que compõem o edifício (estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações).
A partir de agora, ao adquirir um imóvel, o comprador passa a saber exatamente o período mínimo de tempo.
Pelo qual cada sistema deve manter seu desempenho, desde que operados e mantidos de forma correta.
Exemplos:
- 1 – Sistemas de cobertura agora terão que apresentar resistência ao fogo durante um determinado período de tempo;
- 2 – Tubulações hidrossanitárias que não estiverem escondidas precisam, para que não se rompam, suportar até cinco vezes seu próprio peso;
- 3 – Vedações devem oferecer proteção acústica e reduzir a temperatura ambiente em um certo número de graus Celsius.
- 4 – Toda residência construída deverá possuir um Manual de Uso, Operação e Manutenção, no qual constarão todos os deveres e responsabilidade do usuário.
A NBR 15575 não invalida as exigências anteriores.
Como explica a CBIC, todas as normas anteriores continuam valendo e não entram em conflito, mas, sim, se complementam.
Você também pode gostar
Recomendados para você
Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]
O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]
Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]