Avaliação de franqueado: você tem o perfil que a franquia deseja?

Por Construlino - 26 de março de 2018

Você é antenado no mercado, quer investir em um negócio próprio e procura soluções de melhores investimentos? Então, já deve ter avaliado a possibilidade de ser um franqueado, não é mesmo? Para abrir um negócio próprio, você não precisa ter uma ideia original e começar tudo do zero.

avaliação de franqueado

As vantagens de ser um franqueado são inúmeras, sendo a maior segurança de ter um negócio rentável uma das principais.

Entretanto, engana-se quem pensa que, para ser um franqueado, basta ter dinheiro. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre avaliação de franqueado e algumas características e habilidades essenciais! Confira!

Avaliação de franqueado

Apesar de não existir um padrão, vários franqueadores fazem um processo de seleção para escolher franqueados para suas franquias. Existem várias reuniões para abordar a situação financeira do empreendedor, apresentar o conceito da marca e outras informações importantes.

Todavia, o primeiro passo no processo de seleção de franqueados é definir o perfil dos candidatos. São aplicados questionários e testes comportamentais para identificar se ambas as partes têm afinidade e os mesmos objetivos.

Saber o perfil do franqueado é importante não apenas para os franqueadores, mas também para os novos empreendedores. Afinal, você só deve investir em um negócio que seja condizente com o seu perfil e que trará satisfação profissional e pessoal.

Você quer saber quais características são importantes no perfil de um franqueado? Acompanhe!

Características de um franqueado

Saber lidar com finanças

Para gerenciar uma franquia, será essencial que você tenha conhecimentos básicos sobre fluxo de caixa, investimentos, capital de giro e sobre como fazer um bom planejamento financeiro. Mas, não se desespere! Você não precisa ser nenhum expert em finanças.

Além disso, várias empresas franqueadoras oferecem capacitação e suporte para que seu empreendimento cresça — e algumas dispõem até de uma universidade corporativa e comitês temáticos!

Possuir capital suficiente

Você já tem um planejamento financeiro? Sabe qual é a previsão de retorno do seu investimento? Conhece o valor necessário para tocar as operações até o negócio gerar lucro? Antes de seguir com seu empreendimento, a resposta para todas essas perguntas precisa ser positiva.

No entanto, tenha em mente que ser apenas um bom investidor não é suficiente! É muito importante que os franqueadores vejam você como um parceiro e reconheçam suas habilidades de gestão na avaliação de franqueado.

Ter habilidade de comunicação

Se você está confuso sobre as razões da necessidade de ter habilidades de comunicação, pense no seguinte caso: suponha que você trabalhe no ramo de construção civil e que investirá em uma franquia de aluguel de equipamentos. O cliente já conhece a marca e os serviços, no entanto, ele precisa alugar um novo equipamento e não sabe qual é o melhor. Aliás, é a primeira vez dele na sua loja.

Como garantir a venda nesse caso? É aqui que suas habilidades de comunicação e a experiência dos seus vendedores farão a diferença! Uma comunicação objetiva, com respostas precisas e informativas, faz o cliente se sentir seguro e criar um vínculo com seu estabelecimento. Isso será essencial para alavancar as vendas do seu negócio.

Ser disciplinado

Qualquer empresário que está começando um empreendimento tem medo que o negócio feche antes de dar retorno. Entretanto, com disciplina, você reduz as chances de que isso aconteça. Ser disciplinado é imprescindível para alcançar os resultados desejados e um sucesso duradouro.

Algumas dicas para ter autodisciplina são: eliminar distrações, identificar tarefas importantes da rotina e planejá-las, capacitar-se e motivar-se sempre. Ademais, confie e siga as orientações comerciais e técnicas fornecidas pelos franqueadores.

Pensar estrategicamente

Se você quer ter sucesso como franqueado, uma visão estratégica e dinâmica deve fazer parte das suas habilidades. Investir em uma franquia renomada e reconhecida no mercado possibilitará uma margem de lucratividade líquida compatível com o investimento. Todavia, isso bastará para ter êxito?

É importante que você sempre pense no futuro e planeje-se. Acompanhe também as oscilações e tendências do mercado. Os franqueadores valorizam, na avaliação de franqueado, empresários que fornecem ideias criativas e entendem as movimentações da rede de franquias.

Você gostaria de ficar por dentro das últimas novidades de equipamentos de construção civil e franquias? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino