Aprenda como montar um plano de negócios passo a passo

Por Construlino - 26 de abril de 2018

Como montar um plano de negócios? Muitas vezes ignorado por empreendedores, a etapa de planejamento é importante para compreender e avaliar a viabilidade de um empreendimento.

montar um plano de negócios

O propósito do documento é reunir todas as informações sobre o mercado, os concorrentes, os produtos e os serviços que serão oferecidos e a projeção financeira dos primeiros meses de funcionamento. Por ser um documento versátil, pode ser aplicado em qualquer modelo de empresa: startups, franquias, indústrias.

Neste post, você vai compreender quais são os principais capítulos de um plano de negócios. Segui-lo com exatidão é determinante para decidir se vale a pena investir na criação do seu negócio. Preparado? Boa leitura!

Analise o mercado e a concorrência

Entender quem é o público-alvo que o negócio pretende atrair e conhecer os principais adversários na disputa pela clientela é o ponto inicial da análise de viabilidade de um empreendimento. Dessa forma, o empreendedor deve responder a duas questões:

  • Existe mercado consumidor suficiente para consumir o produto que minha empresa vai oferecer?
  • Tenho condições de competir com as empresas já estabelecidas no mercado?

Essas respostas precisam vir acompanhadas de uma descrição detalhada dos perfis dos consumidores em potencial e dos concorrentes. No caso de franquias, é normal que o franqueador tenha esse mapeamento completo. Caberá ao franqueado interpretá-lo e aplicá-lo à realidade local.

Monte o plano operacional

O planejamento da operação deve prever tudo o que a empresa precisa para ser viabilizada: localização, tamanho das instalações físicas, equipamentos necessários. O empreendedor também fará estimativas sobre a capacidade de produção da unidade, de quantos clientes conseguirá atender por mês, quantos funcionários serão necessários e quais serão as atividades de cada um deles.

Assim como no estudo do mercado e da concorrência, no caso das franquias é possível aproveitar o conhecimento do franqueador para prever essas condições. A experiência da rede é determinante para minimizar erros na montagem do plano operacional.

Planeje o marketing

O plano de marketing deve se preocupar sobre como a sua empresa vai chegar até o mercado consumidor. Dessa forma, nessa parte do plano de negócios, você precisa traçar estratégias de comunicação e de preço dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Uma abordagem muito utilizada para estruturar essa etapa é por meio da descrição do Mix de Marketing, também conhecido como 4 Ps:

  • Produto: O que você oferece? Quais são os atributos? Como será a embalagem, o conteúdo, a forma, o tamanho das mercadorias comercializadas pela sua empresa?
  • Praça: Onde você vende? Qual é a estratégia de distribuição?
  • Preço: Qual é o valor da mercadoria? Qual é a margem de lucro?
  • Promoção: Como fazer o cliente saber que sua empresa existe? Quais são as estratégias de comunicação?

Faça a projeção financeira

Chegou a hora de avaliar se o negócio é viável financeiramente. Aqui, é necessário que o empreendedor tenha ideia de quanto precisa investir para tirar a empresa do papel. Esse capítulo do plano deve conter a previsão de despesas iniciais, de receitas, a estimativa de capital de giro e a projeção de lucros.

Defina objetivos e metas

Após compreender como a empresa funcionará, o plano de negócios deve registrar os objetivos e as metas para o primeiro ano de funcionamento do empreendimento. Essa etapa permite que o empreendedor tenha uma visão geral do negócio e para onde ele deseja ir. O importante é traçar propósitos que estejam de acordo com a realidade da empresa.

Após montar um plano de negócios, será possível decidir se o investimento na empresa trará retorno para você ou não. Ao reunir informações sobre todas as peculiaridades da área em que pretende atuar, é possível averiguar quais são as oportunidades e quais são as ameaças daquele setor. Dessa forma, ao tirar o empreendimento do papel, você terá condições de se preparar da melhor maneira para enfrentar a concorrência e conquistar a clientela.

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