Aprenda com 5 dicas a criar um canteiro de obras sustentável

Por Construlino - 13 de agosto de 2018

Todo mundo sabe a importância de preservar o meio em que vivemos. Os recursos naturais do nosso planeta não são infinitos e, por isso, é necessário pensar em um consumo sustentável e consciente. É fundamental promover práticas que visam o desenvolvimento sem causar danos à natureza. Ainda não entendeu o que isso tem a ver com a sua obra? Calma, a gente explica!

canteiro de obras sustentável

Para que o impacto ambiental seja o menor possível, todos as pessoas e os setores da sociedade devem contribuir. A sua construção, por exemplo, pode ter um canteiro de obras sustentável! E sabia que, além de ajudar a natureza, você ainda pode economizar apostando em algumas iniciativas?

Abaixo, separamos algumas dicas que vão ajudar a deixar sua obra mais sustentável. Você verá que com atitudes simples é possível ajudar o planeta e, até mesmo, otimizar o seu trabalho. Vamos lá?!

1. Prefira andaimes de metal

Quer prática mais sustentável do que reutilizar? Por isso, investir em andaimes de metal, substituindo os tradicionais de madeira, é o ideal. Eles podem ser montados e desmontados mais de uma vez. Dessa forma, você será capaz de usá-los em diferentes construções, reduzindo gastos com novas compras de equipamentos.

 

[cta id=’4505′]

 

2. Aposte em painéis metálicos

Umas das principais características dos painéis metálicos é que o seu uso reduz o consumo de energia. Isso porque eles podem ser utilizados para controle solar, otimizando a incidência de luz e calor no local onde forem instalados.

Eles também são versáteis e podem ser reutilizados em diferentes formas e ambientes. Além disso, evitam o desperdício na construção, uma vez que podem ser transportados prontos.

3. Armazene os materiais de forma adequada

Você deve ter em mente que é preciso evitar o desperdício. Na hora da compra dos materiais, seja consciente e leve apenas o que será de fato utilizado na sua construção. Assim, você não perde recursos e também economiza.

Um outro fator importante é o armazenamento adequado dos materiais no canteiro de obras. O ideal é que eles sejam colocá-los em locais seguros, livres de chuva, sol forte ou umidade, para que não sejam prejudicados.

4. Use lavadoras para tornar sua obra mais sustentável

Muitas vezes, o desperdício de água é muito grande em construções. Por isso, na hora da limpeza pós-obra, o recomendado é investir na locação de uma lavadora de alta pressão. Esse tipo de equipamento elimina facilmente a sujeira e economiza até 80% em comparação às mangueiras de borracha tradicionais.

Outra dica para evitar a perda imprudente desse recurso natural é apostar na reutilização. Você pode estocar a água usada e reaproveitá-la em outra função. Apostar no recolhimento de água da chuva também é uma ótima prática sustentável.

5. Faça coleta seletiva

A coleta seletiva ajuda a diminuir o impacto que causamos ao ambiente. Por meio dela, é possível fazer a separação correta de resíduos e de lixo orgânico. Assim, muitos materiais são reciclados, evitando que novos recursos sejam extraídos da natureza.

Viu só como a reciclagem é importante? Por isso, não esqueça de realizar coleta seletiva e fazer a destinação correta dos resíduos da sua construção.

A gente espera que nossas dicas ajudem você a tornar seu canteiro de obras sustentável. Lembre-se que é dever de todos ajudar o planeta! Com planejamento e gestão é possível adotar boas práticas e transformar a sua construção: evite desperdícios, reutilize e ajude na reciclagem.

Se você gostou do nosso post sobre a criação de um canteiro de obras sustentável, continue acompanhando nosso blog para conferir outras dicas. E se quiser ter acesso a conteúdos exclusivos, assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino