Aprenda agora como utilizar uma betoneira!

Por Construlino - 16 de abril de 2018

Betoneiras são misturadores de materiais. Existem diferentes tipos e tamanhos. No entanto, a mais usual é a betoneira de 400 litros, também conhecida como de uma (01) massada. Uma massada (traço1:3:3) produz aproximadamente 160 litros de concreto, ou seja, 0,16 m3.

Saber como utilizar uma betoneira é essencial para quem trabalha na área da construção civil. Mesmo que sua função não esteja diretamente ligada com esse equipamento, é importante obter esse conhecimento, caso seja necessário em algum momento.

Aprenda agora como utilizar uma betoneira!

Para te ajudar, neste artigo vamos explicar o que é, para que serve e como usar esse maquinário. Portanto, leia com atenção até o final, pois a má utilização traz imensos prejuízos.

O que é uma betoneira e quais são suas vantagens?

Também chamada de misturador de concreto, a betoneira é um utensílio básico de toda obra. Por sua função de misturar materiais, ela é usada em diversos setores industriais, porém, dentro de uma edificação tem uma função bem específica. É nela que se coloca água, areia, cimento e agregados para a formação do concreto.

Em geral, a betoneira é formada pelas seguintes partes: tambor, setor basculante, pás de mistura, cremalheira e pinhão, casinha do motor, o pinhão do volante, o volante, chassi reforçado, braço reforçado, pedal e rodas.

Atualmente, existem no mercado 4 tipos disponíveis: a semi-fixa; a fixa, que recebe esse nome por não possuir rodas; a automática, que possui esteiras para locomoção; e a móvel, sendo esse o modelo mais avançado, que é acoplado em um caminhão, a fim de facilitar o transporte.

Uma grande vantagem de seu uso é a economia de tempo, visto que realiza em minutos uma atividade que manualmente demoraria horas. Além disso, é um aparato simples e que demanda pouco esforço físico da sua equipe.

Como utilizar uma betoneira?

Após realizar a montagem conforme as instruções do fabricante, é preciso tomar certos cuidados. Antes de utilizar a máquina, por exemplo, lembre-se de colocar todos os equipamentos de segurança pedidos, como óculos, luvas, capacetes, entre outros.

Além disso, antes de ligá-la, é preciso verificar sua fiação. A descarga elétrica é um dos acidentes mais comuns com esse tipo de maquinário, portanto, observe se ele foi aterrado e se os fios estão em bom estado.

Quando a betoneira estiver limpa e localizada em um local adequado, separe os ingredientes na proporção desejada para sua finalidade. Então, siga os seguintes passos: adicione a quantidade de agregados a ser utilizado com metade da água e deixe bater por um minuto. Em seguida, coloque o cimento, a areia e o restante da água e deixe batendo por mais três minutos.

É importante se lembrar de sempre limpar as principais áreas, remover poeira do motor e lubrificar as engrenagens para prolongar a vida útil do seu equipamento. Além disso, é preciso investir em manutenção preventiva periódica, para que ele esteja sempre apto para exercer sua função.

Além de saber como utilizar uma betoneira, é precisar saber mais sobre sua aquisição. Uma observação importante é que, por possuir um preço elevado, nem sempre a melhor opção seja comprá-la. Avalie a sua necessidade, dessa forma, pode ser que a melhor saída seja realizar a locação, pagando apenas pelo tempo que ela realmente será útil.

Agora que você já sabe mais sobre como utilizar uma betoneira, que tal conhecer o modelo mais comum, a de 400 litros? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre o nosso modelo de franquia.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva