Aprenda agora como utilizar uma betoneira!

Por Construlino - 16 de abril de 2018

Betoneiras são misturadores de materiais. Existem diferentes tipos e tamanhos. No entanto, a mais usual é a betoneira de 400 litros, também conhecida como de uma (01) massada. Uma massada (traço1:3:3) produz aproximadamente 160 litros de concreto, ou seja, 0,16 m3.

Saber como utilizar uma betoneira é essencial para quem trabalha na área da construção civil. Mesmo que sua função não esteja diretamente ligada com esse equipamento, é importante obter esse conhecimento, caso seja necessário em algum momento.

Aprenda agora como utilizar uma betoneira!

Para te ajudar, neste artigo vamos explicar o que é, para que serve e como usar esse maquinário. Portanto, leia com atenção até o final, pois a má utilização traz imensos prejuízos.

O que é uma betoneira e quais são suas vantagens?

Também chamada de misturador de concreto, a betoneira é um utensílio básico de toda obra. Por sua função de misturar materiais, ela é usada em diversos setores industriais, porém, dentro de uma edificação tem uma função bem específica. É nela que se coloca água, areia, cimento e agregados para a formação do concreto.

Em geral, a betoneira é formada pelas seguintes partes: tambor, setor basculante, pás de mistura, cremalheira e pinhão, casinha do motor, o pinhão do volante, o volante, chassi reforçado, braço reforçado, pedal e rodas.

Atualmente, existem no mercado 4 tipos disponíveis: a semi-fixa; a fixa, que recebe esse nome por não possuir rodas; a automática, que possui esteiras para locomoção; e a móvel, sendo esse o modelo mais avançado, que é acoplado em um caminhão, a fim de facilitar o transporte.

Uma grande vantagem de seu uso é a economia de tempo, visto que realiza em minutos uma atividade que manualmente demoraria horas. Além disso, é um aparato simples e que demanda pouco esforço físico da sua equipe.

Como utilizar uma betoneira?

Após realizar a montagem conforme as instruções do fabricante, é preciso tomar certos cuidados. Antes de utilizar a máquina, por exemplo, lembre-se de colocar todos os equipamentos de segurança pedidos, como óculos, luvas, capacetes, entre outros.

Além disso, antes de ligá-la, é preciso verificar sua fiação. A descarga elétrica é um dos acidentes mais comuns com esse tipo de maquinário, portanto, observe se ele foi aterrado e se os fios estão em bom estado.

Quando a betoneira estiver limpa e localizada em um local adequado, separe os ingredientes na proporção desejada para sua finalidade. Então, siga os seguintes passos: adicione a quantidade de agregados a ser utilizado com metade da água e deixe bater por um minuto. Em seguida, coloque o cimento, a areia e o restante da água e deixe batendo por mais três minutos.

É importante se lembrar de sempre limpar as principais áreas, remover poeira do motor e lubrificar as engrenagens para prolongar a vida útil do seu equipamento. Além disso, é preciso investir em manutenção preventiva periódica, para que ele esteja sempre apto para exercer sua função.

Além de saber como utilizar uma betoneira, é precisar saber mais sobre sua aquisição. Uma observação importante é que, por possuir um preço elevado, nem sempre a melhor opção seja comprá-la. Avalie a sua necessidade, dessa forma, pode ser que a melhor saída seja realizar a locação, pagando apenas pelo tempo que ela realmente será útil.

Agora que você já sabe mais sobre como utilizar uma betoneira, que tal conhecer o modelo mais comum, a de 400 litros? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre o nosso modelo de franquia.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Aprenda agora como utilizar uma betoneira!
Aluguel de Betoneira Aprenda agora como utilizar uma betoneira!

Betoneiras são misturadores de materiais. Existem diferentes tipos e tamanhos. No entanto, a mais usual é a betoneira de 400 litros, também conhecida como de uma (01) massada. Uma massada (traço1:3:3) produz aproximadamente 160 litros de concreto, ou seja, 0,16 m3. Saber como utilizar uma betoneira é essencial para quem trabalha na área da construção civil. […]

Construlino

Aluguel de Andaimes Conheça 15 equipamentos que não podem faltar em um canteiro de obras

Ferramentas e equipamentos funcionam como facilitadores na construção civil. Muitas atividades desenvolvidas no canteiro de obra podem ser feitas com mais agilidade e melhor produtividade quando os profissionais têm os equipamentos corretos à sua disposição. Além da economia de tempo, a qualidade do produto final fica otimizada com o uso de ferramentas seguras e confiáveis. […]

Construlino

betoneira
Aluguel de Betoneira Use com segurança: Betoneira

Betoneiras são misturadores de materiais. Existem diferentes tipos e tamanhos. No entanto, a mais usual é a betoneira de 400 litros, também conhecida como de uma (01) massada. Uma massada (traço1:3:3) produz aproximadamente 160 litros de concreto, ou seja, 0,16 m3. Atualmente, existem diferentes tipos e tamanhos, mas a mais usual é a de 400 […]

Construlino