Aprenda a manter os equipamentos da obra em bom estado

Por Construlino - 28 de junho de 2017

Os equipamentos da obra são fundamentais para que os profissionais possam realizar suas respectivas atividades. Alguns deles são essenciais para termos um produto de qualidade, que atenda aos principais requisitos técnicos e possa superar as expectativas dos clientes.

equipamentos da obra

Porém, assim como quaisquer outros tipos de máquinas e ferramentas, os equipamentos também precisam de manutenção e limpeza. Essa é a principal maneira de aumentar a sua durabilidade e garantir que a sujeira e outros problemas não interfiram no seu desempenho.

É interessante destacar que uma ferramenta que não passou pelas manutenções previstas pode representar um risco de segurança para os profissionais, prejudicando ainda mais sua obra. Então, leia nosso artigo e aprenda a manter os equipamentos de obra em bom estado!

Limpe-os equipamentos da obra constantemente

A limpeza é uma das ações mais importantes para manter os equipamentos da obra em bom estado. Obviamente, cada tipo de equipamento exige uma limpeza específica.

Em ferramentas elétricas, por exemplo, é preciso utilizar um pincel macio para retirar os resíduos de materiais que permaneceram no equipamento. Além disso, lembre-se de limpar as entradas e saídas de ar (para evitar um superaquecimento) e lubrificar as peças, impedindo o aparecimento de ferrugens.

Já as betoneiras precisam ser lavadas a cada utilização, aumentando a sua vida útil e garantindo que a resistência do concreto não sofra alterações. Sua limpeza consiste em raspar os resíduos de concreto e argamassa e, depois, colocar uma lata de brita, ainda não utilizada, e a mesma proporção de água, ligando a máquina por três minutos. As pedras farão o trabalho de limpeza, evitando o uso de produtos específicos.

É importante destacar que, independentemente do equipamento, é imprescindível realizar a sua limpeza sempre após o uso. Não se esqueça disso!

Busque o correto armazenamento

O armazenamento também é fundamental para garantir o bom estado dos equipamentos. Os de pequeno porte, como ferramentas elétricas e manuais, devem ser mantidos em locais secos e protegidos da umidade.

Betoneiras precisam ser guardadas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água e a entrada de animais. Uma betoneira mal armazenada costuma gerar prejuízos para a saúde dos trabalhadores, pois pode se tornar foco de doenças como a dengue, o zika vírus e o chikungunya.

É preciso se atentar para que o transporte dos equipamentos seja feito da maneira mais segura possível, protegendo-os de possíveis quedas e danos.

Utilize conforme as especificações

A maneira como utilizamos um determinado equipamento também é um fator para garantir o seu bom estado de funcionamento. Muitos profissionais experientes já estão habituados a utilizar algumas ferramentas, então não prestam atenção às especificações e ao manual do fabricante.

Porém, novos estudos e pesquisas são realizados diariamente, identificando diferentes maneiras de utilizar um equipamento, obtendo maior produtividade e menor desgaste. Sendo assim, é preciso utilizá-lo conforme as indicações do fabricante para garantir sua conservação, aumentar o tempo de vida útil e sua produtividade.

Os equipamentos de obra são ferramentas essenciais para o cumprimento do cronograma. Muitos empreiteiros costumam comprá-los, mas quando acontece algum incidente, todo o processo produtivo é paralisado e, consequentemente, o cronograma precisa ser alterado.

A melhor maneira de gerir sua obra se dá por meio da utilização de equipamentos alugados. Porém, é necessário contar com empresas especializadas, que forneçam equipamentos de qualidade e em bom estado de conservação.

E aí, gostou do nosso artigo? Aprendeu a economizar mantendo os equipamentos da obra em bom estado? Então, por que não aprender a valorizar seu dinheiro com investimentos? Não perca tempo e baixe agora o e-book sobre os 5 tipos de investimentos mais rentáveis!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino