Aprenda a manter os equipamentos da obra em bom estado

Por Construlino - 28 de junho de 2017

Os equipamentos da obra são fundamentais para que os profissionais possam realizar suas respectivas atividades. Alguns deles são essenciais para termos um produto de qualidade, que atenda aos principais requisitos técnicos e possa superar as expectativas dos clientes.

equipamentos da obra

Porém, assim como quaisquer outros tipos de máquinas e ferramentas, os equipamentos também precisam de manutenção e limpeza. Essa é a principal maneira de aumentar a sua durabilidade e garantir que a sujeira e outros problemas não interfiram no seu desempenho.

É interessante destacar que uma ferramenta que não passou pelas manutenções previstas pode representar um risco de segurança para os profissionais, prejudicando ainda mais sua obra. Então, leia nosso artigo e aprenda a manter os equipamentos de obra em bom estado!

Limpe-os equipamentos da obra constantemente

A limpeza é uma das ações mais importantes para manter os equipamentos da obra em bom estado. Obviamente, cada tipo de equipamento exige uma limpeza específica.

Em ferramentas elétricas, por exemplo, é preciso utilizar um pincel macio para retirar os resíduos de materiais que permaneceram no equipamento. Além disso, lembre-se de limpar as entradas e saídas de ar (para evitar um superaquecimento) e lubrificar as peças, impedindo o aparecimento de ferrugens.

Já as betoneiras precisam ser lavadas a cada utilização, aumentando a sua vida útil e garantindo que a resistência do concreto não sofra alterações. Sua limpeza consiste em raspar os resíduos de concreto e argamassa e, depois, colocar uma lata de brita, ainda não utilizada, e a mesma proporção de água, ligando a máquina por três minutos. As pedras farão o trabalho de limpeza, evitando o uso de produtos específicos.

É importante destacar que, independentemente do equipamento, é imprescindível realizar a sua limpeza sempre após o uso. Não se esqueça disso!

Busque o correto armazenamento

O armazenamento também é fundamental para garantir o bom estado dos equipamentos. Os de pequeno porte, como ferramentas elétricas e manuais, devem ser mantidos em locais secos e protegidos da umidade.

Betoneiras precisam ser guardadas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água e a entrada de animais. Uma betoneira mal armazenada costuma gerar prejuízos para a saúde dos trabalhadores, pois pode se tornar foco de doenças como a dengue, o zika vírus e o chikungunya.

É preciso se atentar para que o transporte dos equipamentos seja feito da maneira mais segura possível, protegendo-os de possíveis quedas e danos.

Utilize conforme as especificações

A maneira como utilizamos um determinado equipamento também é um fator para garantir o seu bom estado de funcionamento. Muitos profissionais experientes já estão habituados a utilizar algumas ferramentas, então não prestam atenção às especificações e ao manual do fabricante.

Porém, novos estudos e pesquisas são realizados diariamente, identificando diferentes maneiras de utilizar um equipamento, obtendo maior produtividade e menor desgaste. Sendo assim, é preciso utilizá-lo conforme as indicações do fabricante para garantir sua conservação, aumentar o tempo de vida útil e sua produtividade.

Os equipamentos de obra são ferramentas essenciais para o cumprimento do cronograma. Muitos empreiteiros costumam comprá-los, mas quando acontece algum incidente, todo o processo produtivo é paralisado e, consequentemente, o cronograma precisa ser alterado.

A melhor maneira de gerir sua obra se dá por meio da utilização de equipamentos alugados. Porém, é necessário contar com empresas especializadas, que forneçam equipamentos de qualidade e em bom estado de conservação.

E aí, gostou do nosso artigo? Aprendeu a economizar mantendo os equipamentos da obra em bom estado? Então, por que não aprender a valorizar seu dinheiro com investimentos? Não perca tempo e baixe agora o e-book sobre os 5 tipos de investimentos mais rentáveis!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 Vantagens da lavadora elétrica!

A lavadora de alta pressão traz inúmeras vantagens quando o assunto é limpeza. Seja para grandes áreas externas, para retirar sujeiras impregnadas e até mesmo para dar aquela boa faxina no pós-obra.  Neste artigo, vamos conhecer especificamente da lavadora de alta pressão elétrica, uma opção econômica e muito utilizada para garantir ambientes muito mais limpos. […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Como lavar a parede sem danificar?

Entender como lavar a parede de maneira correta é essencial para evitar danos à superfície e garantir resultados eficazes.  Antes de compreender como lavar a parede, é importante identificar o tipo de material da parede, seja pintura lisa, papel de parede, azulejos ou outro revestimento, para escolher as técnicas adequadas.  Visando esclarecer algumas dúvidas, a […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva