Andaime tubular melhora a produtividade da obra

Por Construlino - 30 de junho de 2016

O Andaime Tubular é um tipo de torre para trabalho em altura utilizado comumente na construção civil.

Indicado para executar trabalhos em lugares elevados, o andaime é um dos equipamentos mais utilizados na construção civil.

Atualmente, além dos ultrapassados modelos feitos em madeira, esta disponível no mercado o andaime tubular.

 

Entre as principais características do produto estão:

  • simples manuseio,
  • facilidade na montagem e desmontagem (pois as peças são modulares),
  • fácil armazenagem (em apenas 3 m² é possível acomodar até 240 peças de andaimes)
  • possibilidade de ser reutilizado diversas vezes.

 

andaime-metalico-03

 

O andaime tubular deve ser montado conforme orientação do engenheiro da obra, seguindo manual fornecido pelo locador ou fabricante.

 

O equipamento consiste em peças tubulares encaixadas ou rosqueadas umas nas outras, e é preciso haver um perfeito travamento junto à estrutura da obra.

Fora isso, todo andaime deve ter proteções laterais para evitar quedas de alturas.

 

Produtividade

Quando se trata de produtividade, ao compararmos um andaime tubular, previamente estudado e concebido de acordo com um bom projeto de engenharia e personalizado em conformidade com as necessidades da obra, o ganho que se tem pode ser oito vezes maior.

 

andaime-metalico-02

 

 

Tempo de montagem

Em relação ao tempo de execução da construção com o andaime metálico, estima-se que ele seja entre seis e dez vezes menor na comparação com o de madeira.

Por oferecerem mais segurança e versatilidade, os andaimes metálicos podem ser montados e desmontados com menor tempo e têm vida útil muito maior que a da madeira.

 

[cta id=’4505′]

 

Segurança

O andaime metálico é fundamental para o compromisso com a segurança da obra e dos operários envolvidos em sua execução.

Peças em madeira (vigotas, tábuas e pontaletes) são difíceis de serem inspecionadas, sobretudo depois de muito tempo de uso.

E sua estrutura interna pode estar comprometida sem que os usuários percebam.

Os especialistas dizem, ainda, que os produtos de madeira têm pouca resistência nas ligações e emendas e grandes deformações quando submetidos a variadas e bruscas mudanças de temperatura e umidade.

 

 

Sustentabilidade

Quando comparado com o de madeira, o andaime metálico ainda apresenta uma série de vantagens.

A primeira delas está relacionada ao respeito com o meio ambiente, já que ele não retira madeira da natureza e também não oferece dificuldade em administrar e controlar os resíduos (sobras e aparas de madeira) gerados no processo.

Além disso, o metal pode ser reciclado no fim de sua vida útil inúmeras vezes.

 

Veja outros itens que compõem um andaime: Guarda-corpo, sapatas e rodíziosescadas e pisos metálicos.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 motivos para alugar a lavadora de alta pressão

Limpeza e higienização de ambiente exige equipamentos eficientes, é assim que a lavadora de alta pressão ajuda você a eliminar sujeiras impregnadas, sem precisar fazer esforço físico ou até mesmo esfregar o chão. Seja para manutenção de casa ou na limpeza pós-obra, a lavadora de alta pressão é certeira na limpeza.  Remover a sujeira, resíduos […]

Chris

Artigos sobre Limpeza Dicas de limpeza para quem tem pets

Ter pets em casa traz alegrias e muita companhia para nossas vidas, mas também precisamos estar sempre atentos na limpeza dos ambientes para proporcionar o bem-estar do animal de estimação e para todos da residência. Na correria, a limpeza pode ser um desafio, mas não se preocupe! A Casa do Construtor separou algumas dicas de […]

Chris

Artigos sobre Limpeza Enceradeira industrial: onde usar?

Quem não gosta de um chão limpo e brilhante? Se você pensou que a enceradeira industrial servia apenas para encerar grandes áreas, se enganou. Este equipamento possui várias funções quando o assunto é limpeza. Seja para retirar manchas, realizar remoção de vestígios no concreto, lixar, polir e até mesmo para lavar tapetes e carpetes.  Quem […]

Chris