Afinal, o que é necessário para fazer uma reforma de banheiro?

Por Construlino - 6 de maio de 2019

Com o surgimento de novas tecnologias e a mudança na rotina das pessoas, o banheiro passou a ocupar uma posição de maior importância nos ambientes residenciais. Antes visto como um local apenas para higiene pessoal, hoje em dia é comum observarmos os esforços em transformá-lo em um local mais agradável e funcional por meio de propostas para reforma de banheiro.

 

reforma de banheiro

 

Os itens que compõem esse repartimento, como pisos, revestimentos, mobiliários e acessórios, podem gerar grande despesa na hora de redesenhar seu design. Por isso, se deseja passar por essa etapa sem maiores dificuldades, continue a leitura e veja o que é preciso considerar ao fazer uma reforma no banheiro. Confira!

Verifique as condições gerais do ambiente

Antes de iniciar qualquer modificação durante a reforma de banheiro, é fundamental estabelecer um plano de ações bem definido. Em um primeiro momento, os moradores devem observar todas as condições do ambiente, bem como a rede elétrica e hidro sanitária. Ter uma visão técnica desses pontos pode não ser uma tarefa fácil e, por isso, contar com o auxílio de um profissional é muito importante.

Além de evitar surpresas desagradáveis, avaliar com cautela toda parte estrutural pode oferecer mais segurança na hora de iniciar a obra, além de ajudar a reduzir os custos e manter o prazo estabelecido sem maiores alterações. Ademais, nessa fase de planejamento é possível pensar no ambiente como forma de agregar mais valor e também funcionalidade.

Estabeleça o estilo que será adotado

Cada pessoa possui uma personalidade própria e, geralmente, deseja imprimir sua identidade na decoração. Pensando nisso, é importante definir o modelo que será adotado para transformar o ambiente em um lugar que também combine com seu estilo de vida e preferências.

Embora pareça uma tarefa complicada, pode ser bastante prazeroso escolher elementos que deixará o ambiente único — além de diminuir a necessidade de adaptações no decorrer da obra.

Defina o tipo de revestimento e cores

O piso tem uma função muito importante tanto na parte estrutural quanto de acabamento. Ao pensar na reforma de banheiro, é fundamental considerar aspectos como a umidade, limpeza e resistência das peças. Portanto, vale pensar muito além da beleza visual, pois é preciso que o revestimento escolhido seja prático e de qualidade.

Assim, apostar no uso de pastilhas pode dar um ar ainda maior de modernidade ao seu banheiro. Contudo, existem cerâmicas e porcelanatos de formatos e cores que transformam o ambiente positivamente, gerando resultados incríveis. Você também pode considerar os pisos vinílicos, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção, especialmente por suas estampas que imitam a madeira, pela praticidade na instalação e por sua durabilidade.

Além desses detalhes, pensar no esquema de cores para a reforma de banheiro pode fazer uma grande diferença no visual. Dessa forma, investir em cores claras e neutras é uma excelente alternativa, pois auxilia também na valorização do ambiente, além de deixá-lo mais confortável e acolhedor.

Aposte em um bom projeto de iluminação

Por fim, um projeto de iluminação eficaz deve, além de atender as necessidades do ambiente, valorizar a decoração, destacar os detalhes e, principalmente, oferecer mais conforto para os moradores. Portanto, é preciso pensar não só nas lâmpadas, mas nas luminárias, pendentes e demais acessórios, afinal, a iluminação possui um papel muito importante no aspecto funcional.

Para que o banheiro fique mais bonito, acolhedor e prático, vale apostar em pontos de luz com foco para áreas específicas, como em espelhos, bancadas e na área do banho. Esse tipo de cuidado pode oferecer, por exemplo, uma facilidade a mais na hora de se maquiar em frente ao espelho. Além disso, utilizar modelos de lâmpadas cromoterápicas pode promover um bom relaxamento.

Para promover uma reforma de banheiro eficiente, é fundamental ter um planejamento eficiente de todas as ações que serão tomadas durante a obra. Além disso, fazer escolhas baseadas em suas preferências é um passo fundamental para garantir o bem-estar e a satisfação pessoal.

Porém, para que o resultado seja tão bom quanto o planejado, utilizar equipamentos de construção civil adequados é indispensável para conseguir uma reforma mais rápida e barata.

Gostou deste texto sobre dicas para reforma de banheiro? Continue acompanhando as novidades  do setor da construção através de nosso site!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva