Afinal, a mecanização na Construção Civil é viável?

Por Construlino - 1 de março de 2017

Trabalhar na Construção Civil exige força para tarefas aparentemente simples, como serrar madeira, misturar concreto, demolir alvenaria, cortar paredes etc. O profissional que deseja se sustentar com esse emprego sabe que, se quiser ganhar mercado, não pode fazer corpo mole.

Essa característica confere ao serviço a designação de trabalho pesado e acaba se tornando um complicador. Ou seja, por não ser uma atividade simples, a sua execução é lenta e muito cansativa.

Para solucionar esse problema, o emprego de tecnologia garante equipamentos que tornam as tarefas desses profissionais mais fáceis. Entretanto, muitos deles imaginam que só é possível utilizar esses equipamentos quando são contratados por grandes construtoras.

Se você tem interesse em pesquisar sobre a viabilidade da mecanização na Construção Civil, vale a pena conferir o nosso post de hoje. Acompanhe!

A mecanização e suas vantagens

Afinal a mecanização na construção civil e viável

A mecanização é a utilização de máquinas para o desempenho de atividades profissionais. Ela pode ser encontrada na agricultura, na indústria farmacêutica e principalmente na Construção Civil. As suas vantagens são:

Aumento na produtividade

As máquinas conseguem desempenhar as atividades de forma mais rápida do que o corpo humano. Tarefas como transporte vertical de concreto, demolição, compactação e pintura ganham velocidade de execução quando utilizamos guincho de coluna, martelete, compactador e compressor.

Aumento na segurança

Quando equipamentos apropriados são usados, as gambiarras e as adaptações — precursores de acidentes em obras — são evitadas. Um exemplo de equipamento importante que não tolera adaptações é o andaime. Assim, ao utilizar andaimes padronizados e certificados, os profissionais terão maior proteção.

[cta id=’4505′]

Melhoria na qualidade

A resistência mecânica do concreto depende da forma correta do seu preparo. Com a utilização de betoneiras, por exemplo, a qualidade é alcançada ao obter uma massa perfeitamente homogênea e livre de impurezas.

O vibrador para concreto possui papel fundamental na eliminação de bolhas de ar dentro desse material. Depois de seca, a bolha dentro de um pilar ou viga pode comprometer a sua capacidade de resistência à carga, podendo sofrer ruptura e causar acidentes.

Economia

Com o aumento da produtividade, as obras terminarão dentro do prazo planejado, garantindo mais tempo para o profissional realizar outros serviços.

A viabilidade da mecanização

A aquisição de equipamentos mecânicos para utilização na Construção Civil pode ser muito cara. Além disso, cada obra exige uma escalação específica dos itens que contribuirão de fato para a execução.

Sendo assim, os profissionais desse mercado podem alugar esses equipamentos, garantindo as seguintes vantagens:

  • solução mais econômica: obtenção dos equipamentos conforme o tipo de serviço, sem a necessidade do desembolso de aquisição e custos de manutenção, despesas que são mais caras do que o aluguel;
  • equipamentos sempre em perfeitas condições: a empresa responsável pela locação manterá seu parque industrial em perfeitas condições para satisfazer o seu público — assim, quem aluga não precisa se preocupar com reparos;
  • desnecessário galpão: por serem alugados, ao final da obra são devolvidos sem a necessidade de local para guardá-los.

Agora que você sabe sobre a viabilidade da mecanização na Construção Civil, assine nossa newsletter e mantenha-se informado com dicas e posts atualizados!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino