Restauração de piso: 8 dicas para fazer da maneira correta

Por Construlino - 11 de junho de 2018

Chegou a hora da restauração de piso? Sem problemas! Sabemos que uma manutenção pode trazer bastante dor de cabeça. Pensando nisso, trouxemos 8 dicas que vão te ajudar a fazer  esses reparos de forma bem eficiente.

Tempo médio de leitura: 5 minutos

 

Com o passar do tempo, o piso vai se deteriorando, o que o deixa com um visual gasto e desagradável. Sabemos que o piso é uma parte muito importante na decoração de qualquer casa, sendo assim, precisa de atenção. Pensando nisso, separamos 8 dicas de como você deve fazer a restauração de piso da maneira certa.

 

Piso de taco de madeira danificado precisando de restauração de pisos

Restauração de piso de madeira

Os pisos de madeira são visualmente agradáveis e deixam qualquer ambiente elegante. Consequentemente, costumam ter um preço mais elevado para instalação. Uma forma de ajudar a reduzir gastos furos, é fazer a restauração desse piso.

Existem alguns fatores importantes na hora de fazer a restaurações dos pisos de madeira. Preste atenção:

  • Ele precisa ter, no mínimo, 2 cm de espessura; caso contrário, o revestimento acaba aparecendo após o lixamento. Geralmente, esse procedimento é mais aconselhável para assoalho ou taco.
  • Além disso, um outro fator importante que justifica a opção pela restauração do piso é que se trata de uma medida sustentável, pois evita o desperdício de madeira.

Veja como realizar esse procedimento da maneira correta:

1. Tire os móveis do cômodo

O processo de restauração de piso de madeira gera muita poeira, sem falar da demanda de aplicação de produtos químicos. Por essa razão, você deve retirar todos os móveis da área onde fará o a restauração. Em seguida, espere pelo menos 18 horas para colocá-los novamente no cômodo.

2. Preencha os buracos e imperfeições

É preciso deixar o piso uniforme. Para isso, utilize uma massa acrílica própria para madeira. Esse material pode ser encontrado em cores semelhantes às do piso, dessa forma, o torna uma ótima opção para disfarçar os mais variados desgastes.

3. Lixe muito bem

O passo mais importante para a revitalização do piso de madeira é a raspagem: a superfície danificada deve ser lixada com delicadeza. Por tanto se os danos forem pontuais, você pode optar por uma lixadeira de mão. Por outro lado, no caso de uma deterioração geral, será necessário o uso de uma lixadeira de pisos de madeira, que atende com facilidade uma maior extensão de área. Esses equipamentos costumam ser encontrados para alugar.

4. Faça uma limpeza pesada

Após lixar o piso, limpe-o rigorosamente. O processo de raspagem gera muitos resíduos e poeira, o que prejudica o resultado final. Use uma vassoura e também passe o aspirador de pó em toda a área do cômodo.

5. Finalize com o acabamento

Depois de o piso ter sido lixado e bem limpo, ele estará pronto para receber o finalizador, que será responsável para resgatar o brilho da madeira. Você pode escolher entre verniz, resina ou impregnador de madeira.

Os vernizes costumam ser à base de formol, enquanto as resinas são feitas com água (o que torna sua secagem mais rápida).

Esse processo de revitalização pode ser feito em todos os tipos de madeira, desde as resistentes até as menos densas e que marcam mais. Porém, é preciso observar que, depois de muitas raspagens, as beiradas do encaixe do piso ficam fragilizadas, aumentando a possibilidade de trincas ou de quebra das peças. Geralmente esse processo pode ser realizado no mesmo piso de três a cinco vezes.

 

Restauração de piso cerâmico

Apesar de ser resistente e de fácil limpeza, o piso cerâmico, assim como qualquer outro, pode acabar se desgastando se não for bem cuidado. A falta de zelo causa perda do brilho e corrosão do esmalte de sua superfície.

Os grandes vilões desse tipo de piso costumam ser os produtos de limpeza: não use multiusos, alvejantes e desinfetantes, pois essas mercadorias contribuem para a abertura dos poros do piso, deixando-o mais sujeito a manchas. Já os limpadores de pedra ou ferrugem contêm ácidos que corroem seu esmalte.

Deve-se também evitar lavar o piso, pois, apesar de a cerâmica ser mais resistente que a madeira, ela também sofre com o excesso de água. O ideal é usar um pano úmido e, caso seja necessária uma limpeza mais profunda, opte por um detergente neutro.

Por exemplo, você pode usar vassouras e escovas, mas confira se suas cerdas são macias. Materiais abrasivos podem provocar riscos e o desgaste do esmalte.

Saiba agora alguns procedimentos e dicas para restauração de pisos de cerâmica:

6. Tratamento artificial

Trata-se da aplicação de uma cera acrílica para dar brilho à cerâmica. São necessárias entre duas e três demãos, nesse caso a vantagem do tratamento artificial é que ele tem baixo custo, porém demanda constante manutenção. Esse produto simula o esmalte íntegro e deixa o piso com uma boa aparência.

7. Revitalização

Solução definitiva e que demanda mão de obra qualificada e maquinário específico. Esse processo restaura o esmalte da cerâmica, deixando o piso uniforme e sem riscos.

8. Pintura da cerâmica

Uma terceira alternativa é pintar a cerâmica. Existem tintas específicas e resistentes adequadas para esse procedimento, que é bastante comum em países da Europa e também nos Estados Unidos.

Cuidar de todos os detalhes da casa é essencial para a reforma de uma casa. Por tanto, se você não se esquece de toda a estrutura da residência, por que ignorar a base? Com as nossas dicas para restauração de pisos, eles sempre vão parecer novos e bem-cuidados. Mãos à obra!

Com todas essas dicas para restauração de pisos, você já está pronto para começar a reforma e deixar o piso brilhante. Entre em contato com a Casa do Construtor e alugue os melhores equipamentos para limpeza e manutenção!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 Vantagens da lavadora elétrica!

A lavadora de alta pressão traz inúmeras vantagens quando o assunto é limpeza. Seja para grandes áreas externas, para retirar sujeiras impregnadas e até mesmo para dar aquela boa faxina no pós-obra.  Neste artigo, vamos conhecer especificamente da lavadora de alta pressão elétrica, uma opção econômica e muito utilizada para garantir ambientes muito mais limpos. […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Como lavar a parede sem danificar?

Entender como lavar a parede de maneira correta é essencial para evitar danos à superfície e garantir resultados eficazes.  Antes de compreender como lavar a parede, é importante identificar o tipo de material da parede, seja pintura lisa, papel de parede, azulejos ou outro revestimento, para escolher as técnicas adequadas.  Visando esclarecer algumas dúvidas, a […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva