6 motivos para se investir em uma franquia reconhecida

Por Construlino - 15 de outubro de 2019

Há diversas formas de empreender e construir uma empresa de sucesso, no entanto, muitas delas têm alto nível de complexidade. Não tão raro, a falta de experiência em administração é o principal responsável pelo fechamento de empresas. Sendo assim, apostar em uma franquia reconhecida pode se tornar uma excelente alternativa, afinal, o franqueador dispõe de know-how e um modelo de negócio bem-sucedido.

Portanto, se você deseja entender mais sobre como investir nesse tipo de negócio, basta continuar a leitura dos próximos tópicos com atenção. Preparamos um post com 6 dicas sobre o assunto especialmente para tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!

As vantagens desse modelo de negócio

Iniciar um novo negócio é um desafio para muitos empreendedores, já que é difícil mensurar se aquela ideia será aceita e como os consumidores se comportam. Por outro lado, o caminho fica menos complicado quando optamos pelo modelo de franquias. Nesse tipo de segmento, o plano de negócios já foi experimentado anteriormente e a marca está identificada com o seu público-alvo.

Por conta disso é possível eliminar alguns riscos de empreender, algo muito comum em novos negócios. Em uma franquia de sucesso é possível prever o retorno financeiro, reduzir os custos de implantação e produção, conquistar o reconhecimento dos consumidores e muito mais.

Os motivos para investir em uma franquia reconhecida

Confira, a seguir, mais detalhes sobre os principais motivos para optar por uma franquia reconhecida.

1. Previsão de retorno financeiro

Um dos principais pontos da aposta em franquias de renome é a possibilidade de prever o prazo para o retorno do investimento aplicado. De modo geral, o tempo médio gira em torno de 18 e 36 semanas. No entanto, esse prazo pode sofrer alterações de acordo com o tipo de seguimento, modelo do contrato, capital investido, empenho do franqueado, entre outros.

Dependendo do porte do negócio, por exemplo, o faturamento médio mensal pode ser elevado, o que reduziria consideravelmente o período para retorno financeiro. Um ponto muito importante é observar qual a margem de lucro líquido que o franqueador oferece para as franquias. É comum que a margem geral do mercado seja de 10% a 15% do total do faturamento.

2. Treinamentos e assistência permanente

A capacitação e suporte oferecido por uma franquia reconhecida é outro ponto muito importante da parceria entre ambas as partes. Antes de iniciar a operação do empreendimento você e seus colaboradores recebem treinamento adequado das normas e procedimentos adotados pela rede, desde os processos internos até a gestão do negócio.

Vale lembrar que nesse tipo de segmento as franquias são padronizadas para fortalecimento comercial da rede. Além disso, muitas marcas oferecem o suporte jurídico e contábil necessários. Assim, ainda que o empreendedor não tenha conhecimento técnico suficiente, a rotina da empresa não sofrerá prejuízos.

3. Marca reconhecida pelos consumidores

Optar por uma franquia reconhecida pelo público é uma excelente forma para começar a empreender, afinal, os clientes enfrentarão menor resistência na hora de comprar produtos ou contratar serviços. Dessa forma, é possível iniciar no mercado a frente dos demais concorrentes sem a necessidade de investir pesado em marketing.

Outra grande vantagem de aderir ao sistema de franquias consolidadas é que você não encontrará tantos obstáculos para atrair novos clientes. Por consequência o franqueado poderá direcionar sua atenção para melhorar os serviços já oferecidos de modo a fidelizar os clientes e atrair novos consumidores.

4. Bom relacionamento com fornecedores

Um dos maiores desafios para quem está iniciando um negócio do zero passa diretamente pela dificuldade em contar com fornecedores de confiança e que disponham de produtos de qualidade. Entretanto, esse tipo de problema não existe no modelo de franquias exatamente porque a franqueadora oferece acesso a sua lista de fornecedores com os seus franqueados.

Dessa forma, não há necessidade de buscar parceiros desconhecidos. Além disso, as marcas consolidadas no mercado podem oferecer outras vantagens para seus associados. A partir do bom relacionamento com as franqueadoras, os franqueados podem obter descontos, facilidades no pagamento, entre outros.

5. Custos operacionais reduzidos

Outro aspecto que estimula e incentiva o investimento em uma franquia reconhecida é a oportunidade de reduzir os custos gerais do empreendimento. Seja nas despesas operacionais ou até mesmo no montante para começar (capital de giro, instalações, estoque etc.) esse tipo de negócio é uma excelente oportunidade, pois reduz consideravelmente esses gastos, principalmente se comparado com os modelos tradicionais.

Se o seu negócio tem por objetivo o comércio de produtos, por exemplo, é indispensável manter um estoque eficiente, ou seja, ele deve disponibilizar um alto valor para comprar mercadorias, adaptar um espaço para armazená-las, para manusear adequadamente e realizar um controle efetivo dos bens de consumo que são perecíveis.

Nas franquias todas essas atividades são simplificadas pela franqueadora, uma vez que ela será responsável por todos esses aspectos. Além, disso, o padrão exigido em uma franquia impõe condições das quais os fornecedores devem cumprir, ou seja, oferecer produtos e serviços equivalentes ao praticado na matriz.

6. Maturidade no mercado

Por fim, a experiência de uma franquia reconhecida é muito importante para quem deseja investir nesse mercado. Vale destacar que grande parte das maiores redes do país estão atuando há pelo menos 10 anos como franqueadora, ou seja, apresentam um alto nível de maturidade.

A grande vantagem da solidez de mercado é poder contar com franqueadoras altamente qualificadas, bem estruturadas e que controlam um negócio rentável. Ainda, é importante ficar atento ao crescimento exagerado em curto espaço de tempo. Algumas empresas podem oferecer um produto inovador ou que está na moda, o que não significa que isso será sustentável a longo prazo.

Concluindo, é muito importante contar com o apoio e a experiência de uma franquia reconhecida. Embora muitas delas apresentem grande potencial de crescimento, é fundamental eleger com cuidado em qual o tipo de segmento investir.

O mercado da construção civil representa uma excelente oportunidade, porém, contar com uma empresa especializada na venda franquias de locação para equipamentos pode garantir o retorno do investimento aplicado.

Gostou das dicas e informações que trouxemos neste artigo? Então, entre em contato conosco e descubra agora mesmo como se tornar um franqueado.

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino