This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
6 livros sobre franquias para entender o mercado
Para ter sucesso no mercado de negócios é preciso estar a todo momento buscando formas de aperfeiçoar os serviços, bem como evoluir a visão de empreendedor. Essa rotina de desenvolvimento estratégico influencia diretamente nos resultados da sua empresa, pois possibilita direcionar de forma mais eficiente o rumo de ações e atividades de sua organização.
Em se tratando de franquias, esse assunto é ainda mais importante, já que demanda habilidades voltadas ao conhecimento de mercado e de negócios. Nesse sentido, uma das formas de adquirir maturidade empresarial é pesquisando e buscando referência de pessoas que obtiveram resultados positivos nesse ramo. Para isso, atualmente já existem diversos livros sobre franquias.
Para que você conheça os melhores materiais sobre o assunto, preparamos esse artigo contendo 6 livros e séries sobre franquias que o ajudarão a tomar ótimas decisões. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e fique por dentro!
1. Guia do Franqueado
O Guia do Franqueado pertence ao autor Paulo Cesar Mauro, que tem uma longa caminhada no mercado de franquias da América Latina e é consultor na Global Franchise. O livro foi publicado pela editora Nobel e está em sua segunda edição. Esse item é um excelente material para os empreendedores que estão no momento de pesquisa para investir em franquias.
O autor relaciona assuntos aprofundados sobre o sistema de franchising que possibilita ao leitor realizar a identificação de franqueadores de sucesso. Além disso, a obra elenca vários temas característicos do programa de franquias, como os direitos e deveres entre franqueadores e franqueados. Dessa forma, é possível ter um maior noção sobre o mercado de negócios e tomar decisões corretas quanto a escolha da franquia.
2. Marketing para Franquias
Um dos pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa é o investimento em marketing. Para os negócios de franquias, a temática representa grande valor para o crescimento da marca. Nesse sentido, o livro Marketing para Franquias é uma boa fonte de informação sobre esse assunto, pois nele o leitor fica por dentro dos conceitos e estratégias de marketing para uma rede de franquias.
Dentro da sua abordagem literária é possível conhecer aspectos específicos desse tema para negócios de franquias, além de conteúdos amplos voltados às áreas de comunicação em vendas, na internet e institucional. A esse respeito, a obra ainda revela a importância da internet e das redes sociais na promoção de marketing nos dias atuais.
Esse material teve sua publicação realizada pela Editora Saraiva e foi criado por Denis Santini, idealizador do Grupo MD e professor do projeto Marketing para Franquias da ESPM, e Filomena Garcia, sócia e consultora da empresa Franchise Store.
3. Franquiês: O Idioma das Franquias — Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias
A proposta desse glossário é tornar a linguagem do universo de franquias e de empreendimentos mais acessível. Para isso, ele aborda os principais termos e conceitos presentes nesse ramo de forma clara e objetiva. É uma ferramenta ideal para pessoas que estão iniciando suas atividades, pois contribui para a familiarização com diversos termos técnicos do mercado de franquias.
Ademais, esse material pode ser usado para tirar dúvidas pontuais sobre determinadas informações a respeito de franchising. A obra foi publicada em 2018 na forma de e-book e pode ser acessada pela internet gratuitamente. Foi criada por integrantes do Conselho Regional de Administração de São Paulo e do Grupo de Excelência em Franquias.
4. Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber
O tema principal do livro Franchising no Brasil é sobre a realidade desse negócio e suas características particulares. A obra discute assuntos importantes para investidores, franqueadores e franqueados, sendo elencado questões como a escolha de uma franquia, principais riscos desse negócio, parceria entre franqueador e franqueado, conversão de bandeira, como encarar os erros e mitos o mercado de franchising etc.
Esse livro proporciona uma boa percepção sobre o ramo de empreendimentos de franquias para o leitor. Foi criado por Ana Cristina Von Jess, advogada e especialista em Direito empresarial com mais de 20 anos de experiência na área. O “Franchising no Brasil” teve sua publicação em 2018 em formato físico e digital pela Lumen Juris Editora.
5. O Sócio
Muitos seriados televisivos abordam a realidade do mercado de empreendimento e seus principais desafios, bem como formas corretas de ampliar sua empresa. Por isso, para um empresário que deseja evoluir suas atividades e alcançar bons resultados, conferir essas programações ajudará bastante no amadurecimento do seu negócio. Um bom exemplo disso é a série em formato de reality show “O Sócio”.
Sua programação se baseia nos investimentos do empresário Marcus Anthoni Lemonis em pequenas e médias empresas que têm grande potencial de negócio, mas que apresentam um determinado problema. Com essa prática, Lemonis já investiu mais de US$ 7 milhões. Para o telespectador, a série ajuda a compreender melhor as oscilações de mercado e como manter-se determinado perante as adversidades, além de fornecer feedbacks transparentes sobre os processos realizados no programa.
6. Mad Men: Inventando Verdades
Essa série se passa nos anos 1960 e retrata o cotidiano de uma agência de publicidade: a Sterling Cooper. O foco principal se baseia na vida pessoal e profissional do personagem Don Draper, criador da Sterling Cooper. Contendo 7 temporadas e 92 episódios, a série estadunidense passa ao telespectador noções sobre a relação de mercado entre as empresas e seus consumidores.
Além disso, é possível visualizar no seriado como são criadas as campanhas de marketing, a necessidade de desenvolver o relacionamento com o cliente e as estratégias recorrentes no mundo dos negócios. Assim, é possível ter uma ótima percepção sobre o mercado de empreendimentos e suas principais características. A série foi criada por Matthew Weiner e foi ao ar no ano de 2007, apresentando bons resultados quanto à audiência.
Esses foram as principais séries e livros sobre franquias que possibilitam absorver uma excelente bagagem sobre esse mercado. Dessa forma, é válido ressaltar que o conhecimento bem fundamentado garante ao empreendedor a capacidade de tomar decisões importantes, além de inovar e sair na frente da concorrência.
Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre a importância da dedicação do franqueado e saiba como obter sucesso nesse ramo!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]