6 livros sobre franquias para entender o mercado

Por Construlino - 29 de outubro de 2019

Para ter sucesso no mercado de negócios é preciso estar a todo momento buscando formas de aperfeiçoar os serviços, bem como evoluir a visão de empreendedor. Essa rotina de desenvolvimento estratégico influencia diretamente nos resultados da sua empresa, pois possibilita direcionar de forma mais eficiente o rumo de ações e atividades de sua organização.

Em se tratando de franquias, esse assunto é ainda mais importante, já que demanda habilidades voltadas ao conhecimento de mercado e de negócios. Nesse sentido, uma das formas de adquirir maturidade empresarial é pesquisando e buscando referência de pessoas que obtiveram resultados positivos nesse ramo. Para isso, atualmente já existem diversos livros sobre franquias.

Para que você conheça os melhores materiais sobre o assunto, preparamos esse artigo contendo 6 livros e séries sobre franquias que o ajudarão a tomar ótimas decisões. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e fique por dentro!

1. Guia do Franqueado

O Guia do Franqueado pertence ao autor Paulo Cesar Mauro, que tem uma longa caminhada no mercado de franquias da América Latina e é consultor na Global Franchise. O livro foi publicado pela editora Nobel e está em sua segunda edição. Esse item é um excelente material para os empreendedores que estão no momento de pesquisa para investir em franquias.

O autor relaciona assuntos aprofundados sobre o sistema de franchising que possibilita ao leitor realizar a identificação de franqueadores de sucesso. Além disso, a obra elenca vários temas característicos do programa de franquias, como os direitos e deveres entre franqueadores e franqueados. Dessa forma, é possível ter um maior noção sobre o mercado de negócios e tomar decisões corretas quanto a escolha da franquia.

2. Marketing para Franquias

Um dos pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa é o investimento em marketing. Para os negócios de franquias, a temática representa grande valor para o crescimento da marca. Nesse sentido, o livro Marketing para Franquias é uma boa fonte de informação sobre esse assunto, pois nele o leitor fica por dentro dos conceitos e estratégias de marketing para uma rede de franquias.

Dentro da sua abordagem literária é possível conhecer aspectos específicos desse tema para negócios de franquias, além de conteúdos amplos voltados às áreas de comunicação em vendas, na internet e institucional. A esse respeito, a obra ainda revela a importância da internet e das redes sociais na promoção de marketing nos dias atuais.

Esse material teve sua publicação realizada pela Editora Saraiva e foi criado por Denis Santini, idealizador do Grupo MD e professor do projeto Marketing para Franquias da ESPM, e Filomena Garcia, sócia e consultora da empresa Franchise Store.

3. Franquiês: O Idioma das Franquias — Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias

A proposta desse glossário é tornar a linguagem do universo de franquias e de empreendimentos mais acessível. Para isso, ele aborda os principais termos e conceitos presentes nesse ramo de forma clara e objetiva. É uma ferramenta ideal para pessoas que estão iniciando suas atividades, pois contribui para a familiarização com diversos termos técnicos do mercado de franquias.

Ademais, esse material pode ser usado para tirar dúvidas pontuais sobre determinadas informações a respeito de franchising. A obra foi publicada em 2018 na forma de e-book e pode ser acessada pela internet gratuitamente. Foi criada por integrantes do Conselho Regional de Administração de São Paulo e do Grupo de Excelência em Franquias.

4. Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber

O tema principal do livro Franchising no Brasil é sobre a realidade desse negócio e suas características particulares. A obra discute assuntos importantes para investidores, franqueadores e franqueados, sendo elencado questões como a escolha de uma franquia, principais riscos desse negócio, parceria entre franqueador e franqueado, conversão de bandeira, como encarar os erros e mitos o mercado de franchising etc.

Esse livro proporciona uma boa percepção sobre o ramo de empreendimentos de franquias para o leitor. Foi criado por Ana Cristina Von Jess, advogada e especialista em Direito empresarial com mais de 20 anos de experiência na área. O “Franchising no Brasil” teve sua publicação em 2018 em formato físico e digital pela Lumen Juris Editora.

5. O Sócio

Muitos seriados televisivos abordam a realidade do mercado de empreendimento e seus principais desafios, bem como formas corretas de ampliar sua empresa. Por isso, para um empresário que deseja evoluir suas atividades e alcançar bons resultados, conferir essas programações ajudará bastante no amadurecimento do seu negócio. Um bom exemplo disso é a série em formato de reality show “O Sócio”.

Sua programação se baseia nos investimentos do empresário Marcus Anthoni Lemonis em pequenas e médias empresas que têm grande potencial de negócio, mas que apresentam um determinado problema. Com essa prática, Lemonis já investiu mais de US$ 7 milhões. Para o telespectador, a série ajuda a compreender melhor as oscilações de mercado e como manter-se determinado perante as adversidades, além de fornecer feedbacks transparentes sobre os processos realizados no programa.

6. Mad Men: Inventando Verdades

Essa série se passa nos anos 1960 e retrata o cotidiano de uma agência de publicidade: a Sterling Cooper. O foco principal se baseia na vida pessoal e profissional do personagem Don Draper, criador da Sterling Cooper. Contendo 7 temporadas e 92 episódios, a série estadunidense passa ao telespectador noções sobre a relação de mercado entre as empresas e seus consumidores.

Além disso, é possível visualizar no seriado como são criadas as campanhas de marketing, a necessidade de desenvolver o relacionamento com o cliente e as estratégias recorrentes no mundo dos negócios. Assim, é possível ter uma ótima percepção sobre o mercado de empreendimentos e suas principais características. A série foi criada por Matthew Weiner e foi ao ar no ano de 2007, apresentando bons resultados quanto à audiência.

Esses foram as principais séries e livros sobre franquias que possibilitam absorver uma excelente bagagem sobre esse mercado. Dessa forma, é válido ressaltar que o conhecimento bem fundamentado garante ao empreendedor a capacidade de tomar decisões importantes, além de inovar e sair na frente da concorrência.

Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre a importância da dedicação do franqueado e saiba como obter sucesso nesse ramo!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino