6 dicas para um canteiro de obras mais organizado

Por Construlino - 14 de março de 2018

A organização de um canteiro de obras pode influenciar uma série de aspectos relativos à construção: diminuição da produtividade dos pedreiros e serventes, aumento dos riscos de um acidente por conta de materiais expostos e falta de sinalização adequada, acúmulo de resíduos e lixo. Mantendo o ambiente organizado, é possível garantir que os funcionários produzam em ritmo melhor, fazendo com que a obra seja entregue no prazo e com menor risco de acontecer algum tipo de acidente.

6 dicas para um canteiro de obras mais organizado

A organização do canteiro de obras é responsabilidade de todos os envolvidos, desde os engenheiros, ao determinarem o projeto e os fluxos de trabalho, até os pedreiros e serventes, que devem garantir que os equipamentos sejam devidamente armazenados e o local seja limpo adequadamente. Isso inclui, também, outras pessoas que passam ocasionalmente pelo canteiro de obras, como motoristas e fornecedores, que devem zelar pela organização na sua função.

Manter o local organizado deve ser um dos objetivos diários de todos, garantindo um ambiente de trabalho adequado. Para ajudá-lo a deixar a obra arrumada e garantir a sua produtividade, separamos neste post 5 dicas para um canteiro de obras mais organizado. Confira!

1. Garanta uma estrutura adequada para um canteiro de obras organizado

O canteiro de obras é um local que tem uma dinâmica complexa, que envolve o trânsito de máquinas, carros e caminhões, fluxo de pessoas entrando e saindo do local, isso sem contar a carga e descarga de materiais. Para que tudo isso possa acontecer sem problemas, é fundamental garantir uma estrutura adequada para o local.

A Norma Regulamentadora 18 (NR18) estabelece algumas condições de funcionamento do ambiente de trabalho em um canteiro de obras e determina que sejam criados espaços específicos. Ao seguir a norma, além de atuar dentro da legalidade, você também colabora para oferecer um canteiro de obras organizado.

Listamos alguns dos aspectos que regem a estruturação de um canteiro de obras:

  • áreas de vivência;
  • estruturas metálicas;
  • rampas, escadas e passarelas;
  • medidas de proteção;
  • locais confinados;
  • equipamentos de proteção individual;
  • sinalização de segurança.

2. Crie uma ferramentaria no canteiro

Infelizmente, ainda é muito comum encontrar, em canteiros de obras, ferramentas espalhadas ou até mesmo jogadas. Além de deixar o local muito desorganizado, isso pode atrapalhar a produtividade, fazendo com que as ferramentas não sejam encontradas quando necessário. Pior: ferramentas cortantes como serras, serrotes ou pregos podem causar acidentes.

Tudo isso pode ser evitado com a criação de uma ferramentaria na obra. Dessa forma, todas as ferramentas ficam devidamente guardadas, sendo solicitadas apenas quando necessário, evitando problemas e mantendo o canteiro organizado.

Em uma ferramentaria, os utensílios também podem ser registrados e numerados, facilitando o controle por quem as utiliza. Para isso, as ferramentas que estiverem com os operários em uso devem ser devolvidas ao local.

3. Oriente funcionários a manterem o canteiro limpo

Outra forma de manter o canteiro de obras organizado é orientando todos os envolvidos na obra a manterem o ambiente sempre limpo. É muito importante que latas utilizadas, sacos de cimento, embalagens e outros itens sejam devidamente segregados e jogados no lixo.

Ao final do dia de trabalho, o lixo deve ser corretamente destinado. Isso ajuda a separar os materiais que podem ser reaproveitados e descartar somente os resíduos que não serão mais utilizados na obra.

Manter o canteiro sujo não transmite boa impressão da obra e pode até mesmo transmitir uma péssima imagem da empreiteira. Se os funcionários da construtora deixam o lixo acumular na calçada em frente ao canteiro de obras, gerando problemas para o deslocamento de pedestres ou até mesmo possibilitando a proliferação de insetos e animais peçonhentos, não tenha dúvida: os vizinhos terão uma péssima imagem da empresa e não de seus funcionários.

Portanto, pensando no bem-estar comum e em um canteiro de obras organizado para os próprios funcionários que trabalham no local, é fundamental que todos sejam orientados a destinar o lixo corretamente e manter o ambiente arrumado.

4. Delimite local específico para guardar máquinas

Todo canteiro de obras deve possuir uma área específica para o “estacionamento” de máquinas e equipamentos. Como a maioria das máquinas utilizadas na construção civil é robusta e/ou de grande porte, quando não guardadas no local correto elas podem prejudicar o fluxo de atividades da obra e manter o canteiro desorganizado.

Assim, deve-se delimitar uma área na obra — de preferência às margens do canteiro — para que as máquinas sejam deixadas de forma organizada e sem interferir nas operações.

Essa organização ajuda também na própria conservação dos equipamentos. Garantir um local apropriado, limpo e coberto, onde máquinas como tratores e retroescavadeiras possam ficar guardados, facilita a limpeza das máquinas e garante que elas não sejam deterioradas por incidência de chuvas ou muita exposição ao sol.

5. Alugue ferramentas e equipamentos

Outra dica para manter o canteiro de obras organizado e limpo é diminuir a quantidade de máquinas e ferramentas utilizadas dentro dele. Isso pode ser feito optando pelo aluguel dos equipamentos, que são entregues somente quando necessário e recolhidos logo após o uso.

Além de manter menos equipamentos no canteiro e facilitar a organização, consegue-se reduzir os custos da obra, haja vista que não será necessário comprar diversos itens e nem gastar com a manutenção das máquinas.

Essa alternativa funciona muito bem com canteiros de obras bem gerenciados. Quando o gestor consegue dimensionar de forma correta as etapas da obra, é possível “prever” quando será necessário alugar uma retroescavadeira, uma estrutura de andaimes, uma britadeira e assim por diante. Dessa maneira, é possível otimizar ainda mais os gastos com aluguel dos equipamentos.

 

[cta id=’4505′]

 

6. Invista no planejamento

Além de seguir as dicas acima, é muito importante que o gestor invista em um planejamento prévio à construção do canteiro. Criar um cronograma de obras com a divisão do tempo previsto para cada etapa e até mesmo uma planilha de custos pode gerar reflexos positivos dentro do canteiro de obras.

Ter um controle maior sobre o tempo gasto em cada atividade permite equacionar despesas, gerenciar o fluxo de entrada de materiais ou de equipamentos e, dessa maneira, garantir um zelo maior pela organização no ambiente. A logística de horários e fluxo de pessoas e máquinas também ajuda a estruturar um melhor local de trabalho.

Agora que você já sabe como manter um canteiro de obras organizado, veja também como a tecnologia pode ajudar na segurança do canteiro.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino