6 dicas importantes para um melhor gerenciamento de obras

Por Construlino - 28 de agosto de 2017

A construção civil é um ambiente complexo, imprevisível e desafiador. Mesmo assim, é preciso garantir resultados, independentemente de todas as incertezas que rodeiam essa área. Recentemente, o segmento passou por grandes e rápidas mudanças: do crescimento exponencial do setor (com falta de mão de obra e aumento da complexidade) à total desaceleração do mercado.

Gerenciar uma obra requer muito profissionalismo e é um diferencial competitivo para o gestor, que deve dominar tudo, das atividades do planejamento até o controle de qualidade. E é aí que entram as boas práticas de gerenciamento de obras. Confira algumas dicas para que seu trabalho fique mais fácil e eficiente:

1. Preze pela organização

Se o local for corretamente dimensionado — com áreas para estoque de materiais, acomodação de colaboradores e facilidade na logística de movimentação de insumos —, a produtividade melhora. Com um bom planejamento desse quesito, o tempo e a organização da obra são otimizados.

2. Monitore os materiais 

O controle de materiais ajuda a reduzir o desperdício de insumos e ainda garante o bom andamento da obra. Esse monitoramento deve começar na solicitação e chegada do material, passar pelo recebimento e pela estocagem, e ir até sua liberação para o campo. Se for eficiente, evita a falta de materiais e o atraso do projeto.

3. Faça um bom planejamento

É ele que guia a obra do início ao fim e mostra pontos críticos e tarefas que precisam de mais atenção e recursos. Deve conter a descrição de todas etapas e tarefas, bem como seus custos. Esse cronograma deve ser distribuído para os responsáveis de cada setor para que seja consultado sempre que necessário.

4. Analise os riscos

Analisar e gerenciar os riscos são etapas essenciais no gerenciamento de obras. São compreendidas como riscos todas as condições e circunstâncias que estão fora do controle da equipe e podem afetar o projeto de alguma forma.

É durante esse processo que se identificam potenciais problemas e que se determina a possibilidade de que eles ocorram, entendendo como eles podem influenciar a evolução da obra. Com essas informações, a equipe pode se preparar com mais facilidade e mais recursos, e garantir maior eficácia na gestão.

5. Conte com a tecnologia

Não há como negar o fato de estarmos na era da tecnologia. Na construção civil, ela permite conectar o canteiro de obras ao escritório para que as informações estejam sempre centralizadas. Isso melhora o controle da produtividade, reduz horas de trabalho e evita desperdícios de tempo e dinheiro.

Os dados podem, ainda, ficar armazenados na nuvem — assim, os gastos com papel e energia diminuem, e tudo pode ser administrado a partir de um dispositivo móvel. Isso evita a perda de documentos, garante a disponibilidade, facilita o gerenciamento da obra e ainda dá à empresa um caráter sustentável.

6. Tenha um plano de comunicação

Independentemente do tamanho do projeto, é essencial ter um plano de comunicação: muitas dificuldades no gerenciamento de obras ocorrem pela falta ou omissão de informações.

Cada gestor deve, portanto, buscar dentro da equipe a melhor forma de fazer com que ela trabalhe bem. Receber e dar feedback ajuda a tomar boas decisões, o que pode mudar a eficiência da mão de obra e a qualidade do projeto.

Se você já se sente mais preparado para melhorar o gerenciamento de obras, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais? Assim, mais pessoas podem ter acesso a ele!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino