6 dicas de como fazer bons negócios para sua empresa

Por Construlino - 9 de agosto de 2018

Você já deve sentir na pele: ter uma loja é ao mesmo tempo a conquista de ser seu próprio chefe e um grande peso de ter a responsabilidade por decisões que impactam diretamente no seu negócio e na vida dos seus funcionários.

fazer bons negócios

Mas como garantir a sua capacidade de fazer bons negócios em um mercado que lida com crises e muita competitividade? Para responder essa pergunta, preparamos 6 dicas para que você aproveite as melhores oportunidades e mantenha sua loja sempre em crescimento. Confira:

1. Conheça muito bem o seu negócio

Parece óbvio, mas é de surpreender a quantidade de empresários e donos de lojas que administram seus negócios sem ter uma noção completa do que se passa com eles.

Mas para encontrar e aproveitar as oportunidades, é preciso conhecer a fundo todos os aspectos da empresa: balanço financeiro, expectativa de crescimento, principais concorrentes, momento do mercado e até um planejamento estratégico para atingir metas a curto, médio e longo prazo.

Afinal, é esse tipo de informação que será sua munição na hora de negociar. Tendo em vista que as melhores oportunidades são muito concorridas, estar preparado te coloca imediatamente à frente da maioria.

2. Esteja ciente dos riscos

Todo negócio tem um risco e cabe ao empresário reconhecer aqueles que valem a pena. Quando uma oportunidade surgir, tente se informar sobre tudo o que ela engloba e coloque os prós e contras em uma balança.

Às vezes, é muito melhor apostar em uma proposta garantida de risco baixo do que pular em um barco rápido, mas sem leme. Para fazer bons negócios, a ambição deve vir depois da praticidade.

3. Pesquise bastante as alternativas

O melhor negócio quase nunca é o primeiro que aparece, portanto pesquise muito. Ou seja, na hora de fazer bons negócios, as soluções tecnológicas, administrativas ou gerenciais devem ser tratadas como você faz com seus fornecedores.

Pesquise quais são as soluções disponíveis no mercado, avalie custos e benefícios e só feche com quem realmente resolver o seu problema.

4. Confie na sua capacidade de fazer bons negócios

A hesitação faz parte da vida de quem lida com tantas responsabilidades, mas confie na sua capacidade de encontrar a melhor solução para os seus problemas.

Você construiu e manteve uma loja própria até hoje, um feito relativamente raro no Brasil. Isso significa que com planejamento e visão de mercado, você já fez bons negócios no passado e está pronto para fazer melhores no futuro.

5. Procure ajuda especializada

Tendo em mente que não é possível dominar todas as áreas do seu negócio, que tal a ajuda de um parceiro? Consultorias, contadores, advogados e especialistas podem te dar uma visão mais clara sobre uma oportunidade que surgiu e garantir se aquele é ou não um bom negócio.

6. Considere transformar o seu negócio em uma franquia

Talvez a solução para garantir um bom negócio seja apostar em vários dos itens acima: conhecimento, risco controlado, ajuda especializada e a capacidade de encontrar melhores oportunidades.

Nesse sentido, transformar uma loja em uma franquia é um processo mais simples que tira do empresário o peso das grandes decisões de mercado e de marketing sem que ele perca a liberdade administrativa de fazer a empresa crescer com as próprias mãos.

Basta encontrar o melhor parceiro, a melhor alternativa que se encaixe no seu modelo de loja para aliar uma estrutura mais robusta e o seu dom para a venda.

Sobretudo, fazer bons negócios não é algo complicado: é uma questão de saber o que você tem em mãos e o que quer para o futuro. E se para você, a alternativa da franquia pareceu a mais atraente para garantir essas oportunidades, descubra a seguir se vale mesmo a pena transformar a sua empresa em uma!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção 3 Motivos para utilizar um martelete profissional

O martelete profissional é um equipamento utilizado na construção civil para realizar tarefas de perfuração, demolição e quebra de materiais, como concreto, pedra e alvenaria.  Atualmente, existem vários tipos de marteletes disponíveis no mercado, equipados com um mecanismo de impacto que proporciona movimentos rápidos e repetitivos. O martelete profissional é utilizado por empreiteiros, pedreiros, carpinteiros […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Quando usar o martelo rompedor?

Se você está na fase da “quebradeira” da sua obra e precisa conhecer mais sobre o martelo rompedor, certamente seu lugar é aqui. O martelo rompedor é um equipamento utilizado na construção civil e reformas para  remover rebocos e revestimentos. Tarefas que incluem perfurações ou quebra de materiais exigem equipamentos adequados para cada trabalho, entender […]

Larissa Silva