5 perguntas que você deve fazer antes de abrir um negócio

Por Construlino - 20 de abril de 2017

Abrir um negócio pode ser um ótimo investimento, desde que seja feito com cautela, estudo de mercado e muito planejamento. Dessa forma, os riscos são minimizados e o empreendedor fica mais preparado para enfrentar alguns percalços pelo caminho.5 perguntas que você deve fazer antes de abrir um negócioPara lhe ajudar a esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esse tema, listamos 5 perguntas — e suas respostas, é claro! — que você deve fazer antes de iniciar essa jornada. Acompanhe!

1. Quais são os objetivos do investimento?

Essa é uma das primeiras perguntas que você deve fazer a si próprio. Nesse ponto, vamos levar em consideração que você já tenha uma boa quantia de dinheiro guardada para esse fim, já que quer realizar um investimento.

Nesse caso, pense nos seus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais, tais como:

  • O negócio servirá como a principal fonte de renda da família? Ou será uma fonte extra para a construção de um patrimônio, construção da aposentadoria e outros objetivos?
  • Pretendo comandar pessoalmente o negócio ou apenas ser o investidor e ter um sócio para executar o trabalho rotineiro?
  • Quais são os meus objetivos profissionais com a abertura desse negócio? Até que ponto eu quero chegar?

A partir da criação desses objetivos, ficará mais fácil traçar as metas específicas para alcançá-los.

2. Quais as possibilidades de expansão do mercado que deseja atuar?

É muito importante considerar o fator escalabilidade do empreendimento. Para isso, é preciso realizar um detalhado plano de negócios.

Os produtos ou serviços que você pretende comercializar têm a possibilidade de aumentar a quantidade de consumidores? Uma empresa pequena, por exemplo, pode iniciar com a capacidade de atendimento para 15 clientes, mas o empreendedor precisa sempre se perguntar se consegue lidar com 1,5 mil.

Por isso, antes de abrir um negócio, considere se o mercado em que você atuará oferece a construção de um modelo que possa ser replicado ou se existe alguma limitação para isso.

3. Como criar o planejamento financeiro antes de abrir um negócio?

Essa parte é extremamente importante para o sucesso de um empreendimento. Um bom planejamento financeiro deve conter valores que preencham os seguintes requisitos:

  • capital de giro;
  • relação das despesas fixas e esporádicas;
  • valor a ser investido na compra dos equipamentos e formação de estoque;
  • pró-labore e salários;
  • taxas, impostos e encargos;
  • metas de faturamento e redução de despesas;
  • fundo de emergência, principalmente para os primeiros anos do negócio.

Com um planejamento financeiro bem apurado, fica mais fácil passar pelos períodos difíceis que acometem os empresários ao longo da trajetória.

4. Qual perfil a pessoa precisa ter para empreender?

Como você já deve ter ouvido falar, empreender não é para todos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não se nasce empreendedor ‒ torna-se um. E, para isso, uma série de características e habilidades precisam ser desenvolvidas. Veja exemplos:

  • possuir conhecimento em várias frentes do trabalho;
  • estar atento a tudo, ser curioso;
  • saber estipular metas;
  • estar preparado para os tempos difíceis, criando oportunidades de aprendizado;
  • desenvolver resiliência e coragem para ousar;
  • fazer networking para firmar parcerias;
  • saber delegar funções, negociar e motivar sócios e funcionários;
  • avaliar se o seu próprio perfil pessoal é compatível com o perfil do mercado em que deseja atuar.

5. Como saber se determinando negócio é um investimento seguro?

A resposta é simples: pesquisando e estudando o mercado a fundo, bem como estando atento às transformações no comportamento do consumidor. É claro que sempre existirão riscos, mas você estará mais bem preparado e conseguirá reverter a situação caso haja necessidade.

Esperamos que todas essas respostas tenham lhe ajudado na tomada de decisões antes de abrir um negócio.

Se você gostou de saber mais sobre esse tema, compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar a outros amigos que também estejam com essas dúvidas!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino