5 equipamentos comuns em obras e como utilizá-los corretamente

Por Construlino - 9 de agosto de 2017

O mercado da construção civil é sempre muito cobrado para que tenha processos otimizados e a máxima produtividade possível em todas as atividades. A viabilidade de uma obra passa por esses critérios, que devem ser gerenciados de perto pelos construtores.

5 equipamentos comuns em obras e como utilizá-los corretamente

Uma excelente maneira de conseguir responder aos critérios destacados se dá pela utilização de equipamentos. O uso correto de ferramentas e equipamentos permite que o projeto seja executado com um nível de qualidade ideal, sendo mais preciso e mais ágil que métodos convencionais.

Mas, você sabe quais são os equipamentos de obras mais utilizados? Como é o funcionamento deles? Qual a importância de cada um? Continue a leitura deste artigo e veja 5 equipamentos comuns em obras e como utilizá-los corretamente!

1. Andaime

Os andaimes são equipamentos facilmente encontrados nas principais obras da construção civil. Eles são utilizados para que um profissional possa acessar determinado lugar. O principal objetivo do uso de um andaime é conseguir realizar reparos, reformas, pinturas e outros trabalhos em altura.

É comum alugar esse tipo de equipamento com painéis a partir de um metro de altura. Os painéis metálicos são de fácil montagem e desmontagem, além de serem extremamente resistentes. É interessante contar com guarda-corpo e piso metálico, aumentando a segurança do trabalhador.

 

[cta id=’4505′]

 

2. Betoneira

Uma maneira de aumentar a produtividade em sua obra é utilizando uma betoneira. Também conhecido como misturador de concreto, esse tipo de equipamento é utilizado para realizar a mistura de materiais, em que devem ser adicionados todos os agregados que compõem o concreto.

A critério do engenheiro civil, é possível incluir alguns aditivos na mistura, fornecendo características específicas para o concreto. Pode-se utilizar um retardador de pega, sílica para aumentar a resistência e a durabilidade, e outros materiais. É interessante lembrar de que existem betoneiras de diversos tamanhos, sendo as mais comuns de 150 litros, 250 litros e 400 litros.

3. Compactador

Os compactadores são um dos tipos de equipamentos de obras que não poderiam faltar nesta lista. Eles são utilizados, como o próprio nome sugere, para compactar, ou seja, diminuir as dimensões de algo. Na construção civil, eles são empregados para realizar o processo de adensamento do solo.

Existem dois tipos de compactadores mais comuns: de solo e de placa vibratória. O compactador de solo é utilizado para compactar solos granulares e mistos, com alto teor de argila. Já a placa vibratória é utilizada para realizar a compactação de solos granulares soltos, como areia, britas e pedras de pavimentação.

É válido ressaltar que, para cada tipo de solo, existe um compactador específico. Ou seja, é necessário atentar para essa característica, buscando utilizar o equipamento ideal em sua obra.

4. Martelete rompedor

O martelete rompedor é um equipamento que visa facilitar a vida do profissional, quando o serviço executado envolve a retirada de reboco e revestimento em paredes, a perfuração de cerâmicas e concretos, e a demolição de pisos, pilares e vigas em obras. Esse equipamento também pode ser utilizado para abrir canaletas de passagem de tubulação e na perfuração do concreto asfáltico.

As principais vantagens do uso de um martelete rompedor são a segurança, a agilidade e a praticidade que esse equipamento proporciona. Além disso, deve-se lembrar que ele só deve ser utilizado para os fins que foi projetado, evitando maiores problemas.

5. Vibrador de concreto

O vibrador de concreto é um equipamento utilizado para propiciar o correto adensamento do concreto. Sua principal função é evitar que ocorram bolhas de ar no interior dos moldes, eliminando os espaços vazios por meio da vibração da peça em questão.

A utilização de um vibrador é fundamental para garantir a resistência, a impermeabilização e a durabilidade do concreto. Em obras cuja betoneira é constantemente utilizada, os vibradores de concreto são imprescindíveis.

Alguns equipamentos de obra possuem resultados excepcionais quando analisadas a qualidade, eficiência e produtividade. Sendo assim, não deixe de utilizá-los em seus projetos.

Porém, é importantíssimo contar com fornecedores renomados, que consigam fornecer os principais equipamentos de obras para os seus projetos, permitindo que você tenha o equipamento certo na hora certa, em perfeito funcionamento e com bom atendimento. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? Interessou-se pelo assunto? Então, assine nossa newsletter e acesso nossos conteúdos em primeira mão!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 Vantagens da lavadora elétrica!

A lavadora de alta pressão traz inúmeras vantagens quando o assunto é limpeza. Seja para grandes áreas externas, para retirar sujeiras impregnadas e até mesmo para dar aquela boa faxina no pós-obra.  Neste artigo, vamos conhecer especificamente da lavadora de alta pressão elétrica, uma opção econômica e muito utilizada para garantir ambientes muito mais limpos. […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Como lavar a parede sem danificar?

Entender como lavar a parede de maneira correta é essencial para evitar danos à superfície e garantir resultados eficazes.  Antes de compreender como lavar a parede, é importante identificar o tipo de material da parede, seja pintura lisa, papel de parede, azulejos ou outro revestimento, para escolher as técnicas adequadas.  Visando esclarecer algumas dúvidas, a […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva