5 equipamentos comuns em obras e como utilizá-los corretamente

Por Construlino - 9 de agosto de 2017

O mercado da construção civil é sempre muito cobrado para que tenha processos otimizados e a máxima produtividade possível em todas as atividades. A viabilidade de uma obra passa por esses critérios, que devem ser gerenciados de perto pelos construtores.

5 equipamentos comuns em obras e como utilizá-los corretamente

Uma excelente maneira de conseguir responder aos critérios destacados se dá pela utilização de equipamentos. O uso correto de ferramentas e equipamentos permite que o projeto seja executado com um nível de qualidade ideal, sendo mais preciso e mais ágil que métodos convencionais.

Mas, você sabe quais são os equipamentos de obras mais utilizados? Como é o funcionamento deles? Qual a importância de cada um? Continue a leitura deste artigo e veja 5 equipamentos comuns em obras e como utilizá-los corretamente!

1. Andaime

Os andaimes são equipamentos facilmente encontrados nas principais obras da construção civil. Eles são utilizados para que um profissional possa acessar determinado lugar. O principal objetivo do uso de um andaime é conseguir realizar reparos, reformas, pinturas e outros trabalhos em altura.

É comum alugar esse tipo de equipamento com painéis a partir de um metro de altura. Os painéis metálicos são de fácil montagem e desmontagem, além de serem extremamente resistentes. É interessante contar com guarda-corpo e piso metálico, aumentando a segurança do trabalhador.

 

[cta id=’4505′]

 

2. Betoneira

Uma maneira de aumentar a produtividade em sua obra é utilizando uma betoneira. Também conhecido como misturador de concreto, esse tipo de equipamento é utilizado para realizar a mistura de materiais, em que devem ser adicionados todos os agregados que compõem o concreto.

A critério do engenheiro civil, é possível incluir alguns aditivos na mistura, fornecendo características específicas para o concreto. Pode-se utilizar um retardador de pega, sílica para aumentar a resistência e a durabilidade, e outros materiais. É interessante lembrar de que existem betoneiras de diversos tamanhos, sendo as mais comuns de 150 litros, 250 litros e 400 litros.

3. Compactador

Os compactadores são um dos tipos de equipamentos de obras que não poderiam faltar nesta lista. Eles são utilizados, como o próprio nome sugere, para compactar, ou seja, diminuir as dimensões de algo. Na construção civil, eles são empregados para realizar o processo de adensamento do solo.

Existem dois tipos de compactadores mais comuns: de solo e de placa vibratória. O compactador de solo é utilizado para compactar solos granulares e mistos, com alto teor de argila. Já a placa vibratória é utilizada para realizar a compactação de solos granulares soltos, como areia, britas e pedras de pavimentação.

É válido ressaltar que, para cada tipo de solo, existe um compactador específico. Ou seja, é necessário atentar para essa característica, buscando utilizar o equipamento ideal em sua obra.

4. Martelete rompedor

O martelete rompedor é um equipamento que visa facilitar a vida do profissional, quando o serviço executado envolve a retirada de reboco e revestimento em paredes, a perfuração de cerâmicas e concretos, e a demolição de pisos, pilares e vigas em obras. Esse equipamento também pode ser utilizado para abrir canaletas de passagem de tubulação e na perfuração do concreto asfáltico.

As principais vantagens do uso de um martelete rompedor são a segurança, a agilidade e a praticidade que esse equipamento proporciona. Além disso, deve-se lembrar que ele só deve ser utilizado para os fins que foi projetado, evitando maiores problemas.

5. Vibrador de concreto

O vibrador de concreto é um equipamento utilizado para propiciar o correto adensamento do concreto. Sua principal função é evitar que ocorram bolhas de ar no interior dos moldes, eliminando os espaços vazios por meio da vibração da peça em questão.

A utilização de um vibrador é fundamental para garantir a resistência, a impermeabilização e a durabilidade do concreto. Em obras cuja betoneira é constantemente utilizada, os vibradores de concreto são imprescindíveis.

Alguns equipamentos de obra possuem resultados excepcionais quando analisadas a qualidade, eficiência e produtividade. Sendo assim, não deixe de utilizá-los em seus projetos.

Porém, é importantíssimo contar com fornecedores renomados, que consigam fornecer os principais equipamentos de obras para os seus projetos, permitindo que você tenha o equipamento certo na hora certa, em perfeito funcionamento e com bom atendimento. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? Interessou-se pelo assunto? Então, assine nossa newsletter e acesso nossos conteúdos em primeira mão!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino