5 dicas para se sair bem no mercado de franquias

Por Construlino - 24 de fevereiro de 2017

Altino Cristofolleti Casa do Construtor

Abrir um novo negócio é sempre uma escolha desafiadora e repleta de dúvidas. Para quem deseja apostar no ramo de franquias essa realidade não é diferente!

O tema foi um dos pontos altos da palestra do Altino Cristofolleti, sócio fundador da Casa do Construtor, maior franquia de locação de equipamentos de pequeno porte para a construção civil, durante a Feira do Empreendedor do Sebrae, que ocorreu de 18 a 21 de fevereiro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

Confira as 5 dicas sobre o que fazer para ter sucesso no mercado de franquias.

Entrar no mercado de franquias é uma tarefa complexa. A razão é simples: esse tipo de negócio é recheado de contratos e obrigações para o franqueador. O empreendedor que vai apostar no ramo, portanto, sempre tem muitas dúvidas.

Para tentar aplacar essa insegurança, Altino Cristofolleti, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e dono da Casa do Construtor, rede de franquias que aluga máquinas e ferramentas para construção civil, fez uma palestra na Feira do Empreendedor SP.

Cristofolleti compartilhou sua experiência no setor. E contou como o empreendedor deve agir para transformar seu negócio em franquia:

1. Entenda a necessidade do cliente

O empreendedor, acima de tudo, deve satisfazer a necessidade do cliente. “No meu caso, os clientes não tinham equipamentos e não sabiam que podiam alugá-los. Então criamos um lugar que eles podiam fazer isso”, conta o empresário. Segundo Cristofolleti, o empreendedor deve pensar em sua ideia de acordo com o que o seu consumidor precisa.

2. Sonhe grande

De acordo com Cristofoletti, empreender em franquias é transformar um sonho pessoal em um sonho coletivo. Sua marca, que começou como loja única, hoje possui mais de 250 unidades no Brasil graças a esse lema. “Sonhe grande! O tamanho do nosso sonho vai nos levar para onde queremos”, sugere. O objetivo do franqueador é sonhar tão grande a ponto de outras pessoas terem a vontade de sonhar com eles, no caso, os franqueados.

3. Use o que você tem

É impossível colocar uma ideia em prática se você não sabe os recursos que possui para tal. Cristofoletti fundou a Casa do Construtor em 1993, em Rio Claro, no interior de São Paulo, com apenas R$ 10 mil. Na época, eles usavam o que podiam para conquistar clientes. “Nossas coisas foram construídas com o que tínhamos e nada mais”, explica o empresário. Para ele, é essencial que o empreendedor entenda o tamanho de seu negócio para obter sucesso no mercado.

4. Invista em capacitação

O sucesso de um negócio está em sua equipe. De nada adianta investir em produtos e administração se o time não estiver em harmonia com a proposta. “Escolha as pessoas certas e as capacite. O empreendedor é o líder e o seu time são seus funcionários”, diz. O franqueador deve ter o cuidado de treinar seus franqueados para manter o mesmo padrão de funcionamento em todas as unidades. No caso da Casa do Construtor, por exemplo, Cristofoletti criou a Universidade Corporativa para capacitar seus franqueados.

5. Não perca o foco

Por mais que pessoas tentem te sugiram outros planos e por mais que seu negócio vá bem, não perca o foco. “No começo, nosso sonho era ter 20 lojas, depois 100, hoje temos a meta de ter 1000 unidades até 2025”, explica o empresário. Para isso, é necessário que o empreendedor sempre se inove e busque sempre mais do que possui. Na prática, crie os valores, a missão e a visão da sua marca. Com isso, os franqueados terão um “guia” para seguir e o franqueador terá uma motivação todos os dias.

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino