This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
5 dicas para se sair bem no mercado de franquias
Abrir um novo negócio é sempre uma escolha desafiadora e repleta de dúvidas. Para quem deseja apostar no ramo de franquias essa realidade não é diferente!
O tema foi um dos pontos altos da palestra do Altino Cristofolleti, sócio fundador da Casa do Construtor, maior franquia de locação de equipamentos de pequeno porte para a construção civil, durante a Feira do Empreendedor do Sebrae, que ocorreu de 18 a 21 de fevereiro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.
Confira as 5 dicas sobre o que fazer para ter sucesso no mercado de franquias.
Entrar no mercado de franquias é uma tarefa complexa. A razão é simples: esse tipo de negócio é recheado de contratos e obrigações para o franqueador. O empreendedor que vai apostar no ramo, portanto, sempre tem muitas dúvidas.
Para tentar aplacar essa insegurança, Altino Cristofolleti, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e dono da Casa do Construtor, rede de franquias que aluga máquinas e ferramentas para construção civil, fez uma palestra na Feira do Empreendedor SP.
Cristofolleti compartilhou sua experiência no setor. E contou como o empreendedor deve agir para transformar seu negócio em franquia:
1. Entenda a necessidade do cliente
O empreendedor, acima de tudo, deve satisfazer a necessidade do cliente. “No meu caso, os clientes não tinham equipamentos e não sabiam que podiam alugá-los. Então criamos um lugar que eles podiam fazer isso”, conta o empresário. Segundo Cristofolleti, o empreendedor deve pensar em sua ideia de acordo com o que o seu consumidor precisa.
2. Sonhe grande
De acordo com Cristofoletti, empreender em franquias é transformar um sonho pessoal em um sonho coletivo. Sua marca, que começou como loja única, hoje possui mais de 250 unidades no Brasil graças a esse lema. “Sonhe grande! O tamanho do nosso sonho vai nos levar para onde queremos”, sugere. O objetivo do franqueador é sonhar tão grande a ponto de outras pessoas terem a vontade de sonhar com eles, no caso, os franqueados.
3. Use o que você tem
É impossível colocar uma ideia em prática se você não sabe os recursos que possui para tal. Cristofoletti fundou a Casa do Construtor em 1993, em Rio Claro, no interior de São Paulo, com apenas R$ 10 mil. Na época, eles usavam o que podiam para conquistar clientes. “Nossas coisas foram construídas com o que tínhamos e nada mais”, explica o empresário. Para ele, é essencial que o empreendedor entenda o tamanho de seu negócio para obter sucesso no mercado.
4. Invista em capacitação
O sucesso de um negócio está em sua equipe. De nada adianta investir em produtos e administração se o time não estiver em harmonia com a proposta. “Escolha as pessoas certas e as capacite. O empreendedor é o líder e o seu time são seus funcionários”, diz. O franqueador deve ter o cuidado de treinar seus franqueados para manter o mesmo padrão de funcionamento em todas as unidades. No caso da Casa do Construtor, por exemplo, Cristofoletti criou a Universidade Corporativa para capacitar seus franqueados.
5. Não perca o foco
Por mais que pessoas tentem te sugiram outros planos e por mais que seu negócio vá bem, não perca o foco. “No começo, nosso sonho era ter 20 lojas, depois 100, hoje temos a meta de ter 1000 unidades até 2025”, explica o empresário. Para isso, é necessário que o empreendedor sempre se inove e busque sempre mais do que possui. Na prática, crie os valores, a missão e a visão da sua marca. Com isso, os franqueados terão um “guia” para seguir e o franqueador terá uma motivação todos os dias.
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]