5 dicas para fidelizar clientes em pequenas empresas

Por Construlino - 8 de maio de 2017

Com consumidores cada vez mais exigentes e mercado cada vez mais competitivo, uma das melhores forma de aprimorar sua gestão é fidelizar clientes. Mas será que você está trilhando o caminho certo para isso?

Dicas para fidelizar clientes

Com o objetivo de ajudá-lo nessa missão, o post de hoje mostra 5 importantes dicas para a fidelização de clientes. Continue acompanhando e confira!

1. Fazer um mapeamento de consumidores

Antes de tomar qualquer atitude, um empreendedor precisa conhecer quem é e de onde vem cada um de seus clientes. Tal atitude é extremamente importante, uma vez que cada negociação exige uma abordagem diferente.

Faça uma pesquisa de mercado para definir os perfis dos compradores ― tanto daqueles com quem você já se relaciona quanto daqueles com quem você desejar negociar no futuro. Descubra o que eles querem e busque adequar sua prestação de serviço a essas exigências.

2. Oferecer diversas formas de pagamento para fidelizar clientes

Imagine a seguinte situação: um novo cliente quer contratar sua empresa para prestar algum tipo de serviço, mas informa que possui apenas um cartão crédito para realizar o pagamento. Caso o estabelecimento não ofereça essa possibilidade, provavelmente perderá esse cliente.

Um empreendimento que quer fidelizar clientes oferece todas as formas de pagamentos possíveis, seja em débito, seja em crédito.

3. Importar-se com seu atendimento

Um bom atendimento pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar clientes. Um consumidor bem tratado e atendido indicará o seu negócio a outras pessoas e retornará para realizar novas compras. Nesse momento, é preciso mostrar que, para além das vendas, a empresa se importa com o lado humano de suas relações.

Treine os funcionários e adéque a estrutura empresarial para proporcionar aos seus clientes boas experiências de compra. Lembre-se também de dialogar com todos, a fim de receber feedbacks sobre o atendimento. Escute todas as opiniões que receber e as utilize para aprimorar sua gestão.

4. Apostar em inovação

Para obter resultados diferentes, é preciso inovar na gestão empresarial. Infelizmente, alguns empreendedores não se sentem confiantes o bastante e acabam perdendo grandes oportunidades de negócio.

Com o intuito de evitar essa situação, é preciso oferecer aos seus clientes algo surpreendente ― e que também atenda às necessidades dessas pessoas.

Tenha criatividade e não fique com medo de propor novas ideias para seu negócio: alguns exemplos são a criação de sistemas de pontos ou de fidelidade ou o fornecimento de embalagem recicláveis para seus produtos.

5. Acompanhar seus concorrentes

A concorrência é algo essencial para a existência de um mercado saudável e estável. Enquanto os consumidores têm a liberdade de escolher o que querem comprar, os empresários precisam aumentar a qualidade de seus produtos para atraí-los e fidelizá-los. Com isso, ambos os lados saem ganhando.

Porém, para sair na frente de seus concorrentes, um bom empreendedor deve acompanhar quais medidas eles estão tomando em suas gestões. Dessa forma, será possível prever tendências e realizar um benchmarking eficiente.

As 5 dicas para fidelizar clientes o ajudaram? Entre em contato com a nossa empresa e encontre as soluções que seu negócio necessita!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino