This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
5 dicas para evitar conflitos entre franqueadores e franqueados
Como evitar conflitos entre franqueadores e franqueados? Sem dúvidas, durante uma parceria é comum que pontos de discordância sejam debatidos entre as partes. Essa discussão é normal e pode servir como base para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, resultando em benefícios para todos.
Contudo, disputas sem solução podem acabar na Justiça e prejudicar o negócio. Para evitar esse cenário, é importante ter atenção às 5 dicas descritas neste post. Confira!
1. Compreenda o modelo de negócios
Antes de firmar a parceria, é fundamental que o interessado avalie com atenção o modelo de negócios da franquia e se ele possui o perfil para administrá-la. O empreendedor deve observar se os valores e a forma de trabalhar da rede estão em conformidade com aquilo que ele acredita.
Essa sintonia é muito importante para assegurar o diálogo em situações que apresentem divergências no decorrer do empreendimento. O período de estudo também evita que o investidor seja surpreendido por procedimentos e determinações da franqueadora.
2. Converse com franqueados mais antigos
Conversar com outros franqueados também deve fazer parte do processo de avaliação do investimento na franquia. O diálogo permite compreender em detalhes processos e desafios do dia a dia.
Esses empresários já estão há mais tempo no ramo e com certeza já passaram por situações de adversidade com a franqueadora. Assim, procure saber como o conflito foi resolvido e qual foi a disponibilidade e o interesse da rede para solucionar a divergência.
3. Analise o contrato com atenção
A Circular de Oferta da Franquia (COF) é um documento importantíssimo elaborado pelo franqueador para apresentar o negócio ao interessado. Por Lei, o prazo máximo de entrega da COF ao franqueado é de até 10 dias antes da assinatura do pré-contrato.
Para evitar conflitos, é interessante que o potencial franqueado receba a COF com bastante antecedência. Ao receber a circular, o empreendedor deve estudá-la com cuidado, inclusive com o apoio de um advogado. Assim, terá tempo para analisá-la e entender qual é o papel de cada uma das partes.
4. Dê atenção à exclusividade territorial
Imagine ter outra unidade da franquia concorrendo com a sua no mesmo shopping, a poucos metros de distância. Se a exclusividade territorial não estiver estipulada em contrato, essa situação pode se tornar real — e motivar muita discussão entre franqueador e franqueado.
O perímetro exclusivo para atuação deve estar determinado em contrato. Existem diversas formatações possíveis. Entre elas, essa área pode ser de exclusividade ou de preferência. No segundo caso, há apenas a prioridade para que o parceiro abra nova loja em seu território. Essas condições devem estar esmiuçadas no acordo.
5. Entenda como funciona o suporte da franqueadora
A qualidade do suporte oferecido pela franqueadora ao franqueado pode evitar a ocorrência de divergências entre as partes. Por isso, é importante avaliar como é feito esse apoio.
O novo parceiro deve receber treinamento e consultoria, sobretudo nos meses iniciais, para que tenha condições de gerir o negócio por conta própria. Passada a primeira fase, é necessária a manutenção da qualidade dos processos, realizada por meio de treinamentos.
Como em toda relação, é comum que existam conflitos entre franqueadores e franqueados no decorrer das atividades e dos processos. Para não transformar discordâncias em disputas judiciais, prejudiciais para ambas as partes, o caminho mais saudável é o diálogo franco e aberto. Nesse sentido, é importante seguir as dicas deste post. Assim você conhecerá muito bem as características da franquia e as regras acordadas no contrato.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe este post nas redes sociais!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]