5 aplicativos para otimizar a qualidade e reduzir custos em obras

Por Construlino - 30 de agosto de 2017

A gestão de obras focada na redução de custos, mas sem abrir mão da qualidade não é uma tarefa simples. Muito pelo contrário, os gestores e responsáveis pelo canteiro precisam acompanhar e planejar cada uma das etapas da obra, além de controlar o estoque de insumos e equipamentos e gerenciar a equipe. Tudo isso carece de vários cuidados e, principalmente, bastante atenção.

Reduzir custos em obras

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, diversas inovações e tecnologias foram implementadas nos canteiros de obra, tornando-se fundamentais para a produtividade e a qualidade final. Dentre as tecnologias, os smartphones têm se destacado, possibilitando inúmeros ganhos para os engenheiros ou responsáveis pela obra que os utilizam.

Se você também busca otimizar a qualidade e reduzir custos em obras, separamos 5 aplicativos para ajudá-lo na gestão e no controle do canteiro. Confira a seguir!

1. Evernote

O Evernote é uma espécie de caderneta de anotações digital. O aplicativo permite que os gestores de obras redijam textos sobre o canteiro, incluam fotos e, até mesmo, gráficos sobre a obra.

Por meio do Evernote é possível controlar a obra, evitando gastos inesperados e mantendo o orçamento dentro do esperado.

2. Bosch Toolbox

O aplicativo desenvolvido pela empresa alemã é uma excelente ferramenta para ajudar os responsáveis pelo canteiro a gerenciar as tarefas e manter a elevada produtividade. O Bosch Toolbox tem inúmeras funcionalidades e, dentre elas, pode-se destacar:

  • conversor de medidas e unidades;
  • escalímetro;
  • gerenciador de projetos;
  • gravador e editor de vídeos;
  • editor de fotos com marcadores específicos para canteiros.

Outro detalhe interessante do app é que ele permite que os usuários realizem buscas e encontrem distribuidores de materiais e equipamentos da Bosch. Isso facilita a compra de itens de boa procedência, garantindo alta qualidade à obra.

3. GanttProject

Para manter a qualidade da obra e garantir que fique dentro do orçamento previamente estipulado, é imprescindível que seja feito o gerenciamento do projeto. Uma ótima forma de fazer isso e manter o controle da obra na palma da mão é utilizar o GanttProject.

O aplicativo funciona de forma similar ao MSProject — programa muito utilizado por gestores de projetos e engenheiros. O GanttProject permite que o usuário elabore o planejamento das tarefas e todas as etapas da obra, garantindo que o canteiro siga o cronograma previamente definido.

Por meio do aplicativo é possível também imprimir relatórios em PDF e exportar planilhas.

4. AutoCAD 360

O aplicativo AutoCAD 360 é simples de ser utilizado e pode ser aplicado nos mais diversos tipos de obras. Ele permite a criação de desenhos técnicos e a edição e visualização de arquivos e projetos, sendo uma ferramenta extremamente versátil.

Uma grande vantagem do aplicativo é que ele pode ser acessado tanto em smartphones e tablets, quanto em computadores, facilitando bastante o trabalho.

O AutoCAD 360 apresenta vários recursos, dos quais destacam-se:

  • desenhar e editar desenhos técnicos;
  • dimensionar objetos;
  • adicionar anotações aos desenhos;
  • realizar medidas com precisão.

5. Guia Casa do Construtor

O aplicativo da Casa do Construtor é uma ótima forma dos responsáveis pelo canteiro de obras ficarem por dentro das melhores novidades e tendências do mercado. O guia também mantém o usuário informado dos melhores itens e equipamentos a serem utilizados na obra, ajudando a garantir a qualidade e reduzir custos em obras.

Já conhecia esses aplicativos para otimizar a qualidade e reduzir custos em obras? Agora não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajude também seus colegas!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva