5 aplicativos para otimizar a qualidade e reduzir custos em obras

Por Construlino - 30 de agosto de 2017

A gestão de obras focada na redução de custos, mas sem abrir mão da qualidade não é uma tarefa simples. Muito pelo contrário, os gestores e responsáveis pelo canteiro precisam acompanhar e planejar cada uma das etapas da obra, além de controlar o estoque de insumos e equipamentos e gerenciar a equipe. Tudo isso carece de vários cuidados e, principalmente, bastante atenção.

Reduzir custos em obras

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, diversas inovações e tecnologias foram implementadas nos canteiros de obra, tornando-se fundamentais para a produtividade e a qualidade final. Dentre as tecnologias, os smartphones têm se destacado, possibilitando inúmeros ganhos para os engenheiros ou responsáveis pela obra que os utilizam.

Se você também busca otimizar a qualidade e reduzir custos em obras, separamos 5 aplicativos para ajudá-lo na gestão e no controle do canteiro. Confira a seguir!

1. Evernote

O Evernote é uma espécie de caderneta de anotações digital. O aplicativo permite que os gestores de obras redijam textos sobre o canteiro, incluam fotos e, até mesmo, gráficos sobre a obra.

Por meio do Evernote é possível controlar a obra, evitando gastos inesperados e mantendo o orçamento dentro do esperado.

2. Bosch Toolbox

O aplicativo desenvolvido pela empresa alemã é uma excelente ferramenta para ajudar os responsáveis pelo canteiro a gerenciar as tarefas e manter a elevada produtividade. O Bosch Toolbox tem inúmeras funcionalidades e, dentre elas, pode-se destacar:

  • conversor de medidas e unidades;
  • escalímetro;
  • gerenciador de projetos;
  • gravador e editor de vídeos;
  • editor de fotos com marcadores específicos para canteiros.

Outro detalhe interessante do app é que ele permite que os usuários realizem buscas e encontrem distribuidores de materiais e equipamentos da Bosch. Isso facilita a compra de itens de boa procedência, garantindo alta qualidade à obra.

3. GanttProject

Para manter a qualidade da obra e garantir que fique dentro do orçamento previamente estipulado, é imprescindível que seja feito o gerenciamento do projeto. Uma ótima forma de fazer isso e manter o controle da obra na palma da mão é utilizar o GanttProject.

O aplicativo funciona de forma similar ao MSProject — programa muito utilizado por gestores de projetos e engenheiros. O GanttProject permite que o usuário elabore o planejamento das tarefas e todas as etapas da obra, garantindo que o canteiro siga o cronograma previamente definido.

Por meio do aplicativo é possível também imprimir relatórios em PDF e exportar planilhas.

4. AutoCAD 360

O aplicativo AutoCAD 360 é simples de ser utilizado e pode ser aplicado nos mais diversos tipos de obras. Ele permite a criação de desenhos técnicos e a edição e visualização de arquivos e projetos, sendo uma ferramenta extremamente versátil.

Uma grande vantagem do aplicativo é que ele pode ser acessado tanto em smartphones e tablets, quanto em computadores, facilitando bastante o trabalho.

O AutoCAD 360 apresenta vários recursos, dos quais destacam-se:

  • desenhar e editar desenhos técnicos;
  • dimensionar objetos;
  • adicionar anotações aos desenhos;
  • realizar medidas com precisão.

5. Guia Casa do Construtor

O aplicativo da Casa do Construtor é uma ótima forma dos responsáveis pelo canteiro de obras ficarem por dentro das melhores novidades e tendências do mercado. O guia também mantém o usuário informado dos melhores itens e equipamentos a serem utilizados na obra, ajudando a garantir a qualidade e reduzir custos em obras.

Já conhecia esses aplicativos para otimizar a qualidade e reduzir custos em obras? Agora não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajude também seus colegas!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino