4 perguntas que você deve fazer antes de comprar uma franquia

Por Construlino - 19 de fevereiro de 2018

O setor de franchising se apresenta como um investimento rentável e promissor. No 3º trimestre de 2017, por exemplo, o desempenho do segmento aumentou 7,8% quando comparado ao mesmo período do ano passado, chegando a atingir R$ 41.850 bilhões.

perguntas antes de comprar uma franquia

As projeções para 2018 também são otimistas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa é que o faturamento cresça em até 10% e que o número de unidades amplie entre 5% e 6%.

Diante desse cenário, fica evidente a força desse segmento. Contudo, antes de comprar uma franquia e investir todos os seus recursos nessa alternativa, é essencial realizar algumas perguntas para escolher o negócio certo. Quer saber quais são elas? Continue a leitura!

1. Qual o valor do investimento?

Taxa da franquia, taxa de publicidade, taxa de serviço, capital de giro e estoque inicial: esses são apenas alguns dos aspectos que interferem no valor total da franquia. O empresário que pretende apostar no mundo dos negócios deve pesquisar com detalhe cada um dos fatores. Somente assim ele saberá qual é o valor real do investimento.

Lembre-se de que o ideal é optar por um modelo que seja compatível à sua realidade financeira, evitando assim o comprometimento de toda a sua renda — até porque um negócio saudável precisa ter o devido planejamento financeiro.

2. Qual o faturamento médio?

Imagine só direcionar uma quantia considerável para o negócio e ter um lucro baixo. Mesmo que ocorra em uma proporção mínima, esse é um cenário possível. Por isso, é fundamental verificar qual a média do faturamento.

Além de pesquisar tais informações com os responsáveis pela franquia, vale a pena conversar com outros franqueados. Assim, você terá uma noção melhor da rentabilidade do negócio, o que proporcionará mais segurança na escolha da marca. Não se esqueça também de analisar o payback — tempo gasto para ter o retorno do investimento.

3. Qual o perfil desejado?

Não corra o risco de comprar uma franquia com o qual você não se identifica. Entenda, então, quais são os valores, metas e missão da organização, certificando-se de que você se encaixa no perfil da marca.

Não existe um certo ou errado, aqui. O importante é conhecer as particularidades da franquia, compreendendo melhor o estilo do negócio. Para isso, leve também em consideração a área de atuação. Afinal, nada melhor do que trabalhar com aquilo que se ama.

4. Qual o suporte oferecido pela franquia?

Nem todas as franquias oferecem o devido suporte para o franqueado, o que pode gerar uma situação complicada. Por isso, antes de escolher uma marca, veja como a franquia ajuda os empreendedores. Existem marcas, por exemplo, que estão presente em todos os processos operacionais, dando dicas desde a gestão do time até sugestões para elaboração de campanhas de marketing.

Tal característica contribui com o desenvolvimento da organização, gerando melhores resultados. Pode apostar: ao analisar cuidadosamente essas questões, você conseguirá comprar uma franquia que esteja de acordo com seu estilo e ideais, fator que vai facilitar todo o trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira, então, qual o tipo de suporte você pode obter de uma franquia!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino