This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
4 perguntas que você deve fazer antes de comprar uma franquia
O setor de franchising se apresenta como um investimento rentável e promissor. No 3º trimestre de 2017, por exemplo, o desempenho do segmento aumentou 7,8% quando comparado ao mesmo período do ano passado, chegando a atingir R$ 41.850 bilhões.
As projeções para 2018 também são otimistas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa é que o faturamento cresça em até 10% e que o número de unidades amplie entre 5% e 6%.
Diante desse cenário, fica evidente a força desse segmento. Contudo, antes de comprar uma franquia e investir todos os seus recursos nessa alternativa, é essencial realizar algumas perguntas para escolher o negócio certo. Quer saber quais são elas? Continue a leitura!
1. Qual o valor do investimento?
Taxa da franquia, taxa de publicidade, taxa de serviço, capital de giro e estoque inicial: esses são apenas alguns dos aspectos que interferem no valor total da franquia. O empresário que pretende apostar no mundo dos negócios deve pesquisar com detalhe cada um dos fatores. Somente assim ele saberá qual é o valor real do investimento.
Lembre-se de que o ideal é optar por um modelo que seja compatível à sua realidade financeira, evitando assim o comprometimento de toda a sua renda — até porque um negócio saudável precisa ter o devido planejamento financeiro.
2. Qual o faturamento médio?
Imagine só direcionar uma quantia considerável para o negócio e ter um lucro baixo. Mesmo que ocorra em uma proporção mínima, esse é um cenário possível. Por isso, é fundamental verificar qual a média do faturamento.
Além de pesquisar tais informações com os responsáveis pela franquia, vale a pena conversar com outros franqueados. Assim, você terá uma noção melhor da rentabilidade do negócio, o que proporcionará mais segurança na escolha da marca. Não se esqueça também de analisar o payback — tempo gasto para ter o retorno do investimento.
3. Qual o perfil desejado?
Não corra o risco de comprar uma franquia com o qual você não se identifica. Entenda, então, quais são os valores, metas e missão da organização, certificando-se de que você se encaixa no perfil da marca.
Não existe um certo ou errado, aqui. O importante é conhecer as particularidades da franquia, compreendendo melhor o estilo do negócio. Para isso, leve também em consideração a área de atuação. Afinal, nada melhor do que trabalhar com aquilo que se ama.
4. Qual o suporte oferecido pela franquia?
Nem todas as franquias oferecem o devido suporte para o franqueado, o que pode gerar uma situação complicada. Por isso, antes de escolher uma marca, veja como a franquia ajuda os empreendedores. Existem marcas, por exemplo, que estão presente em todos os processos operacionais, dando dicas desde a gestão do time até sugestões para elaboração de campanhas de marketing.
Tal característica contribui com o desenvolvimento da organização, gerando melhores resultados. Pode apostar: ao analisar cuidadosamente essas questões, você conseguirá comprar uma franquia que esteja de acordo com seu estilo e ideais, fator que vai facilitar todo o trabalho.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira, então, qual o tipo de suporte você pode obter de uma franquia!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]