4 melhores práticas para a reciclagem no canteiro de obra

Por Construlino - 27 de novembro de 2017

Mais do que uma responsabilidade ecológica, a reciclagem é uma forma de maximizar os resultados na construção civil com a redução de gastos com materiais e possibilidade de recuperação de investimento com a venda de resíduos recicláveis.

praticas para a recilagem no canteiro de obra

Nem todo o entulho que sai de uma construção é lixo: muito do que seria descartado em um canteiro de obras pode ser reaproveitado de alguma forma — muitas vezes na própria obra.

Neste artigo, selecionamos 4 dicas para quem quer fazer a reciclagem em um canteiro de obras; confira!

1. Antes de tudo, conscientize sua equipe sobre a reciclagem

O primeiro passo para adotar a reciclagem no canteiro de obras é conscientizar a equipe da importância dessa prática, tanto para a redução de desperdícios e otimização dos custos do empreendimento como também para a ecologia e o futuro da humanidade.

Esse processo de conscientização não se resolve com apenas uma única ordem da gestão ou breve palestra sobre o tema. É preciso desenvolver a comunicação interna no canteiro de obras para que os conceitos sejam reforçados diariamente e investir em treinamentos na área.

Com o time conscientizado sobre suas responsabilidades em relação à reciclagem, ela se torna mais facilmente inserida na rotina de trabalho.

2. Sempre que possível, opte pela desconstrução

Muitas vezes, em vez de simplesmente demolir uma construção, pode ser mais inteligente investir um tempo maior e mais força de trabalho para desconstruí-la. Com a desconstrução, portas e janelas podem ser preservadas, assim como é possível revender placas de madeira ou transformá-las em móveis.

Mesmo itens aparentemente danificados ou velhos podem ser valiosos nas mãos certas, portanto, vale a pena investir em desconstrução sempre que o prazo e os recursos financeiros permitirem.

Enquanto muitos resíduos de uma demolição completa vão direto para o aterro, boa parte do que é removido na desconstrução pode ser reaproveitado em outra construção ou, até mesmo, na própria obra, transformando o que seria entulho em economia.

3. Faça a coleta seletiva no canteiro de obras

Adote um sistema completo de coleta seletiva na obra. Determine locais distintos para o acondicionamento dos diferentes tipos de entulho que são gerados pela obra e espalhe recipientes menores de cores diferentes pelo canteiro.

Outra dica aqui é classificar os resíduos de acordo com as normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Além de ser obrigatório como parte das responsabilidades pelo gerenciamento de resíduos, fica mais simples identificar os tipos de entulho e qual será a destinação de cada um deles.

4. Faça uma análise dos níveis de desperdício

Utilize um sistema de gestão para realizar uma análise dos níveis de desperdício na obra. Isso começa a ser feito no planejamento do projeto da construção, onde deve constar uma relação aproximada dos itens que serão utilizados.

É até esperado que exista algum desperdício de materiais durante a execução, mas ele deve ser evitado ao máximo. Além de erros naturais que podem estragar alguns materiais durante o trabalho cotidiano, muitos itens são desperdiçados porque foram acondicionados em local impróprio ou danificados no transporte.

Portanto, vale a pena fazer uma análise dos níveis de desperdício para verificar se não existem fatores anormais inflando o valor final da obra.

E claro, com a análise de índices de desperdício fica mais fácil identificar materiais que, teoricamente, seriam dispensados, mas que ainda podem ser usados de alguma forma na construção.

E agora que você já conheceu 4 dicas para a reciclagem no canteiro de obras, aproveite para curtir nosso Facebook e ficar por dentro dos melhores artigos sobre construção civil!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino