This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
4 dicas para o sucesso da sua gestão de resíduos na construção civil
Diante da atual dificuldade econômica na área civil, investir em maquinário adequado que evite desperdícios e reduza custos pode fazer toda a diferença no final de um projeto.
Nesse sentido, o que mais chama a atenção é a gestão de resíduos na construção civil, a qual tem como objetivo organizar o sistema de produção para que se diminua a produção de resíduos exagerados e/ou se pratiquem os “três erres” (reduzir, reutilizar e reciclar).
Independentemente do tipo de serviço que será feito (reforma, construção, reparos e demolições), a produção de resíduos é inevitável. Contudo, ela pode ser bem estruturada de modo que seja minimizada e direcionada para o descarte de forma adequada, seguindo os padrões apropriados.
Para você entender como obter uma gestão de resíduos de sucesso na construção civil, separamos quatro dicas muito importantes. Confira!
1. Conheça a necessidade de gestão de resíduos na construção civil
Todo tipo de serviço de âmbito civil necessita de uma logística para evitar/reduzir custos desnecessários e organizar todo o sistema de serviço.
No final de cada obra, sempre há o restante de material útil e o material que deve ser descartado ou reutilizado de alguma forma. Por isso, é importante investir em uma boa gestão que faça desse material algo diferente e que não seja perdido de fato.
2. Classifique os resíduos
Para ficar mais fácil o direcionamento do resíduo, é interessante separá-lo de acordo com o seu tipo. Os tipos mais comuns são:
- madeira;
- solos;
- blocos de concreto ou de cerâmica, concreto e argamassa;
- telas, tanto de fachada quanto de proteção;
- plástico, papelão, papéis;
- metais e serragem;
- gesso e artefatos.
Cada material citado deve ser separado para melhor resolução. Por exemplo, metais podem ser vendidos como sucata ou, caso tenham sido usados de forma coerente e por boas máquinas, podem ser revendidos ou usados para outro tipo de serviço/construção.
3. Invista em maquinário adequado
Com o intuito de desenvolver uma gestão de resíduos satisfatória e sem gastos desnecessários, é importante alterar equipamentos por outros de maior resistência e, também, utilizar material reciclado no lugar de natural, evitando o desgaste de recursos naturais e diminuindo o descarte de resíduos.
Essas práticas auxiliam tanto a evitar perdas quanto a sustentabilidade. A grande produção de resíduos e o seu descarte irregular, na maioria das cidades, levam à poluição, fazendo parte da responsabilidade dos construtores pensar na manutenção do ambiente com o mínimo de poluição possível.
Para isso, vale a pena investir em um equipamento não descartável ou, principalmente, no aluguel de máquinas, já que evita desperdício e reduz gastos com compra de algo que pode ser utilizado apenas naquele serviço.
4. Reveja os processos logísticos
Com relação aos processos logísticos, destaca-se a questão da compra de material até o possível descarte. Sendo assim, desde o período de levantamento dos produtos que serão utilizados na construção é preciso definir as quantidades corretas para evitar perdas.
Caso seja necessário o descarte de algum produto, o direcionamento de cada um deles estará previamente estipulado.
Portanto, é fundamental o planejamento da aquisição e do sistema de transporte e armazenamento dos materiais, evitando perdas por quebra ou por alteração das propriedades dos materiais.
E então, gostou de saber estas dicas de gestão de resíduos na construção civil? Dê-nos o seu feedback deixando um comentário no post.
Você também pode gostar
Recomendados para você
Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]
O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]
Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]