4 dicas para o sucesso da sua gestão de resíduos na construção civil

Por Construlino - 6 de novembro de 2017

Diante da atual dificuldade econômica na área civil, investir em maquinário adequado que evite desperdícios e reduza custos pode fazer toda a diferença no final de um projeto.

4 dicas para o sucesso da sua gestão de resíduos na construção civil

Nesse sentido, o que mais chama a atenção é a gestão de resíduos na construção civil, a qual tem como objetivo organizar o sistema de produção para que se diminua a produção de resíduos exagerados e/ou se pratiquem os “três erres” (reduzir, reutilizar e reciclar).

Independentemente do tipo de serviço que será feito (reforma, construção, reparos e demolições), a produção de resíduos é inevitável. Contudo, ela pode ser bem estruturada de modo que seja minimizada e direcionada para o descarte de forma adequada, seguindo os padrões apropriados.

Para você entender como obter uma gestão de resíduos de sucesso na construção civil,  separamos quatro dicas muito importantes. Confira!

1. Conheça a necessidade de gestão de resíduos na construção civil

Todo tipo de serviço de âmbito civil necessita de uma logística para evitar/reduzir custos desnecessários e organizar todo o sistema de serviço.

No final de cada obra, sempre há o restante de material útil e o material que deve ser descartado ou reutilizado de alguma forma. Por isso, é importante investir em uma boa gestão que faça desse material algo diferente e que não seja perdido de fato.

2. Classifique os resíduos

Para ficar mais fácil o direcionamento do resíduo, é interessante separá-lo de acordo com o seu tipo. Os tipos mais comuns são:

  • madeira;
  • solos;
  • blocos de concreto ou de cerâmica, concreto e argamassa;
  • telas, tanto de fachada quanto de proteção;
  • plástico, papelão, papéis;
  • metais e serragem;
  • gesso e artefatos.

Cada material citado deve ser separado para melhor resolução. Por exemplo, metais podem ser vendidos como sucata ou, caso tenham sido usados de forma coerente e por boas máquinas, podem ser revendidos ou usados para outro tipo de serviço/construção.

3. Invista em maquinário adequado

Com o intuito de desenvolver uma gestão de resíduos satisfatória e sem gastos desnecessários, é importante alterar equipamentos por outros de maior resistência e, também, utilizar material reciclado no lugar de natural, evitando o desgaste de recursos naturais e diminuindo o descarte de resíduos.

Essas práticas auxiliam tanto a evitar perdas quanto a sustentabilidade. A grande produção de resíduos e o seu descarte irregular, na maioria das cidades, levam à poluição, fazendo parte da responsabilidade dos construtores pensar na manutenção do ambiente com o mínimo de poluição possível.

Para isso, vale a pena investir em um equipamento não descartável ou, principalmente, no aluguel de máquinas, já que evita desperdício e reduz gastos com compra de algo que pode ser utilizado apenas naquele serviço.

4. Reveja os processos logísticos

Com relação aos processos logísticos, destaca-se a questão da compra de material até o possível descarte. Sendo assim, desde o período de levantamento dos produtos que serão utilizados na construção é preciso definir as quantidades corretas para evitar perdas.

Caso seja necessário o descarte de algum produto, o direcionamento de cada um deles estará previamente estipulado.

Portanto, é fundamental o planejamento da aquisição e do sistema de transporte e armazenamento dos materiais, evitando perdas por quebra ou por alteração das propriedades dos materiais.

E então, gostou de saber estas dicas de gestão de resíduos na construção civil? Dê-nos o seu feedback deixando um comentário no post.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino