4 dicas de manutenção de equipamentos leves de construção civil

Por Construlino - 2 de outubro de 2017

A engenharia civil é um importante setor para o crescimento de nossa economia. Para que as pessoas possam usufruir de seus benefícios e qualidades, o uso de tecnologias e ferramentas adequadas é fundamental. Entretanto, devido à falta de conhecimento e de preparo, alguns profissionais tomam atitudes erradas e que colocam em risco o futuro de seus negócios.

4-dicas-de-manutencao-de-equipamentos-leves-de-construcao-civil.jpeg

A manutenção de equipamentos leves de construção civil deve ser realizada de maneira correta, visando o atendimento das demandas do mercado, a continuidade dos processos e a segurança de seus operadores. Por isso, neste post, você vai descobrir quatro importantes dicas para melhorar atuação. Confira a seguir!

1. Acompanhe o lançamento de novas tecnologias

O mercado da construção civil passa por inúmeras transformações. Assim, os profissionais que atuam nessa área precisam acompanhar essas mudanças para melhorar a qualidade de seus produtos e soluções.

Como consequência, é possível otimizar os custos e garantir processos mais rápidos para uma obra. Lembre-se também que a fidelização de clientes torna-se uma realidade no empreendimento, você ganha mais notoriedade no mercado e as manutenções em seus materiais são otimizadas.

2. Crie um cronograma para sua manutenção de equipamentos leves

O planejamento é algo essencial para o sucesso de uma obra. Sem ele, as atividades acontecem sem ordem e atrapalham o seu desempenho. Portanto, analise muito bem sua estrutura empresarial e crie um cronograma para a manutenção de equipamentos leves.

Dessa maneira, você evita grandes perdas operacionais e financeiras e consegue reduzir o número de acidentes causados por essas incidências. Realize as manutenções preditivas, corretivas e preventivas sempre que necessário e veja os resultados positivos surgirem naturalmente.

3. Treine seus funcionários

Os colaboradores de uma empresa são fundamentais para o funcionamento de suas atividades, e não poderia ser diferente para a manutenção de equipamentos leves. Como são eles que realizam a maioria dos serviços em uma obra, é necessário treiná-los e atualizá-los em relação às melhores técnicas construtivas.

Nessas horas, o funcionamento e o correto manuseio de seus equipamentos são assuntos importantes a serem abordados. Então, realize treinamentos e palestras para informar a todos e reduza os problemas em sua gestão de manutenção. Com isso, você previne problemas operacionais, aumenta a segurança no canteiro e favorece o aumento de produtividade.

4. Opte pela locação de equipamentos

Os custos de aquisição de peças e de materiais podem onerar o orçamento de uma obra. Uma solução para essa situação é a locação de equipamentos. Ao trabalhar com esse tipo de serviço, você conta com uma equipe especializada no assunto e que está sempre atualizando seus produtos.

Além disso, você não precisa se preocupar com as despesas geradas pela manutenção de equipamentos leves e pode adquirir novas ferramentas de trabalho sempre que for necessário.

Desse modo, faça uma pesquisa de mercado e encontre um parceiro que ofereça produtos de qualidade e que estejam prontos para serem usados em uma obra. Leve em consideração as atividades a serem realizadas, as formas de pagamentos disponíveis e a situação socioeconômica de seu empreendimento.

Atualmente, existem boas oportunidades de crescimento para uma empresa. Entretanto, é preciso agir de maneira correta e acompanhar as mudanças das necessidades da construção civil.

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas também possam aprender sobre a manutenção de equipamentos leves!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino